Registros da visita de campo para a UNEB. 📷
Os alunos que estão produzindo o projeto se inovação para a FLL, acompanhados pela coordenadora pedagógica Luciana e os professores responsáveis, Jisley e Wilson, fizeram uma trilha as margens do rio, na UNEB - Universidade do estado da Bahia, para sensibilizar e inspirar esse momento de produção.
🔍 Neste sábado aconteceu a Feira das Profissões na escola SESI João Gilberto para os alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio, com a presença de vários cursos como:-Engenharia mecânica e Engenharia de Produção- UNIVASF
-Odontologia, Psicologia e Fisioterapia- FTC
-Jornalismo e Pedagogia- UNEB
-Desenvolvimento de Sistemas- SENAI
O momento foi de diálogo e interação dos estudantes com objetivo de desenvolver ainda mais o interesse sobre as profissões e cursos superiores, os professores de cada área o conhecimento também participaram de uma bate papo com os alunos sobre seus trabalho e áreas de estudo. Além do bate papo, as universidades convidadas puderam fazer demonstrações práticas como experimentos, demonstrações de matérias de estudo das aulas práticas e apresentações gráficas sobre os processos internos das universidades!💻
Exposição interativa "Seres d'versos"
"A apresentação revela o extraordinários potencial das pessoas com deficiência. Vamos conhecer indivíduos, por vezes subestimados pelo senso comum, que alcançaram feitos notáveis além das expectativas."
Durante a semana da pessoa com deficiência foi montada na biblioteca escolar a exposição interativa "Seres d'versos", onde os alunos puderam desenhar como imaginam os protagonistas das histórias contadas de forma escrita seguido de uma conversa com nossa psicopedagoga Bianca Souto, sobre quem são essas pessoas, momento em que era revelada uma foto e descrição de cada um, ciando seu nome e deficiência que possuem. A ideia da exposição foi de trazer o tema de forma interativa e conversada e tratar de questões tão importantes como o preconceito, capacitismo e como somo seres diversos, cada uma a sua forma. 💛
Hoje tivemos um dia especial de premiação do passaporte literário, com participação especial dos alunos da 3ª série do ensino médio que prepararam uma apresentação para anunciar o vencedor 🏆. Caracterizados de personalidades e programas da televisão brasileira, a turma entregou o prêmio durante este intervalo cultural para a nossa aluna vencedora, Bruna Luiza, do 8° ano A, num momento de orgulho, interação, diversão e incentivo à leitura.
Parabéns, Bruna! ❤️🎉
🏆🎉 Os alunos SESI João Gilberto fizeram sucesso nos jogos de 2024! Voltaram do evento, que aconteceu reunindo as turmas em Salvador, com muitas medalhas e história pra contar. Segue a lista de colocações do SESI João Gilberto:
Futsal
Ensino fundamental feminino - 3° Colocado
Basquete
Ensino médio masculino - 2º colocado
Baleado
Ensino fundamental feminino - 2º colocado
Xadrex
Ensino fundamental masculino - 1º e 2º colocados
Ensino médio masculino - 3º colocado
Natação
Ensino fundamental feminino - 3º colocado
Ensino médio feminino - 2º colocado
Ensino fundamental masculino - 2º e 3º colocados
Ensino médio masculino - 3º colocado
Revezamento 4 X 25 metros
Ensino médio feminino - 1º colocado
Ensino fundamental masculino - 1º colocado
Ensino médio masculino - 2º colocado
Oi, pessoal!
Hoje tivemos um momento muito legal com a turma do 6º ano sobre o manejo da ansiedade. Essa oficina foi sugerida pela professora de língua portuguesa Layza, após a realização de uma atividade que evocou o tema, e realizada por nossa psicopedagoga Bianca, no espaço da sala de aula.
Além de falar sobre ansiedade, treinamos algumas estratégias práticas que podem ajudar a controlá-la. É de grande importância ter momentos como esse de aprendizado e acolhimento, para criar um ambiente escolar cada vez melhor!
Os alunos SESI João Gilberto fizeram sucesso nos jogos de 2024!
Voltaram do evento, que aconteceu reunindo as turmas em Salvador, com muitas medalhas e história pra contar. Os dias nas competições com certeza criaram momentos especiais de aprendizado, expectativas e de muita empolgação que serão levados pra vida.
Os Jogos Escolares da Escola SESI reúnem os alunos para competir em diferentes esportes, incentivando o trabalho em equipe e a prática saudável. Esses eventos ajudam a fortalecer a amizade e a cooperação entre os estudantes, promovendo diversão e aprendizado.
O Dia do Estudante na escola SESI João Gilberto foi cheio de atividades interativas, com destaque para as dinâmicas de robótica que incentivaram a criatividade e o trabalho em equipe.
Entres oficinas, pipoca e algodão doce, os estudantes tiveram um intervalo que promoveu um momento de confraternização e celebração do dia tão especial que é totalmente deles! O evento reforçou o compromisso da escola em proporcionar uma educação inovadora e integrada, além de interativa e dinâmica.
🎈 Feliz dia do estudante! 🎈
🌄✨ A turma do 6º ano do SESI João Gilberto desbravou o Parque Nacional Serra da Capivara e montou uma exposição para mostrar tudo sobre essa aventura! 🚶♂️🚶♀️
Relembrando: "A turma do 6° ano, acompanhada pela equipe pedagógica e os guias locais, visitou a Serra da Capivara num dia incrível de aprendizado."🌿🦜
A exposição, montada pelos alunos na biblioteca escolar, trouxe trabalhos feitos a partir de materiais naturais para a pintura, fotografias que registaram durante o passeio e diários de bordo contando cada detalhe do que viram e aprenderam, entre muitas histórias e um novo olhar sobre a natureza, foi possível viajar um pouco pela Serra da capivara, através da exposição fascinante apresentada pelos alunos.
Dia de teatro e prestigiamos a peça "A hora da estrela", apresentado pela 1ª cia de teatro dirigida por Devilles.
A peça foi apresentada no teatro João Gilberto em Juazeiro - BA
"Trata-se de uma obra instigante e original, de cunho auto biográfico, pertencente a a terceira geração modernista. Romance intimista, psicológico, marcado por suas emoções e sentimentos pessoais, representados pela protagonista Macabéa.""
Durante a aula de ciências das turmas dos 8º anos A e B, tivemos a participação da equipe do SESI Saúde para tratar de questões ligadas ao corpo humano e seu funcionamento. Foram abordados tópicos importantes sobre a saúde do corpo, incluindo ISTs e métodos contraceptivos.
A educação sexual no ensino fundamental é essencial e pode ser bem tranquila! Ensinar sobre o corpo, as mudanças da puberdade e como se cuidar é super importante para o desenvolvimento em cada fase da vida. Esses conhecimentos ajudam os alunos a entenderem melhor suas próprias transformações e a se prepararem para as próximas etapas com mais segurança e responsabilidade.
Como parte das ações do Pipocando Artes e do programa Altos Papos, a escola SESI João Gilberto organizou uma palestra para as turmas do 8° ano, 1ª e 2ª série, momento com a palestrante convidada Dra. Mariany Luz, como representaste-te da OAB, abordou as legislações contra o bullying e o cyberbullying.
O bate papo abordou tópicos como: as definições e diferenças entre bullying e cyberbullying, destacando suas consequências e as principais leis brasileiras sobre o tema, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), além do Marco Civil da Internet, num momento de exposição, diálogo e perguntas, permitindo que os alunos esclarecessem dúvidas e compartilhassem experiências.
A palestra reforçou o compromisso da escola SESI João Gilberto em promover um ambiente seguro e inclusivo para todos os alunos. 💬
A ação foi desenvolvida em parceria com o projeto "Comissão da Mulher Advogada OAB vai às escolas.", elaborado pela Dra Isaura Maria: presidente da Comissão da Mulher Advogada OAB - Subseção Juazeiro.
🌄✨ A turma do 6º ano do SESI João Gilberto desbravou o Parque Nacional Serra da Capivara! 🚶♂️🚶♀️
No ultimo sábado letivo, a turma do 6° ano, acompanhada pela equipe pedagógica e os guias locais, visitou a Serra da Capivara num dia incrível de aprendizado. Viram pinturas rupestres milenares, exploraram as trilhas e conheceram a fauna e flora local. Uma aula de história e natureza ao ar livre que jamais irão esquecer! 🌿🦜
Voltaram para a escola com muitas histórias para contar e um novo olhar sobre a história e a natureza, um verdadeiro museu a céu aberto!
Mal podemos esperar pela próxima aventura!
📚 Hoje tivemos um momento maravilhoso com os 8° anos para trabalhar uma habilidade sugerida pelo relatório da primeira trilha Lekto. Os alunos das turmas do 8° ano trabalharam para elaborar soluções inovadoras e criativas, a partir de problemas sugeridos, como: "Desigualdade de gênero no ambiente de trabalho" ou "Como criar um ambiente mais inclusivo e empático para todo os estudantes".
A atividade abre espaço para desenvolver as habilidades de criatividade e pensamento crítico diante de problemas, e criar soluções inovadoras, habilidades que farão parte da vida em vários aspectos. 🌟 Foi muito proveitoso!
📚 Na última semana, os alunos da 3ª série do ensino médio do SESI João Gilberto participaram de uma palestra inspiradora, fruto da parceria entre o IEL e a escola SESI João Gilberto, com a orientação do professor Matheus Fellipe e da nossa psicopedagoga Bianca Souto.
O tema central foi o mercado de trabalho e a importância de encontrar a vocação profissional. Durante a palestra, a especialista convidada, Bárbara Yanne, profissional de RH do IEL, compartilhou insights valiosos sobre as demandas do mercado atual, destacando habilidades e competências mais valorizadas pelos empregadores. 📚💹
Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre suas paixões e talentos, entendendo como essas características podem guiá-los na escolha de suas carreiras. A interação com a palestrante trouxe uma nova perspectiva sobre o futuro profissional, incentivando os estudantes a planejar suas trajetórias com mais confiança e clareza. Foi um momento enriquecedor que certamente contribuirá para o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos alunos.
Nossa cidade completa hoje 146 anos! 🥳🎉
Para comemorar essa nova idade, um jogo de tabuleiro montado no espaço da biblioteca escola, foi uma forma divertida de aprender um pouco mais sobre a história e lugares da cidade. Nego d'água, vaporzinho, ídolos nascidos aqui como João Gilberto que dá nome a nossa escola.. entre outras cartas e casas do tabuleiro, montado em formato gigante, pra brincar pulando de uma pra outro, enquanto se descobre a cada passinho uma surpresa sobre a nossa linda Juazeiro da Bahia.
Realizado em junho, O Arraiá João Gilberto trouxe a alegria e a tradição das festas do interior para o nosso ambiente escolar.
Com muita cor e quadriculado os alunos apresentaram quadrilhas que encantaram e a escola se transformou com bandeirolas coloridas, chapéu de palha e barracas de comidas típicas, onde pudemos saborear delícias como milho cozido, canjica, bolo de fubá e muito mais.
Além das danças e comidas, tivemos brincadeiras com participação das famílias na diversão!
O Arraiá do SESI João Gilberto foi um momento especial de confraternização, aprendizado e muita diversão. Uma celebração inesquecível que trouxe pra dentro da escola a essência da nossa cultura nordestina!
A escola SESI João Gilberto foi palco dos jogos escolares 2024, onde nosso alunos mostraram espírito esportivo e talento. A energia e o entusiasmo estavam presentes em cada partida, com a torcida animada de colegas, professores e familiares, onde os estudantes demonstraram suas habilidades esportivas contando com competições nas categorias de xadrez, baleado, futsal, basquete e vôlei!
Um evento memorável para toda a comunidade escolar. Estamos orgulhosos de nossos atletas e ansiosos pelos próximos desafios!
A escola SESI João Gilberto nasceu com o privilégio de carregar o nome da maior referência da Bossa Nova e ícone da Música Popular Brasileira. Hoje, 10 de junho, reverenciamos a sua trajetória com canções que fazem a história musical de nosso país.
Para comemorar essa data tão especial, nossos alunos participaram de um intervalo cultural, que contou com música ao som de voz e violão trazendo canções da bossa nova como "Garota de Ipanema" e "Desafinado", esta, de autoria do aniversariante do dia: João Gilberto!
“Eu vim da Bahia cantar
Eu vim da Bahia contar
Tanta coisa bonita que tem na Bahia que é meu lugar...”
Os alunos da segunda série do ensino médio, da escola SESI João Gilberto, desenvolveram trabalhos na disciplina eletiva de química e arte, orientados pelos professores Candycce e Júnior, onde foram produzidos trabalhos artísticos entre o pinturas, miniatura de cenários, maquetes e outros, relacionados à pesquisa de investigação forense estudada pelos alunos na disciplina eletiva. A exposição dos trabalhos foi montada no espaço da biblioteca escolar, onde pode ser visitada por todas as turmas da escola!
Durantes as aulas de ciências, orientados pela professora Candycce, os alunos as turmas dos 8° anos A e B, produziram uma estação meteorológica caseira, que foi montada em stands para apresentação dos trabalhos.
A exposição foi aberta e visitada por todas as turmas do colégio num momento de apresentação onde contaram um pouco de cada instrumento produzido por eles com demonstrações das obras tridimensionais!
A partir de um artigo informativo, contido no material didático de Linguagens, sobre Do It yourself (DIY) ou Faça você mesmo, a respeito da customização de roupas, as turmas dos 7° anos desenvolveram uma atividade prática, orientados pela professora Layza, onde puderam usar toda a criatividade para desenvolver suas próprias customizações feitas à mão! ✨🎨
No espaço da sala Maker, com corte e colagem, pinturas e estampas, cada aluno teve espaço para sua própria criação. Além de ser uma ação sustentável, customizar roupas possibilita o exercício e o desenvolvimento da habilidade socioemocional conhecida como criatividade. Além de produzir, os alunos conheceram o gênero Roteiro e elaboraram o texto instrucional sobre como customizar uma roupa antiga.
A Escola SESI João Gilberto, em Juazeiro, promoveu na manhã do sábado, dia 18/05 o Dia da Família na Escola; momento de integração dos pais e responsáveis com a Escola de seus filhos.
O evento trouxe oficinas interativas entre onde aluno e família desenvolveram atividades que foram de oficinas de ciências até criação de cenários no Minicraft. Foi um dia de diversão e integração, além de uma oportunidade de conhecer de perto os espaços educativos e laboratórios da nossa escola, que são cenários para o desenvolvimento diário dos estudantes.
O dia contou ainda com apresentações feitas pelos alunos de todas as turmas: “Obras na passarela” (desfile de quadros vivos), canto coral e ainda um bingo promovido pela turma da 3ª sério do ensino médio.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre instituições escolares e familiares e/ou responsáveis, O Ministério da Educação (MEC) instituiu um dia da família na escola sob o lema: “Um dia para você dividir responsabilidades e somar esforços”. A participação ativa das famílias na rotina escolar dos filhos é de suma importância, assim, quanto mais a escola amplia suas estratégias e promove ações de comunicação e engajamento, fortalece essa parceria com as famílias.
Os alunos das terceiras séries A e B do ensino médio, da Escola SESI João Gilberto, em Juazeiro, fizeram uma visita para conhecer o campus da universidade a convite da Uninassau em Petrolina –PE.
Na oportunidade puderam conhecer os laboratórios e um pouco do funcionamento da instituição de ensino superior. Visitar espaços educativos, é uma forma de incentivar e fortalecer o interesse dos estudantes a carreira acadêmica e crescimento profissional.
As atividades práticas estimulam o desenvolvimento de habilidades essenciais, como trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. Os alunos aprendem a colaborar uns com os outros, a formular hipóteses, a realizar experimentos e a analisar resultados, tudo isso enquanto se envolvem ativamente no processo de aprendizado.
Os alunos da turma do 6° ano tiveram essa experiência na aula de ciências, orientados pela professor Candycce, durante o experimento de observação do crescimento dos fungos em diferentes tipos de substratos e condições. 🧫🧑🔬🧪
Encerramos esta semana com um momento que nos encheu de música e alegria. Nosso primeiro intervalo cultural de 2024, que faz parte do programa Pipocando Artes, foi um momento de interação e diversão entre nossos alunos. Os alunos da turma de Coral, regidos pelo professor Joedson, ocuparam o palco com suas belas performances, e tivemos um palco aberto cheio de talentos. Foi um momento mágico, repleto de arte e energia contagiantes. 🎼✨
Nesta quinta-feira (25/04) ocorreu na nossa escola uma roda de conversa do Programa Altos Papos, promovido pela Rede SESI Bahia, com o tema "As diversas facetas da violência: vamos falar sobre isso?". O objetivo foi promover a reflexão e o diálogo sobre os diferentes tipos de violência, suas causas e consequências, bem como as formas de prevenção e enfrentamento, destacando especialmente o papel do Serviço Psicopedagógico na prevenção e enfrentamento do bullying e cyberbullying no ambiente escolar.
As turmas envolvidas foram o 9ºA e o 9ºB, e os palestrantes foram Bianca (psicopedagoga e mediadora), o professor Joedson (Arte), o professor Ilson (História) e o Cabo Mário Júnior (policial militar convidado, que participa do programa PROERD). Através de um diálogo aberto e com participativo todos os estudantes foram desafiados a se tornarem agentes promotores de uma cultura de paz nos mais diversos contextos por onde transitam. 📚💬
A leitura é como um superpoder, transformando-nos em exploradores do conhecimento e heróis da nossa própria história!
Os alunos da 3ª série fizeram uma surpresa trazendo personagens inesquecíveis de literaturas clássicas para pertinho, como o menino maluquinho de Ziraldo, ou a dupla inseparável do Cebolinha e o Cascão, através de cosplays literários, contando um pouco de seu personagem e incentivando a leitura para as turmas que participam do projeto "Passaporte literário". Foi um momento de interação e diversão, além de aprendizado e troca de experiências!
O Projeto Passaporte Literário tem como objetivo resgatar o amor pelos livros e liberar a criatividade que está dentro de nossos alunos. Nessa jornada, os alunos do 6º e 9º ano foram orientados a registrar através de resumos todos os livros lidos, junto com resumos das suas aventuras entre as páginas. Os professores vão dar uma olhada nesses registros para ver quem se destacou na leitura e as turmas que apresentarem o maior número de livros registrados terão a chance de participar da próxima fase dessa missão: o Cine Debate!
Preparem-se, a próxima parada é uma jornada literária inesquecível! 📚✨
Durante o sábado letivo do dia 13 de abril, nossa escola foi palco de um circuito de robótica, onde alunos de diferentes turmas se reuniram, divididos em grupos de pesquisa, torcida e construtores, para mostrar suas habilidades e criatividade para solucionar problemas e desenvolver novas ideias.
O circuito de robótica não apenas incentiva o interesse pela tecnologia, mas também promoveu valores fundamentais como colaboração, resolução de problemas e resiliência - lições que os alunos levarão consigo para toda a vida!
Joga e aprende: Alunos Criam Jogos Interativos Sustentáveis
Nos dias 21 e 22 de março, aconteceram as apresentações dos projetos de jogos interativos na escola SESI João Gilberto. Os alunos das turmas 3ª séries A e B, orientados pelo professor Wesley, foram os responsáveis por desenvolver a atividade, que abordou temas como ecologia, sustentabilidade e educação ambiental. Utilizando materiais recicláveis, os alunos criaram jogos interativos e educativos.
Durante as apresentações, alunos de outras turmas tiveram a oportunidade de participar dos jogos, conhecendo de perto o projeto. Essa interação com os jogos educativos, desenvolvidos pelos próprios estudantes, foi uma forma eficaz de tornar o processo de aprendizado mais estimulante e divertido, além de permitir que os alunos se envolvessem de forma prática com os conceitos de ecologia e sustentabilidade.
Durante o sábado letivo do dia 16 de março, a turma do 6° ano experimentou trabalhar com argila para criar esculturas que representavam fósseis de diferentes fósseis de animais, a partir de imagens de referência, com um pouco de bagunça e muita criatividade, a turma produziu placas utilizando argila e diferentes materiais para criar texturas e relevos.
A atividade foi desenvolvida com a orientação do professor Joedson, como atividade prática na disciplina de Artes
"Mulheres Artistas de perto"
Durante a semana do dia internacional da mulher, de 4 ao dia 8 de março, a escola SESI João Gilberto em Juazeiro, trouxe para o espaço da biblioteca escolar uma exposição de Arte composta por obras de mulheres artistas da nossa região, como forma de abrir espaço para compartilharem seus trabalhos, bem como, abrir um diálogo com os estudantes sobre a produção artística local. A arte atua também como instrumento de linguagem, meio de comunicação e interação, e dentro da leitura proposta pela biblioteca, está também a leitura de imagens.
A Escola convidou os alunos a explorar este espaço como visitante-observador, descobrir e redescobrir obras em uma variedade de linguagens artísticas criadas por mulheres da nossa região. Foram selecionadas artistas que atuam no Vale do São Francisco, bem pertinho de nós, e estivemos mais pertinho ainda, para conhecer e celebrar a contribuição dessas artistas para a Cultura da nossa região.
Artistas convidadas:
Ana Luíza Miranda, Anamauê, Catharina Gomes, Carine Araújo, Clarice Alencar, Leticia Rodrigues, Loir, Morgana Caroline, Rafaela Lucas
Atividades práticas de ciências são essenciais para estimular o aprendizado dos alunos de maneira dinâmica e interativa. Ao desenvolver essas atividades, os estudantes têm a oportunidade de puderam formular hipóteses, testar variáveis e analisar resultados, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
Ao realizar experimentos, durante o primeiro trimestre de 2024, os alunos do ensino médio, orientados pela professora Débora Lima, puderam observar, experimentar e descobrir conceitos científicos de forma prática e tangível!
1º ano - Atividade prática: Explorando o microscópio e preparando lâminas de uma célula vegetal e uma célula animal
2º ano - Atividade prática: Observação de um movimento da asa de uma ave. Identificando os tendões e os ligamentos.
3º ano - Preparação de meio de cultura.
Com objetivo de trabalhar o conteúdo “Células” de maneira mais palpável e lúdica, os alunos do 6º ano, da Escola Sesi João Gilberto - Juazeiro, realizaram a construção de células e suas principais estruturas com massinha de modelar, orientados pela professora Candycce Santos.
Utilizar uma metodologia lúdica para o ensino de Ciências facilita a compreensão do conteúdo, além de aumentar o interesse e participação dos alunos na aula. Todos adoraram a atividade!
Nos dias 21 e 22 de fevereiro, aconteceram as primeiras reuniões de pais do ano letivo de 2024, na escola SESI João Gilberto. Oportunidade onde foram compartilhadas informações, apresentadas as propostas políticas pedagógicas da escola e proporcionou um momento de interação entre a equipe escolar e os pais dos nossos alunos, a fim de fortalecer a parceria entre escola e família essencial para o sucesso de cada educando.
A escola SESI reconhece e valoriza o trabalho em conjunto entre pais e escola, com o intuito de apoiar o desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e enriquecedor e visando sempre o progresso de cada estudante.
O SESI, em parceria com a Master Test Global, distribuidora exclusiva dos testes TOEIC no Brasil, conduziu a certificação de proficiência da Língua Inglesa no período de novembro de 2023. Este processo foi destinado para os alunos do Ensino Médio, assim como para os professores bilíngues do diretório regional da Bahia.
Nas imagens os alunos das 2ª e 3ª séries, e o Professor de língua inglesa, Jisley Laerbethy, escola SESI João Gilberto
PROJETO VEM PRA UNIVASF
Os estudantes do TERCEIRÃO da escola SESI João Gilberto, participaram do Projeto "Vem pra UNIVASF". Neste dia, conheceram todos os cursos oferecidos pela universidade do Vale do São Francisco, o projeto de monitoria, projetos de extensão, além dos laboratórios de Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e laboratório de Montagem.
Foi um momento enriquecedor para os nossos estudantes e acredito que voltaram com mais insumos para a realização da escolha consciente do curso que pretendem fazer.
,
Os estudantes do 6º á 3ª série, participaram do São João da escola SESI João Gilberto. Foi um grande momento cultural com comidas típicas nas barracas, muita dança , inclusive uma grande quadrilha com todo ensino médio. Além disso, contamos com o forró pé de serra ao som do ilustre sanfoneiro Flávio do Baião.
Esse evento ficará para a história!!
Nesta quarta, os estudantes da Escola SESI João Gilberto, tiveram uma palestra e momento musical em homenagem a data de nascimento de João Gilberto no dia 10 de junho. Neste momento contamos com a presença do cantor e compositor juazeirense Mauricio Dias (Mauriçola). Ele trouxe histórias marcantes da trajetória musical de João Gilberto. Na oportunidade, tivemos apresentação musical de estudantes e professores. Foi show!
Na primeira semana do mês de maio, os alunos dos 6° E 7° anos, da Escola Sesi João Gilberto, vivenciaram juntamente com a professora Ramicelli Fernandes, da componente de Ensino Religioso, o projeto: "Bullying, tô fora!", em prevenção e combate ao bullying escolar.
Foram trabalhados em sala de aula conceitos relacionados a prática do respeito mútuo, diálogo, solidariedade, empatia etc.
Os alunos foram incentivados a respeitar uns aos outros e suas diferenças, bem como se colocar no lugar de quem sofre a agressão, conquistando um ambiente seguro, favorável ao aprendizado e convívio social.
No dia 26 de abril, os estudantes da escola SESI João Gilberto, foram ao teatro prestigiarem ao espetáculo O Navio Negreiro. Essa peça foi inspirada na poesia de Castro Alves que ressaltou a história de resistência e luta do povo negro em busca da consolidação dos seus direitos por igualdade e cidadania.
Foi um verdadeiro aulão interdisciplinar!
Objetivando aproximá-los da produção das esculturas indígenas, o professor de Arte, Joedson, desenvolveu com os estudantes do 6ºano, obras lindas com massa de modelar inspiradas nas esculturas Marajoara. Essa proposta de trabalho está no módulo do estudante, p. 12.
O professor de Língua Portuguesa, Luis Carlos, realizou um seminário com os estudantes do 9º e 2°ano da Escola SESI João Gilberto, objetivando destacar a importância da população indígena dentro do Brasil.
Neste trabalho, foi abordado sobre os rituais de passagem visando um impacto cultural e linguístico, bem como, o destaque para os primeiros povos a pisar em terras brasileiras.
Os estudantes da 1ª série A/B, orientados pelas professoras da área de Ciências da Natureza, Candycce e Débora, realizaram um Seminário sobre as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células e construção de Modelos Atômicos. O objetivo dessa prática é desenvolver uma metodologia científica, buscando informações para construir modelos em ciência e tecnologia.
O resultado superou as expectativas de todos!
Os estudantes do 7º ano da escola SESI João Gilberto- Juazeiro-BA, guiados pelos professores de Ciências (Candycce Araújo) e Língua Portuguesa (Geanderson Santana), estiveram visitando o Espaço de Arte, Ciência e Cultura- UNIVASF. Nesta visita, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas, aulas práticas, exposições, entre outros experimentos fascinantes e divertidos.
Foi um momento riquíssimo de ampliação de conhecimento e aprendizagem!
No dia 20/03 a 29/03 ocorreu a realização do Projeto Lideranças de Turma da Escola SESI João Gilberto.
O objetivo da ação é eleger de forma democrática, representantes de turmas que possam colaborar na gestão da comunidade escolar. S
endo assim, cada turma elegeu uma dupla para representá-la.
As atribuições dos Líderes de Turma são:
1) identificar as necessidades da turma, escutando os(as) colegas de maneira atenta e sensível;
2) estimular o bom relacionamento da turma;
3) buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias;
4) participar das reuniões para as quais é convocado(a), repassando as informações obtidas;
5) divulgar todas as informações repassadas Equipe Pedagógica;
6) estimular a turma a conhecer e cumprir as normas estabelecidas no Manual do Aluno;
7) orientar os(as) colegas nas suas dúvidas, encaminhando-os aos setores competentes (direção, coordenação, serviço psicopedagógico ou secretaria).
Todos os(as) líderes foram empossados e fizeram o juramento se comprometendo a apoiar a escola naquilo que for necessário. Esse projeto é fundamental para o estímulo e desenvolvimento da liderança, do trabalho em equipe, da empatia, da resolução de conflitos, da disciplina e da motivação.
Nos dias 10 e 11 de fevereiro/23, em Salvador, foi realizada a First Lego League – FLL com a participação de 27 equipes dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, e a participação especial dos nossos estudantes da equipe Redragon.
Foi um momento de muito crescimento e troca de experiências, que além de dinamismo, contribuiu para a aprendizagem de todos os participantes. Parabéns para nossa equipe!
Durante os dias 22 e 23 de setembro, foram realizados os Jogos Interclasse da Escola SESI João Gilberto.
Na ocasião, os alunos puderam competir nos esportes: Badminton, Futsal, Baleou (queimada) e Atletismo nas modalidades: Corrida de 100 metros, Corrida de 80 metros, Arremesso de peso, Salto a distância.
É importante ressaltar que a prática esportiva contribui com a construção do caráter e valores, trazendo benefícios físicos, educacionais, sociais e emocionais.
Em maio de 2022, o aluno Miquéias Mikael Santana Lima do 9º ano da Escola Sesi João Gilberto, iniciou seu treinamento de atletismo e deste período, até setembro de 2022, conseguiu ser vice-campeão juazeirense em salto em distância, campeão da região norte da Bahia na mesma modalidade, e campeão baiano no salto triplo. Conquistando assim a vaga no campeonato brasileiro de 2022.
Nos jogos da juventude o aluno ficou na 23ª colocação saltando com a marca de 10 metros e 90 centímetros.
Os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) são um evento internacional multidesportivo organizado pela Área de Esporte e Juventude do COB, que oferece suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte.
Desde 2000 os Jogos reúnem anualmente mais de 4.500 atletas com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.
No intuito de demonstrar algumas aplicações práticas e cotidianas da Trigonometria, o professor de Matemática Victor Louis Rosa de Souza apresentou um projeto voltado para construção de um Teodolito caseiro, objeto utilizado por engenheiros, agrimensores, topógrafos e antigos navegadores para medir distâncias inacessíveis.
O teodolito é um equipamento destinado à medição de ângulos, horizontais ou verticais, objetivando a determinação dos ângulos internos ou externos de uma poligonal, bem como a posição de determinados detalhes necessários ao levantamento. Por isso, o desenvolvimento do projeto de construção e manuseio do teodolito teve como objetivo demonstrar algumas aplicações práticas da trigonometria trabalhada no 2º ano do Novo Ensino Médio.
O projeto se deu em duas partes: a parte teórica e a parte prática.
A parte teórica consistiu em uma pesquisa feita pelos alunos investigando quem inventou o teodolito, como era o primeiro instrumento criado, sua evolução ao longo do tempo, como também, a história da trigonometria. A parte prática consistiu na construção de um teodolito caseiro, feito com materiais simples como madeira e lata, além do manuseio do aparelho em aulas práticas de medição de ângulos verticais e horizontais.
Após o domínio do instrumento, os alunos tiveram de elaborar um problema prático de medição, aplicado a sua área de formação, utilizando o aparelho construído por eles para tomar as medidas necessárias, resolvendo o problema por meio dos conceitos abordados na trigonometria.
Durante a semana a última semana do mês de agostos, os alunos do Novo Ensino Médio participaram de uma aula experimental no componente curricular de Química.
As atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Ciência da Natureza da Escola SESI João Gilberto, pelos alunos do 1º ano A e B. Nas aulas foram abordados de maneira complementar através de experimentos o despertar da autonomia científica do aluno para os conceitos químicos apresentados previamente em sala de aula, auxiliando assim, na formação de cidadãos críticos e investigativos.
No período entre os dias 21 a 28 de agosto de 2022, foram realizadas ações que marcaram a Semana da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla. As ações foram coordenadas pela psicopedagoga Tatyane Mazielly da Silva Calazans e pelo professor Ricardo Henrique Pereira de Oliveira.
As ações objetivaram salientar a necessidade do empenho de todos os cidadãos população na luta pelo direito à igualdade de oportunidades, garantindo a plena inclusão das pessoas com deficiência na nossa sociedade.
Contando com a presença de convidados da APA (Associação de Atletas Paraolímpicos de Petrolina-Pernambuco) e do fisiculturista Pierre Kavaline, os alunos do Ensino Fundamental 2 e médio participaram uma palestra "Superação no Esporte" e uma dinâmica de "Vôlei sentado" no ginásio.
Durante uma aula no Laboratório de Ciências da Natureza, a professora de Ciências Débora Lima dos Santos, desenvolveu com a turma do 9° ano da Escola SESI João Gilberto, uma atividade experimental onde os estudantes puderam analisar o caráter ácido ou básico de alguns produtos de uso cotidiano, com indicadores ácido-base.
Além disso, os estudantes verificaram a escala de pH utilizando o labdisc, equipamento científico que oportuniza a existência de espaços de aprendizagem emocionantes, enriquecedores e inspiradores, no qual os estudantes se tornam protagonistas através da experimentação.
Em 8 de agosto de 2022, a turma do 7º ano da Escola Sesi João Gilberto, realizou sob o comando da professora Ramicelli Fernandes, responsável pela disciplina de História, um Seminário que trouxe como tema O dia dos mortos no México.
Observando que diferentes sociedades criaram formas próprias de contar o tempo, elaborando calendários que organizam a vida social e as festas religiosas. Ao trabalhar a temática da colonização espanhola na América, vimos que no México atual, é celebrado o Dia dos Mortos, festividade que encontra suas raízes nas práticas culturais de povos que viviam na América antes da chegada dos europeus. Trata-se de uma celebração que começa no dia 31 de outubro e se estende até o dia 2 de novembro. Esse evento coincide com as celebrações católicas do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e do Dia de Finados (2 de novembro). Os rituais envolvidos nesse dia têm em vista celebrar a vida dos antepassados.
Assim, os alunos puderam conhecer um pouco mais as raízes históricas dessa celebração e a maneira pela qual as diferentes sociedades americanas vivenciam esta data.
Naterça-feira, 09 de agosto de 2022, os alunos do 6º ano da Escola Sesi João Gilberto, fizeram uma visita guiada a importantes pontos históricos e culturais da cidade de Juazeiro - BA, acompanhados dos professores Ramicelli Carvalho SAnt Anna Fernandes (História), Débora Lima dos Santos (Ciências), Geanderson Silva Santana (Língua Portuguesa) e Wesley Jairo Gomes da Silva (Geografia).
Na oportunidade, os alunos tiveram uma aula às margens do Rio São Francisco e aproveitaram para contemplar a beleza natural da nossa região.
Os lugares de visitação aconteceram, primeiramente, na Estátua do Nego D'água, no bairro do Angari, onde os alunos não só tiveram a oportunidade de conhecer a história dessa figura mitológica, como também a rotina dos pescadores e residentes do bairro.
Em seguida, visitaram a Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, que liga os municípios de Petrolina - PE e Juazeiro – BA, e fizeram uma pausa, acompanhada de um delicioso pique nique na Orla Nova do município.
Ainda percorrendo a Orla, visitaram o Vapor Saldanha Marinho, popularmente conhecido como “vaporzinho”, e seguiram para o Museu Regional do São Francisco, encerrando o dia.
A partir das visitas os alunos puderam, não só conhecer um pouco mais sobre a história do lugar onde vivem, mas também identificar as mudanças e permanências que ocorreram neste espaço ao longo do tempo. Acreditamos que nesse processo, os alunos tiveram a oportunidade de se reconhecerem como agentes participativos e transformadores do lugar em que vivem, despertando seu interesse e valorização.
No dia 03 de agosto, os alunos dos ensinos fundamental II e médio, participaram do projeto "Literatura em voz alta: círculo de leitura compartilhada", mediado pelo bibliotecário Lucas Rodrigues Rosa.
O projeto objetiva apresentar autores da literatura brasileira e promover um espaço seguro onde os alunos possam compartilhar suas percepções sobre os textos lidos, desenvolvendo suas habilidades e competências em leitura e comunicação.
No encontro de agosto, foram trabalhados a crônica "Alvoroço de festa no céu" de Clarice Lispector e o conto "Mesmo lugar, outra festa" de Ana Maria Machado.
No dia 15 de julho de 2022, a cidade de Juazeiro completou 144 anos. Por isso, a equipe da Biblioteca organizou a exposição "Juazeiro: 144 anos de história e cultura".
Conhecida inicialmente como Passagem de Juazeiro e, depois, Nossa Senhora das Grotas de Juazeiro, a cidade hoje conhecida como Juazeiro foi elevada a essa categoria em 1878.
Até então, sua formação fora resultado da forte presença da igreja católica, que focava, sobretudo, na catequização dos povos indígenas originários; do intenso comércio devido a estrada até Salvador e que respondia a basicamente todos os produtos, serviços e gado que chegavam na região e abasteciam o interior de Pernambuco e do Piauí; dos bandeirantes e das pessoas de diversas partes do país em busca de sal e algum minério precioso.
Fonte: Acervo Maria Franca Pires.
A exposição foi montada a partir do Acervo Opará, que foi criado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no intuito de ampliar, democratizar e expandir o conhecimento sobre a formação histórica e política das duas principais cidades do sertão do Vale do São Francisco.
Parte da exposição, foi dedicada ao cantor, violonista e compositor João Gilberto, persona ilustre do cenário cultural juazeirense.
No dia 13 de julho, os alunos dos ensinos fundamental II e médio, participaram do projeto "Literatura em voz alta: círculo de leitura compartilhada", mediado pelo bibliotecário Lucas Rodrigues Rosa.
O projeto objetiva apresentar autores da literatura brasileira e promover um espaço seguro onde os alunos possam compartilhar suas percepções sobre os textos lidos, desenvolvendo suas habilidades e competências em leitura e comunicação.
No encontro de julho, foram trabalhados as crônicas "A cidade dos entretons" de Caio Fernando Abreu e "Pátria amada" de Rachel de Queiroz.
No último dia 16, os alunos do 9º ano do Ensino fundamental II, da Escola SESI João Gilberto, participaram do lançamento de foguetes organizado pelo professor Francisco José de Meneses Pereira. Esses lançamentos teste foram realizados no intuito de ambientar os alunos na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Os protótipos utilizados foram lançados a partir da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre de cozinha, e foram confeccionados no Espaço Maker, pelos alunos, usando garrafas PET.
A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A Mostra objetiva "fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais".
Após dois anos sem competições, por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Juazeiro, deu início à 42ª edição dos Jogos Escolares. Com a participação de escolas municipais, estaduais e privadas, entre elas, a Escola SESI João Gilberto.
Neste ano, ao todo, 12 modalidades de esporte compõem os Jogos Escolares Municipais: atletismo, xadrez, judô, natação, tênis de mesa, badminton, voleibol de dupla, handebol, futsal, basquete, voleibol e futebol, categorizadas entre individuais e coletivas, feminino e masculino, nas faixas etárias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Os Jogos Escolares e a prática de esportes têm um papel importante na promoção da saúde e do bem-estar dos estudantes, reforçando a ideia de pertencimento à comunidade escolar.
No dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática, uma data de extrema importância para a comunidade escolar como um todo. Este ano, os professores Emanuela Silva e Silva de Sá e Victor Louis Rosa de Souza realizaram algumas atividades com os alunos do ensino fundamental II e médio no intuito de estimular o gosto pela área, demonstrando diversas maneiras divertidas da aplicação de conceitos matemáticos em jogos de tabuleiro, no cotidiano e no decorrer da história da humanidade.
A First Lego League retornou de forma presencial na capital baiana nos dias 18 e 19 de março de 2022, para isso contou com muitas equipes animadas e desenvoltas em torno da temática proposta para este ano e a Redragon, representante do SESI João Gilberto, não poderia ficar de fora.
Os estudantes capricharam com seus melhores robôs, programações, projetos e embarcaram para Salvador com muita empolgação e determinação. Na oportunidade houve um intercâmbio de conhecimento e um contágio de animação.
Tão logo haverá o lançamento do tema anual da próxima edição e sem dúvida nossos estudantes estão mega entusiasmados para participarem deste evento que é um misto de tecnologia, conhecimento, socialização e muita programação tecnológica.
Hoje é comemorado o dia do leitor! Foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense "O Povo", criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.
Ninguém nasce sendo um leitor, porém, o hábito pode ser desenvolvido através dos anos com práticas positivas relacionadas ao ato de ler.
O hábito da leitura desenvolve no ser humano como capacidades de comunicação, interpretação, cognição, dentre outras habilidades!
E como disse Monteiro Lobato: "Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê".
Viva o leitor!
A Escola Sesi João Gilberto, tem a honra de apresentar os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior que escolas de língua portuguesa.
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores e pais. Parabéns aos nossos alunos, ao corpo docente e pedagógico.
Esses são os alunos que nos enchem de orgulho!
Medalhas de Ouro
Medalhas de prata
Medalhas de bronze
“Eu vim da Bahia cantar
Eu vim da Bahia contar
Tanta coisa bonita que tem na Bahia que é meu lugar...”
(João Gilberto)A escola SESI João Gilberto nasceu com o privilégio de carregar o nome da maior referência da Bossa Nova e ícone da Música Popular Brasileira. Hoje, no dia em que completaria 90 anos, reverenciamos a sua trajetória com canções que fazem a história musical de nosso país.
Essa atividade é parte de um projeto desenvolvido pelos estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais), que envolve o estudo e a pesquisa sobre as personalidades da cidade de Juazeiro, sendo a vida e a obra do mestre João Gilberto o marco-zero dessa ação educativa. A culminância desse projeto acontecerá dia 10 de julho de 2021.
Para mais informações sobre o compositor, Clique aqui.
A leitura faz com que o leitor se reconheça no encontro a partir de outras realidades, marcadas por semelhanças e diferenças em relação ao seu próprio cotidiano.
O Projeto Passaporte Literário proporciona esse encontro dos estudantes com outras realidades, culturas, vivências, por meio da prática literária.
Nos dias 24,25 e 26 de maio, foi entregue o Passaporte Literário, onde os alunos irão registrar os livros lidos em sala de aula.
Você sabia que 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus? A data foi criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), em 1977, com o objetivo de promover os museus enquanto importante meio para o desenvolvimento de compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos.
Atualmente muitas instituições estão disponibilizando visitas virtuais em seus acervos, promovendo assim a valorização do patrimônio histórico cultural da humanidade. Acesse agora, e aprenda se divertindo.
Museu Nacional (Brasil) Descubra o Museu Nacional - Museu Nacional — Google Arts & Culture
Museu de Santana (Brasil) Museu de Santana (eravirtual.org)
Casa da Herança Africana (Quênia) Tour of the African Heritage House with Alan Donovan — Google Arts & Culture
Museu do Louvre (França) http://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne
Museu Nacional (Brasil) Descubra o Museu Nacional - Museu Nacional — Google Arts & Culture
A Escola SESI João Gilberto parabeniza as alunas do Novo Ensino Médio Enyla Nandhielle Di Souza e Giovana Costa Silva pela aprovação na I Etapa da Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), passando assim, para II Etapa.
Esse resultado foi uma soma de méritos! Mérito de cada aluno que com seu esforço e persistência conseguiram tais resultados em um ano pandêmico e com grandes desafios. Mérito de professores que se dedicam sempre ao aprendizado dos alunos, assim como é mérito de uma equipe pedagógica que surpreende pela qualidade e competência. Parabéns a todos!
Esse foi um momento afetivo preparado pelos alunos do Ensino Fundamental - anos finais e do Novo Ensino Médio da Escola SESI João Gilberto.
Neste dia, os homenageados foram as mães, pais, avós, tios, amigos, parentes... enfim, todas as pessoas que sabem o significado da palavra CUIDAR e faz isso com muita maestria. A emoção se fez presente nesse encontro, porque o AMOR foi aflorado em forma de poesia, retratos e canções.
Nessa manhã os alunos apresentaram as homenagens que preparam para "Quem cuida de mim" ao som de belas canções. Nossos professores animaram também a manhã com música, poesia, provas de movimento, brincadeiras e dinâmicas.
Você sabia que dia 23 de abril é o Dia Mundial do Livro?
Pois é! Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, com a finalidade de comemorar o instrumento mais poderoso para disseminação do conhecimento – o LIVRO.
É também o dia de prestar uma homenagem à obra de grandes escritores, como Willian Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega, que faleceram no mês de abril. Além de celebrar o livro, é momento de incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos autorais
Em abril trazemos dicas de William Shakespeare e Miguel de Cervantes, dois grandes autores da literatura que ainda hoje inspiram obras produzidas em diversos meios. Curtiu? Então #Click&Leia!
Para mais informações sobre os autores e o dia Mundial do Livro, clique aqui.
Eadem, sed aliter - as mesmas coisas, de formas diferentes
Pode acontecer, em algum momento da vida, de o indivíduo se questionar sobre a necessidade de conhecer ou até estudar sobre o passado. Especialmente nas mentes mais jovens, que estão na escola, estudando autores, fatos e civilizações do passado. Talvez a quantidade de informações assuste o jovem aprendiz e o faça questionar se ele realmente é capaz ou se necessita compreender séculos, milênios de fatos e acontecimentos.
O thaumazein (do grego θαυμάζειν), que significa a admiração, a perplexidade e o assombro que o mundo causa faz com que os filósofos “despertem” para suas reflexões. Esse mesmo assombro pode ser experimentado ao ter contato com a história do mundo que nos acolhe e da humanidade de que somos parte. É magnifico reconhecer que a humanidade ao longo de sua existência se estabeleceu em diversos locais no planeta e produziu cultura, técnicas e tecnologias, literaturas, arquiteturas. Há um legado riquíssimo que podemos acessar e nos orgulhar ao reconhecer os feitos no passado.
Outro valor fruto dos estudos da nossa história é a humildade. Schopenhauer dizia que “a divisa geral da história deveria ser: eadem, sed aliter”. Quando o filósofo nos faz refletir sobre “as mesmas coisas, de formas diferentes” conseguimos abandonar o pretenso olhar de que a humanidade moderna está, finalmente, entendendo ou até mesmo descobrindo os fenômenos. Ao abrirmos um livro de um autor do século 13 nos deparamos com a natureza humana muito similar à de hoje. Vemos que os conselhos de Maquiavel, apesar de absurdos em alguns casos parecem até plausíveis para algumas situações atuais. Vemos os gregos discutindo sobre política, arte e cidadania, e nos inspiramos neles para nossas lutas atuais.
Ou seja, conhecer a história é um ato de respeito por todos que, antes de nós, se dedicaram a pensar e a deixar o conhecimento para as gerações futuras pois sabiam que assim poderíamos avançar ainda mais. Sejamos humildes, nem eu nem você estamos descobrindo o mundo.
Imagem: pixabay.com
Por Professor Esp. Matheus Fellipe
No dia 06 de abril, é comemorado o dia Mundial da Atividade Física. A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve atividade física como "sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer”.
A OMS estima que “em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente”.
Para contribuir com a realização de atividades físicas e hábitos saudáveis dos alunos da Escola SESI João Gilberto, durante as aulas de Educação Física o Professor Ricardo Henrique desenvolve a atividade “Trilha do Movimento”, um momento em que são realizados exercícios físicos, treinos funcionais, exercícios de musculação, aulas de alongamentos e dicas de hábitos saudáveis.