Visando promover o diálogo e reflexão sobre o bullying e cyberbullying, a Escola Sesi Comendador Bernardo Martins Catharino realizou no mês de maio um bate papo promovido pelo Jurídico que enfatizou a sua prevenção, combate e consequências, tanto para vítima, quanto para quem pratica. A plateia contou com diversos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio que participaram ativamente com suas dúvidas, obtendo mais conhecimento sobre sanções legais, através da Lei 14.811 de 2024 que tipifica o bullying como crime individual ou em grupo, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Esse encontro faz parte das ações periódicas promovidas pela escola a fim de conscientizar os alunos sobre o assunto, instigando o combate, prevenção, bem como instruir sobre como agir nessas situações.
Tendo com motivação os textos apresentados no material didático e nas habilidades atribuídas a cada tema, a professora de Língua Inglesa Carina Barreto convidou os alunos dos 7º e 8º anos juntamente com o franqueado da Agência Experimento Intercâmbio Cultural de Salvador
( @experimento_salvador )para um bate papo que abordou diversos assuntos relativos a importância da Língua Inglesa no ambiente escolar e no mercado de trabalho.
O evento foi dividido em três etapas das quais os estudantes puderam vivenciar cada fase: VAMOS SONHAR , VAMOS PLANEJAR E VAMOS FAZER:
1)Let´s dream:
O que é um intercâmbio?
Alguns tipos de intercâmbio ( Idiomas, High school , au pair, volunteer) .
Como funciona?
Experiências de quem já fez ( ex alunos do Sesi) e sua experiência ( através de uma abordagem intercultural e mercado do trabalho)
2) Let´s plan:
- O que preciso ter/ fazer para realizar um intercâmbio?
-Primeiros passos
-Planejamento de vida (financeiro / emocional / intelectual - conhecimento prévio da Língua Inglesa para o melhor aproveitamento do intercâmbio / pesquisa)
3) Let´s do it!
Como a agência pode ajudar a realizar esse grandioso projeto?
E por fim, percebeu-se durante o papo aberto que os alunos forneceram feedbacks positivos sobre a atividade. Sempre interagindo e compartilhando ideias e sentimentos referente as possibilidades frente a aquisição da Língua Inglesa. Tornado assim, um evento de sucesso.
A escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino realizou uma aula de campo para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio para visitação às exposições Carolinas e Floresta Encantada, em parceria com o Programa Educativo Gente Arteira, da Caixa Cultural Salvador.
A exposição Floresta Encantada oportunizou ao grupo uma imersão nas artes e saberes dos povos indígenas através da realidade virtual, além dos elementos da fauna e flora amazônica, num percurso interativo de gestos e movimentos.
Em homenagem a Carolina Maria de Jesus a exposição Carolinas faz reverência a uma dos mais relevantes artistas e escritoras do Brasil. A exposição é inspirada nas obras “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” e “Casa de Alvenaria: Osasco e Santana” que desenvolveram uma reflexão sobre as injustiças sociais e raciais enfrentadas por Carolina e por tantos outros brasileiros marginalizados.
As visitas reverberaram nas discussões em sala de aula pelos componentes curriculares Ubuntu, da professora Jaciara Ferreira e História, do professor Iran Conceição. Juntamente com as coordenadoras pedagógicas Ivana Figueredo e Darlene Aragão, ambas acompanharam a aula de campo e fomentaram reflexões sobre diversos temas presentes na visitação como racismo, desigualdade social, empoderamento feminino, vida comunitária e busca por dignidade e justiça social.
Mediados pela docente Mônica Alves do componente curricular Ensino Religioso, os discentes do 6º ano mergulharam na rica simbologia e significado por trás das mandalas, uma forma de transferência de significados e muita energia, proporcionando uma experiência enriquecedora em termos de arte, pesquisa, autoconhecimento e desenvolvimento de apresentação em público.
Para isso, os estudantes foram desafiados a construir suas próprias mandalas considerando um ODS ( Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) , utilizando materiais recicláveis de diversos tipos, como CDs, papelão, plástico, fitilhos, etc.
A palavra "mandala" vem do sânscrito e significa "círculo" ou "santuário". Em alguns casos, as mandalas são consideradas como representações visuais poderosas da realidade transcendental e são usadas como auxílios para a meditação, contemplação e práticas espirituais avançadas. Esses diagramas geométricos podem representar ainda o universo, o cosmos e aspectos divinos. São usados em rituais religiosos, meditação e práticas espirituais e podem ser projetados no chão, em paredes, em tecidos, ou criados mentalmente durante a meditação.
Após as construções, as turmas realizaram visitas aos ambientes da escola, socializando suas descobertas com demais colaboradores e colegas, sendo prestigiadas pela comunidade escolar com as suas belíssimas produções. Ao final, foi solicitado a satisfação dos estudantes nas descobertas de símbolos e manifestações religiosas de diversas culturas e valores da sociedade.
“Let´s study and let´s play” foi o lema do último sábado letivo do mês de abril
de algumas turmas de inglês do 6º ano. De forma lúdica, a aula contou com correção de atividades e dinâmicas, mediadas pela professora Carina Barreto, em meio a um lanche coletivo desfrutado pelas turmas.
Ao final, os estudantes fornecerem feedbacks positivos e se engajaram nas atividades, tornando o momento prazeroso, dinâmico e interativo.
Have a nice weekend! See you next class…
No dia 10 de abril, a escola comendador Bernardo Martins Catarino recebeu como convidado o Professor Coordenador de projetos da UFBA, Paulo Gomes, para mais um Programa Altos Papos gerenciado pela bibliotecária Edinaira Cunha em parceria com as professoras de Biologia Sandra Regina e Renata Tosta.
A mesa foi mediada pela estudante da 3ª série do Ensino Médio, Esther Gramosa, que fez alusão ao projeto de pesquisa desenvolvida em Biologia, ao projeto do professor, abordando a temática central do programa “Agenda 2030: transformação de vidas e o meio ambiente”.
O momento teve ainda a apresentação cultural das estudantes da 1ª série Julia Passos e Emilly Batista embalando a todos com os versos da canção “A paz de Roupa nova”.
Um momento rico de muito aprendizado, trocas e reflexões pautadas na importância do desenvolvimento sustentável e sobretudo, na responsabilidade que cabe a todos nós em mudar o cenário mundial atual.
Na busca por tornar o aprendizado mais significativo e envolvente, muitas vezes nos aventuramos fora dos limites da sala de aula tradicional. Recentemente, realizamos uma aula de matemática realmente suficiente que levou nossos alunos a explorar os mistérios das características de uma maneira única e empolgante.
Nosso destino? O ginásio da escola. Mas não para uma aula de educação física tradicional. Os alunos foram desafiados a aplicar conceitos matemáticos enquanto exploravam o espaço ao seu redor.
O objetivo era simples, mas repleto de possibilidades intrigantes: medir o comprimento e o diâmetro das diversas atividades encontradas no ginásio. Por meio dessas medidas, os alunos puderam colocar em prática a fórmula do comprimento da especificações e, de forma fascinante, verificar o valor numérico do Pi.
À medida que os alunos se dispersavam pelo ginásio, com o recurso de fitas métricas e régua, a atmosfera estava carregada de curiosidade e curiosidade. Eles não estavam apenas aprendendo matemática, visto que estavam imersos em uma jornada de descoberta.
Ao realizar a conclusão, os alunos poderão visualizar a aplicação direta dos conceitos matemáticos que aprendem em sala de aula. A teoria da vida ganhou enquanto eles se envolviam em uma atividade prática e tangível. E, à medida que registravam suas descobertas, víamos sorrisos de realização e compreensão iluminando seus rostos.
Além de desenvolver os conceitos matemáticos fundamentais, essa experiência proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda e concreta do significado do Pi. Não era mais apenas um número abstrato, e sim, uma matemática constante que podia ver e medir com suas próprias mãos.
Esta aula não foi apenas sobre números e fórmulas. Foi sobre cultivar uma reflexão de investigação e experimentação. Foi sobre mostrar aos alunos que a matemática está em todo lugar ao nosso redor, esperando para ser descoberta e descoberta.
À medida que encerramos nossa aula no ginásio, ficou evidente que essa abordagem lúdica da matemática deixou uma marca de rigor em nossos alunos. Eles não apenas entenderam os conceitos; eles os internalizaram através de uma experiência prática e envolvente.
À medida que continuamos a explorar novas maneiras de ensinar e aprender, esperamos inspirar nossos alunos a abraçar o poder da matemática e a ver o mundo ao seu redor com uma nova perspectiva.
Professor: Tiago Reis.
No dia 20 de março, os alunos das turmas dos 6º anos da Escola SESI Itapagipe conheceram o escritor Almeida Júnior, autor do livro paradidático "No porão da biblioteca" adotado pela escola. A obra narra a história de uma criança apaixonada pela leitura que descobre um porão especial, repleto de portas com formato de livro. Ao adentrá-las, embarcaram em aventuras literárias ao lado de figuras antigas como Malala, Marie Curie, Dorothy, Anne Frank, Rosa Parks, Bertha Von e Dulce, absorvendo lições valiosas.
O Encontro faz parte de um dos programas de incentivo à leitura, gerenciado pela Biblioteca Edinaira Cunha, com a participação de Docentes, Coordenação e Direção Pedagógica. O contato direto com o autor possibilita aos estudantes um momento inspirador, de aprendizagem significativa, permitindo um rico momento onde os estudantes possam tirar dúvidas, fazer perguntas e descobrir curiosidades que instigam cada vez mais o hábito da leitura.
Contamos com a participação da professora de Língua Portuguesa, Ivana Catharina, que vem desenvolvendo um belíssimo trabalho de encantamento da leitura, trazendo reflexões sobre a obra e o autor. O evento foi emocionante, repleto de trocas de informações e construção de conhecimento, onde os alunos demonstraram interesse em se tornarem escritores e expressaram gratidão à professora pela oportunidade proporcionada.
O autor presente não poupou elogios à iniciativa e manifestou sua admiração pelo desempenho dos alunos . Além disso, a contribuição dos estudantes com ilustrações inspiradas na leitura, expostas no ambiente do Teatro Letieres Leite, local do evento, enriqueceu ainda mais a experiência, tornando-a profundamente envolvente e cativante para todos os envolvidos.
O Serviço Psicopedagógico da escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, em referência a semana do Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), promoveu uma roda de conversa sobre o tema: Inclusão das pessoas com deficiência nas Universidades e mercado de trabalho.
Foram recebidos os convidados Laís Guerreiro (estudante de pedagogia) e seus pais Sr. Antônio e Sra. Rosa.
Lais, que é pessoa com Síndrome de Down, contornou sua trajetória desde o percurso escolar no ensino fundamental até o ensino médio e agora na faculdade.
Estudantes da 3ª série do Ensino Médio fizeram dialogaram com Laís sobre seu processo inclusivo no ensino superior, abordando temas relevantes como Síndrome de Down, combate ao bullying, leis que garantem o acesso das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e Exame Nacional do Ensino Médio e na oportunidade, nossa convidada motivou os estudantes que estão vivenciando a conclusão da educação básica. Os estudantes também foram apresentados com brindes e livros que abordam o tema.
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Escola SESI Comendador Martins Catharino realizou uma ação especial que promoveu reflexão e diálogo sobre à autoaceitação e identidade, com as turmas de Ensino Médio. Após um primeiro momento com a exibição dos filmes "Filhos de Ninguém" e "O Jardineiro Fiel", houve um debate enriquecedor sobre as temáticas abordadas nos longas.
Para tornar esse evento ainda mais especial, tivemos a honra de contar com a presença do professor do SESI Retiro, Edmundo Santos, como palestrante convidado que discorreu sobre o tema "O Jovem Negro e o Mercado de Trabalho", com a mediação das professoras Jaciara Ferreira, Iracema Guimarães e Larissa Caroline. Os estudantes participaram ativamente através de perguntas e reflexões dessa importante discussão, promovendo insights valiosos e perspectivas fundamentais para a compreensão das experiências dos jovens negros na sociedade contemporânea.
Este evento foi uma oportunidade de fortalecer laços, promover a diversidade e ampliar nosso entendimento sobre as diferentes vivências e perspectivas presentes em nossa comunidade escolar. Juntos, construímos uma experiência memorável e contribuímos para a promoção de um ambiente mais inclusivo e consciente.
Tendo como mote a construção de conhecimento e sua contribuição significativa para o projeto de vida dos estudantes, foi realizada uma Roda de Conversa na Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino sobre a importância da pesquisa científica na vida escolar e profissional do jovem. A ação conta com relatos das professoras orientadas de Iniciação Científica da escola, bem como alguns de seus orientandos que desenvolvem projetos nas mais diversas áreas de conhecimento, contando com a mediação das coordenadoras pedagógicas. Para dialogar sobre sua experiência no acompanhamento do Programa de Iniciação Científica da Rede SESI Bahia, que possui mais de 70 grupos de pesquisa distribuídos em 11 escolas por todo estado, também contou com a participação da especialista em Iniciação Científica, Fabiane Lima, que trouxe orientações essenciais sobre a trajetória do jovem pesquisador . Os estudantes da plateia enriqueceram as discussões e conheceram um pouco mais sobre a importância de realizar e socializar as pesquisas de projetos a partir da identificação de problemas locais e globais, com a criação de soluções inovadoras e sustentáveis.
Durante o mês de outubro, nas turmas da 1ª série do Ensino Médio, foi desenvolvida a leitura do livro “Quem tem medo do feminismo negro” da escritora Djamila Ribeiro. Os nossos estudantes produziram apresentações em vários formatos tais como Programa de Tv; Podcast; Peça teatral; Roda de conversa, cujas temáticas foram “Racismo estrutural”; Racismo recreativo”; “A sexualização do corpo da mulher negra”; “Feminismo negro”; “O mito da democracia racial” temas pertinentes para promoção do debate sobre a questão racial que, infelizmente, ainda faz tão presente em nossa sociedade. Como ressalta a filósofa norte-americana Ângela Davis em uma sociedade em que o racismo é estrutural e institucional “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, no sentido de que é necessário um esforço ativo contra essa violência tão enraizada em nosso cotidiano e a escola exerce um papel fundamental nesse debate.
Neste mês de setembro, os estudantes do 9ºD embarcaram em uma jornada única que mesclou sensibilidade e pensamento lógico, abordando o relevante tema do Setembro Amarelo sob uma ótica matemática estimulando a reflexão sobre saúde mental e empatia no ambiente escolar.
A proposta que partiu de quatro estudantes da turma, teve apoio da professora tutora Zimara Copque, que mediou as atividades que seriam desenvolvidas em grupo. Após divisão diversificada, os estudantes se reuniram para resolver os desafios matemáticos relacionados aos objetos de conhecimento: Função do 1º e 2º grau, Estatística e Trigonometria.
A principal meta era demonstrar aos colegas como a matemática pode ser uma poderosa ferramenta para compreender e abordar questões significativas em nossa sociedade. Foi um momento marcante em que a matemática se uniu à conscientização sobre saúde mental, destacando o potencial transformador da educação e da empatia em nossa comunidade escolar.
No mês de setembro recebemos o artista Samuca Santos em mais um Programa Altos Papos . Samuca foi uma referência para as produções das atividades de Artes da 2ª série do Ensino Médio, por trazer em suas obras a relação do homem versus a natureza dentro de um âmbito surrealista, nos lembrando que de alguma forma todos os seres estão interligados.
Os estudantes desenvolveram seus próprios trabalhos intitulados “Margeando o Infinito” pois, a arte tem a possibilidade de tocar aquilo que não se tem extremidade. A proposta foi idealizada pela professora Thaís Medeiros, em parceria com a biblioteca escolar e com o apoio da estudante Brisa Nzinga que também atuou como mediadora do programa. Esse encontro contou com a apresentação de um grupo de dança como atração cultural, formado por estudantes de diversas séries, que abrilhantaram ainda mais o momento, trazendo todo o protagonismo estudantil.
Os alunos do 7° ano da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, realizaram experimento durante as aulas de Ciências com a professora Elane Melo, intitulado "Explorando a Química: Reações do Ácido Acético em Diferentes Materiais", para investigar como o ácido acético, encontrado no vinagre, interage com materiais comuns que encontramos no nosso dia a dia. O objetivo deste experimento é entender as propriedades químicas do ácido acético (CH3COOH) e sua capacidade de reação e como essa substância envolve materiais como folhas, cascas de ovos e clipes de metal. Além disso, utilizamos o Labdisc, uma poderosa ferramenta de medição, para monitorar o pH da água e do vinagre antes e depois da ocorrência.
A equipe ÓRION conseguiu o título de MELHOR ESCOLA PARTICULAR na OBR 2023 no Nível 1 da competição. A equipe formada por Ester Souza dos Santos 7ºC, Isa Beatriz Santos Muniz 7ºD, Maria Luiza Carneiro Barros Lima 7ºA, Lara Eduarda Gomes de Souza 7ºA e pelo Técnico Maurício Lima, conseguiu esse prêmio depois de quase 06 meses de muito treinamento. É importante citar também, o apoio da Professora Priscila Pereira e da Coordenadora Thaís Regina em todo o processo de preparação para esse torneio.
Parabéns pelo título!
Olá, caros leitores! Hoje, gostaríamos de compartilhar com vocês um resumo emocionante de uma aula especial que aconteceu recentemente em nossa escola. No dia 12 de julho, a turma do 2° ano C, da disciplina Faces da Justiça, teve o privilégio de receber uma visita inspiradora da Professora Plena na Universidade do Estado da Bahia e Perita Criminal no Laboratório Central de Polícia Técnica da Bahia (LCPT/BA), Bárbara Cristina Tavares Moreira. A aula foi ministrada com o apoio da professora Paula Jade Silva, que tornou esse evento possível.
O tema abordado nessa ocasião foi "Princípios Básicos de Hematologia Forense", um campo fascinante que explora a análise sanguínea para fins de investigação criminal. A turma estava curiosa e ansiosa para mergulhar nesse assunto desafiador. A aula teve início às 9h e estendeu-se até as 11h30, proporcionando aos alunos tempo suficiente para explorar os conceitos teóricos e também se envolverem em uma atividade prática empolgante.
A primeira parte da aula envolveu uma exposição teórica, onde a professora Bárbara Cristina Tavares Moreira compartilhou seus conhecimentos especializados sobre a base dos testes de análise sanguínea em investigações criminais. Os alunos tiveram a oportunidade de entender a importância da hematologia forense e como ela desempenha um papel crucial na resolução de crimes.
Em seguida, os estudantes foram convidados a participar de uma atividade prática de tipagem sanguínea. Com o auxílio dos estagiários de ciências da natureza, Luiz Felipe Souza e William Brambila, cada aluno teve a chance de experimentar pessoalmente as técnicas usadas na identificação de diferentes tipos sanguíneos. A sala de aula foi preenchida com entusiasmo enquanto os estudantes manipulavam as amostras e realizavam os testes necessários.
A aula proporcionou uma oportunidade única para os alunos colocarem em prática os conhecimentos aprendidos, tornando o processo de aprendizagem muito mais envolvente e significativo. O entusiasmo e a curiosidade demonstrados pela turma refletiram a qualidade do ensino oferecido por nossos professores e a relevância dos conteúdos abordados na disciplina Faces da Justiça.
Agradecemos imensamente à Professora Bárbara Cristina Tavares Moreira por compartilhar seus conhecimentos e experiências com nossa turma. Sua presença e orientação foram inestimáveis para o crescimento intelectual dos estudantes, abrindo suas mentes para um novo campo de estudo e ampliando seus horizontes no mundo da ciência forense.
Por fim, gostaríamos de parabenizar os alunos do 2° ano C por seu entusiasmo e dedicação durante essa aula especial. Esperamos que essa experiência tenha despertado em vocês um interesse duradouro pela Hematologia Forense e pela importância do trabalho realizado pelos peritos criminais no sistema de justiça. Continuem explorando, questionando e aprendendo, pois vocês são o futuro da ciência e da justiça!
Até a próxima postagem, caros leitores, e lembrem-se sempre de buscar conhecimento além dos muros da sala de aula.
O museu é um espaço de aprendizagem onde variadas formas de expressão e informação estão à disposição dos seus visitantes. A curiosidade e a busca pelo conhecimento possibilitam aos visitantes um melhor entendimento a respeito da cultura, contexto histórico, tecnológico, processos de pesquisa e conservação, documentos e obras. Existem ainda os espaços interativos e multidisciplinares que unem diversos conceitos e possibilidades em um único local, como no caso da Estação Ciência, Museu Tecnológico que incorpora o Centro Cultural SESI Casa Branca, um espaço para aprender, se divertir e interagir. A turma do “6º ano E”, da escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino acompanhada pela professora Sandra Regina, docente de Ciências que relatou: “a aula de campo foi muito interessante, pois eles interagiram e ampliaram os conhecimentos sobre as funções do cérebro, realizando diversas associações dos assuntos já desenvolvidos durante às aulas”.
O objetivo dessa aula de campo foi promover o ensino de ciências de forma contextualizada, significativa e dinâmica, além de explicitar pontos relevantes em que os Museus de Ciências podem contribuir para facilitar o acesso ao conhecimento científico e estimular a Alfabetização Científica, mostrando a importância do papel da mediação e das atividades desenvolvidas nesses locais.
Para a estudante Clara Farias “a visita foi muito boa pois conheceu coisas novas, além de aprender mais curiosidades sobre a cidade de Salvador e explorar o corpo humano”. Para o seu colega Davi Santana: “interagir com os protótipos sobre sistema nervoso foi muito educativo, pois aprendi como o cérebro reage quando estamos dormindo ou estressados. E também foi muito legal conhecer e brincar no parquinho”. Para o outro colega da turma Pedro Gabriel Lopes “ a apresentação dos monitores do museu e da professora Sandra foram muito importantes pois mostraram para a gente sobre o funcionamento do esqueleto, além de ter sido uma experiência muito legal”.
Ao passar por estações diferentes, os estudantes aprenderam conceitos de neurociências na prática, tendo acesso às estruturas cerebrais compartimentadas, compreendendo como funciona o cérebro. “Eles ficaram encantados e eu também”, reconheceu a professora Sandra.
O Programa Altos Papos contou com a participação do talentoso artista de grafite Oliver Dórea (@artsoliver) , que nos encantou com sua arte poética e surrealista, explorando a conexão ancestral do homem com a natureza. Sob a mediação da bibliotecária Edinaira Cunha e a idealização da Professora Larissa Caroline Borges em parceira com a Profª Alessandra Mascarenhas, os estudantes também se expressaram artisticamente, recitando poemas autorais. A interseção entre o hip hop e o grafite no contexto baiano também foi abordada em conexão com o livro Bahia com H de Hip Hop do autor Jorge Hiton tornando o evento enriquecedor e inspirador.
Agradecemos a Oliver Dórea por compartilhar sua visão artística, e ao Programa Altos Papos que segue promovendo diálogos significativos e conexões com a arte e cultura, celebrando a diversidade. #ProgramaAltosPapos #ArteUrbana #Grafite #CulturaBaiana #JornadaArtística #EstudantesTalentosos
O projeto Roda de Conversa é realizada pela Biblioteca Escolar em parceria com os docentes de diferentes áreas do conhecimento. A ação contribui para um diálogo sobre temáticas leves e descontraídas entre os estudantes e convidados, que contribuem para o crescimento pessoal e pedagógico da comunidade escolar.
A Roda teve como convidado o musicista, ex-aluno Sesi e ex-integrante da Orquestra Jovem do Sesi, João Victor Melo e aconteceu em parceria com a professora de Língua Inglesa Carina Barreto. O encontro teve como público-alvo as turmas dos 7º anos, com a temática “English around the world”, além dos integrantes da OJS - Orquestra Jovem do SESI.
Como relatos de suas experiências na escola, o convidado trouxe para as turmas a importância do SESI e da Orquestra para a sua vida e carreira, sobre a relevância do estudo e valorização da Língua Inglesa, sua vivência como estudante universitário nos E.U.A. e dicas sobre o processo de aquisição da língua estrangeira.
O evento possibilitou um momento riquíssimo, pois o protagonismo dos estudantes deu-se através da construção de perguntas prévias, construídas em sala de aula, e durante o encontro, com momentos de diálogos com o convidado em inglês.
Na Robótica Educacional, além de termos conceitos de inteligência artificial, engenharia e demais vertentes tecnológicas, dialogamos também com outros componentes curriculares, como: matemática, física, ciências, geografia e inglês. Partindo dessa possibilidade, os alunos do 7º ano, foram desafiados a aliar conceitos, como ângulo, rotação, medidas, proporcionalidade e lógica da programação em parceria com Língua Inglesa, por meio da metodologia learning by doing, ou seja, aprender fazendo.
Mobilizando conhecimentos prévios de inglês, os estudantes construíram frases no simple present e present continuous, utilizando, para isso, o Robô Carro com garra, montado e programado por eles mesmos!!!
A parceria entre os professores Carina Sales (L. Inglesa) e Maurício Lopes (Robótica) possibilitou aos estudantes muita interação e aprendizagem significativa, uma vez que uniu metodologias ativas de aprendizagem como aprendizado entre pares e cultura maker.
A temática da diversidade étnica e cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira. Os discentes da 2ª série do ensino Médio da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino estão trabalhando com esses objetos de conhecimento no componente curricular da eletiva UBUNTU (eu sou porque nós somos) da docente Jaciara Santos. A Educação antirracista é mais do que uma ação para coibir a disseminação de atitudes, falas racistas e preconceituosas relacionadas à cor da pele, mas sobretudo, valorizar a identidade de diferentes povos e, assim, proteger desde cedo as crianças e jovens vítimas do racismo.
Durante o período da I unidade, os estudantes promoveram a reflexão sobre as expressões racistas existentes na nossa sociedade e como podemos combatê-la. Foi utilizado como recurso didático a caixa de expressões racistas do grupo Coração de Educador que consiste em refletir e banir as expressões racistas existentes no nosso vocabulário. Através de diálogos de rodas de conversa e debates, desconstruí-las, pois, fazem parte de um palavreado de uma infeliz recordação da escravidão no Brasil, tendo impacto profundo em quem as fala e escuta. Após a apreensão da proposta do projeto, os estudantes levantaram a importância no enfrentamento ao racismo de cada dia e irão realizar ações de combate ao uso cotidiano dessas expressões racistas com os estudantes do 6º ano.
Sabemos que a grande variedade de matéria encontrada no dia a dia é resultado da combinação de moléculas, que por sua vez são formadas pela união de átomos de elementos químicos. Para evidenciar os fenômenos envolvidos nas mudanças de estados físico da matéria, os estudantes do 9º ano da Escola SESI Bernardo Martins Catharino realizaram aula prática no laboratório de Ciências, utilizando o LabDisc, sob a docência da professora Vanda Franco e o monitoria do estagiário Wiliam Oliveira. Divididos em dois grupos, as turmas alternam a aula teórica com apreensão dos conceitos e pesquisa em sala, e posteriormente , experienciaram de forma empírica os estudos realizados no Laboratório de Ciências de Natureza. Dentre os experimentos vivenciados pelas turmas, foi realizada experiência da mudança de estado físico do sólido para o líquido com cubo de gelo, demonstrando assim as alterações na temperatura, além de experimento com o aquecimento da água com a transformação física do estado líquido para o gasoso, ocorrendo a ebulição e evaporação. Através das experiências, os estudantes puderam corroborar que a composição química da matéria não é alterada, ocorrendo somente as transformações físicas.
Os estudantes do 6º ano da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino participaram do “Encontro com autor” projeto da bibliotecária da instituição Edinaira Cunha que estimula a leitura e promove momentos de conversa e troca de experiências entre os jovens e os autores.
O momento aconteceu no dia 26 de maio e contou com a presença do escritor do infanto-juvenil, “As aventuras do cágado Ajapá”, Rafael Morais. A ilustradora Tânia Soares (que assina como Amarela) e a contadora de história Vovó Cici também participaram do emocionante encontro relatando sobre o processo criativo, técnica utilizada nas ilustrações e a importância da leitura. Os convidados elogiaram as perguntas elaboradas pelos estudantes e consideraram o encontro como “maravilhoso”!
Antes desta ação, as professoras da disciplina de Língua Portuguesa Ivana Catharina, Luciana Ribeiro e Tatiana Dewey orientaram pesquisas, promoveram conversas e leituras com os estudantes sobre a vida do escritor e sobre o livro “As aventuras do Cágado Ajapá que reúne seis contos atravessados pela tradição ancestral da oralidade de matrizes indígena e africana.
Os estudantes ficaram encantados e envolvidos com o evento. Ao final coletaram autógrafos e fizeram registros com os convidados que ficaram muitos satisfeitos com objetivo alcançado.
No dia 11 de maio de 2023, ocorreu posse da nova Diretoria do Grêmio Estudantil, União Estudantil, da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino.
A cerimônia contou a presença da Diretora Escolar, com Comissão Eleitoral formada por Docentes, Coordenadora Pedagógica, Bibliotecária e Estudantes. Líderes e Vice-líderes de turma. Coordenação Pedagógica, Psicopedagoga, Professores, Pedagoga e convidados.
A presidente do Grêmio, Jamile Barros, encerrou o mandato da gestão UECD e passou a Direção para a nova presidente Bruna Laranjeira pela chapa União estudantil.
O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes na Escola. Fazer parte de um Grêmio é uma experiência de cidadania, que fornece aos estudantes conhecimentos e habilidades, como tomada de decisões, falar em público, organização financeira, entre outros.
Como o mundo tem habitado em você? Temos andado tão angustiados com quem (achamos que) deveríamos ser, com quem (achamos que) os outros deveriam ser e como (achamos que) a vida deveria ser, que acabamos desfrutando pouco de quem somos, do que os outros são, do que a vida é. Este é um trecho do livro: “O Mundo que habita em nós” da escritora Liliane Prata, adotado na 1ª série do ensino médio, na área de Linguagens, como parte do Projeto: “A dor a delícia de ser quem se é”.
A ansiedade na adolescência é um tema que se faz cada vez mais presente e precisa ser constantemente debatido. Através da leitura do livro e da produção de seminários com as temáticas: “O Nós” que habita o “eu”; “O apagamento do outro”; “Muros e carências” e “O si mesmo no mundo”, os alunos discutiram pensamentos, ideias e experiências que impactam a autoimagem e autoconfiança dos adolescentes.
Sendo assim, o trabalho com as habilidades socioemocionais cumpre ao mesmo tempo a função de fortalecer a autoestima dos discentes, bem como diminuir a incidência de casos de bullying, de discriminação e de diversos preconceitos que geram grandes problemas sociais. Dessa forma, teremos adultos mais seguros de si e menos intolerantes consigo mesmo e com o próximo.
No último dia 06 de maio as turmas do 9º ano participaram de um aulão dos componentes curriculares de Matemática e Português, ministrado pelos docentes do seriado que realizaram a revisão dos objetos de conhecimento e correção do PASSE (Programa de Avaliação do Sistema SESI de Educação). Aplicado no início do ano letivo, o instrumento teve o intuito de diagnosticar e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, além de procurar evidenciar o aprendizado consolidado, as habilidades que ainda não foram desenvolvidas, trazendo ênfase sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, se ocorreu de modo significativo, proporcionando meios para a intervenção pedagógica e o planejamento de recomposição da aprendizagem ao longo do ano letivo. As aulas transcorreram de forma muito dinâmica e interativa, onde os docentes reaplicaram questões da avaliação de forma gameficada entre grupos, engajando e instigando a participação dos discentes, que, através da sala de aula invertida, apresentaram à turma a resolução das questões.
Tivemos também a apresentação da temática da atividade LETRUS, na qual os estudantes realizaram leitura oral coletiva dos gêneros textuais trabalhados, desenvolver a produção textual no caderno e posteriormente, publicar o escrito na plataforma LETRUS Foi uma manhã muito rica e produtiva.
Com o objetivo de refletir sobre valores universais presentes em diversas tradições religiosas, como a paz, a gentileza, a solidariedade e o respeito, os estudantes da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino protagonizaram uma ação pedagógica promovendo a cultura de paz e não violência na escola, durante as aulas do componente curricular de Ensino Religioso, sob a docência da professora Mônica Costa.
Após conhecer um pouco mais do legado do Profeta Gentileza e sua mensagem de amor e paz, as turmas do Fundamental II desenvolveram habilidades de expressão oral e escrita por meio de atividades lúdicas e criativas, como elaboração de poemas, cantarolar de músicas e produção desenhos e cartazes. Os estudantes visitaram diversos setores da escola como a Central do Aluno, Secretaria, Direção, Biblioteca, Gestão de Pessoas, Sala dos Professores, entre outros, além das próprias salas de aulas de diversas turmas, distribuindo flores artesanais, gestos de gentilezas e declamando poesias, enchendo os corredores, salas e ambientes da comunidade escolar de muito carinho, estímulo a empatia, respeito às diferenças e mensagens de paz.
Este projeto visa resgatar a herança do Profeta Gentileza, um ícone da cultura popular carioca que deixou um exemplo de amor, paz e amabilidade para toda a humanidade.
“Assim como o solo, por mais rico que seja, não pode dar frutos se não for cultivado, a mente sem cultivo também não pode produzir. ” Séneca
O processo de aprendizagem é um eterno desafio e deve ser revisto e repensado a todo instante com o propósito de preparar os alunos para que, no futuro, eles sejam capazes de fazer boas análises, resolver problemas de forma eficaz e tomar boas decisões. Com base nas discussões estabelecidas em sala de aula nos componentes curriculares: Escrevendo Ciência e Com a palavra a Ciência na turma da 2ª série C do Ensino Médio, surgiu o Projeto: “Como transformar o aluno copista em pesquisador? que visa a problematizar o processo de ensino-aprendizagem dos nossos discentes, com o objetivo de fornecer ferramentas para que eles busquem informações por conta própria e as assimilem de forma crítica. Para dar desenvolvimento ao Projeto, foi utilizado o livro: Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem das autoras: Ana Luiza Neiva Amaral e Leonor Bezerra Guerra. Sendo assim, para produção de seminário sobre os capítulos que compõem o livro e no intuito de ampliar as discussões, os alunos da turma visitaram à Estação Ciência, museu interativo que faz parte do Centro Cultural SESI Casa Branca, e lá tiveram a oportunidade de vivenciar uma aula de campo significativa, fazendo-os relacionarem os conteúdos abordados no livro às experiências científicas e tecnológicas lá vivenciadas. Como já dizia Sócrates: o mais alto grau de conhecimento é contemplar o porquê.
Para compreenderem as técnicas de fotografia, como um meio de expressão artística e conhecer algumas das obras mais famosas da história, os estudantes das turmas de 8º ano da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, foram desafiados pelo professor de Artes Visuais, Antônio Neto, a escolher uma obra e realizar a releitura desta, utilizando como técnica a fotografia.
Nos encontros o professor falou sobre a história da fotografia no Brasil e no mundo e ensinou a utilização de aplicativos de edição de imagens que permitem alterar o contraste, saturação e cores das fotos, deixando-as semelhantes às obras escolhidas.
Esse tipo de atividade engaja bastante os estudantes, que deram feedbacks positivos sobre a experiência e coaduna com a BNCC, quando traz como uma das 10 competências gerais o senso estético e ampliação do repertório cultural.
Em abril aconteceu o primeiro “Encontro com o autor” de 2023.
O programa “Encontro com o Autor” é realizado pela biblioteca em parceria com os docentes, e tem como um dos principais objetivos é aproximar o autor e sua obra dos estudantes, estimulando o incentivo à leitura, proporcionando um diálogo reflexivo sobre diversas temáticas.
O encontro aconteceu no Centro Cultural SESI Casa Branca - Sala Letieres Leite, e teve como convidado o Ator e Escritor baiano Leno Sacramento e como mediadores os docentes Rafael Lira e Jaciara Santos.
Leno, que é integrante do Bando de Teatro Olodum, tem trabalhos assinados pelo grupo no Teatro, TV e Cinema. Participou dos filmes: Besouro, Cidade Baixa, Ó pai Ó 1 e 2 e Jardim das folhas Sagradas, fez parte do elenco do seriado Ó pai Ó veiculado na Rede Globo. Em 2021 escreveu o livro Para Desgraça - uma quarta para não esquecer. Uma obra ultra-realista.
Com o tema “Os nós do racismo”, temática que vem sendo trabalhada nas disciplinas eletivas de “Direitos humanos, democracia e ciência” e “UBUNTU - Eu sou porque nós somos” para a 2ª série NEM, ministradas pelos docentes Rafael Lira e Jaciara Santos.
Na ação, os estudantes puderam dialogar com o ator, trazendo suas experiências e reflexão sobre as consequências do racismo na sociedade, proporcionando uma manhã recheada de emoção, empatia e representatividade.
Desde os tempos mais remotos, o ser humano tem a necessidade de se localizar e se orientar no espaço. Elementos presentes na natureza, como rios, montanhas e tipos específicos de vegetação, permitiram as primeiras formas de orientação e localização, pois serviam de pontos de referência. No entanto, esses elementos não eram muito eficientes em percursos mais distantes nem em situações em alto-mar. Assim, a bússola surgiu há muito tempo e é considerado um dos instrumentos de navegação mais importantes surgidos na história. Consiste em uma caixa com uma agulha magnetizada ao meio, que aponta para o ponto cardeal Norte, na qual sua agulha central funciona como um ímã que interage com o campo magnético da Terra. Assim, há como localizar todos os pontos cardeais e obter orientação em qualquer situação. A bússola teve grande importância para o desenvolvimento das civilizações no século XVI, na Era dos Descobrimentos com as grandes navegações, mas sua história começa no século I, na China, quando foi inventada.
No SESI Itapagipe, os estudantes do 6º ano experimentaram de forma prática o uso desse aparelho milenar de orientação geográfica com o professor Tiago Maciel, extrapolando assim os estudos do livro, no capítulo 3, caderno 1, sob a temática “Orientação, localização e fusos horários”.
Toda a turma se empenhou na tarefa, discutindo e analisando os mostradores das bússolas, que apontavam para lá e para cá, em busca das coordenadas de localização, tornando o ensino muito mais significativo e convidativo para novas pesquisas.
O alto poder de disseminação de notícias falsas se tornou uma grande preocupação na sociedade e diante do cenário atual de excessivas propagações de informações que se distanciam da verdade, houve a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre o tema das Fake News, tendo em vista o impacto social gerado por esse grande mal e suas consequências.
Diante dessa realidade, os estudantes da 1ª série do ensino médio, da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, estão desenvolvendo nas aulas do componente “Leitura e Escrita do Mundo”, reflexões e discussões acerca desta proposta, por meio de seminários sobre as consequências das Fake News, abordando os subtemas: legitimação da violência, cancelamento virtual, linchamento de inocentes, preconceito/ xenofobia e questões de saúde pública. Este componente curricular, propõe para os estudantes uma escrita criativa e a apropriação de habilidades teóricas e práticas necessárias à produção de textos criativos de diversos gêneros.
O objetivo desta sequência didática é propor educação midiática para os estudantes, desenvolvendo o pensamento crítico e científico, estimulando assim a prática de leitura reflexiva das informações encontradas no meio virtual avaliando seu propósito e qualidade como forma de combater a desinformação.
A leitura é um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, além de favorecer o aprendizado de conteúdo específico aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.
Pensando nisso, o Projeto “A leitura cria asas” tem como objetivo despertar nos discentes o gosto e o hábito da leitura. Os estudantes do 7º ano foram estimulados a ir até a biblioteca da escola e escolher um livro com o gênero que mais os agradassem, realizando assim o empréstimo.
No primeiro momento a leitura do livro escolhido se fez na sala de aula, e a proposta foi que concluíssem no período de uma semana em casa e elaborassem uma resenha crítica.
O projeto culminou com os discentes apresentando na biblioteca suas respectivas resenhas de forma leve e comprometida, levando-os a entrar em contato com outros mundos, ampliando seus horizontes, desenvolvendo a compreensão e a comunicação, possibilitando que estes se tornem leitores e escritores reflexivos e críticos compartilhando de forma ativa na sociedade em que se encontram inseridos.
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO: PARAS DROGAS DIGA NÃO!” Com esse “grito de guerra” aconteceu no último dia 11 de abril na escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, a aula inaugural do POERD, sigla que remete a finalidade do Programa de Resistência às Drogas e a Violência, em parceria com a polícia Militar da Bahia. Em encontros semanais, são ofertadas, nas turmas de 6º anos, atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino, ministradas por policiais capacitados pedagogicamente para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes que também recebem uma cartilha de atividades e orientações. No SESI Itapagipe contaremos durante toda a jornada do PROERD com a presença da policial-instrutora Neia, que através de técnicas e métodos de ensino, realizou o acolhimento da turma com a apresentação da proposta do Programa, obtendo um retorno super positivo em forma de participação, explanação das dúvidas e inquietações dos jovens, em relação a essas temáticas que, infelizmente, são um caos social, mas que são questões tão delicadas entre os estudantes. Serão 10 semanas de aulas onde os educandos aprendem a incrementar a autoestima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania, com ênfase na prevenção ao uso de drogas, onde as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. A proposta é atuar em conjunto com educadores, estudantes, pais e a comunidade, em ações voltadas à prevenção ao uso de drogas e redução da violência entre crianças e adolescentes e ao final dos encontros, será realizada uma cerimônia de formatura com os cursistas do Programa.
Foi uma atividade muito interessante, visto que essas auxiliam na compreensão das operações matemáticas, onde os mesmos tiveram a oportunidade de aprender brincando.
Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre a temática Agroecologia e Sustentabilidade, estudantes da 2ª série do Ensino Médio vivenciaram uma aula de campo na fazenda urbana BeGreen, que fica localizada no Shopping da Bahia. Esta vivência foi planejada como parte da disciplina "No meu prato tem História". O componente curricular abrange História, representado pela professora Iracema Guimarães, e Biologia, representado pela professora Elane Oliveira. A BeGreen possui uma proposta inovadora que objetiva transformar o jeito de produzir e distribuir alimentos saudáveis e reduzir os impactos ambientais através da produção sem agrotóxicos e de forma sustentável, com as suas plantações hidropônicas. A aula de campo oportunizou aos estudantes um verdadeiro momento de interação prática tendo contato com uma forma de cultivo totalmente saudável, sustentável e livre de agrotóxicos, e encantou a todos os estudantes que estiveram presentes.
Em março já teve “roda”!
As turmas dos 7º anos foram agraciadas com esse momento especial na biblioteca, mediados pela professora de português, Géssica Amorim Barros. Foi realizada a leitura do livro paradidático “Antologia da literatura indígena: Nós”, com ilustrações de Maurício Negro. A obra trata dos mais diversos temas, dos mitos de origem, às histórias de amor impossíveis, através de uma narrativa que envolve o leitor às situações e desenlaces muito próprios, sempre acompanhadas por um glossário e um texto informativo sobre o povo indígena, contadas ou recontadas por escritores de diferentes nações nativas como Mebengôkre Kayapó, Saterê-Mawé, Maraguá, Pirá-Tapuya Waíkhana, Balatiponé Umutina, Desana, Guarani Mbyá, Krenak e Kurâ Bakairi.
Trata-se de uma obra que oportuniza, de forma preciosa, o contato com as raízes mais profundas de nossa cultura, infelizmente, ainda pouco valorizadas e respeitadas, por falta de oportunidade ou desconhecimento.
A utilização do livro paradidático contribui para o ensino-aprendizagem e formação de aluno-leitor. Os docentes desenvolvem trabalhos relacionados a valores e assuntos diversos, como amizade, respeito, ecologia, honestidade, diversidade, entre outros, despertando o prazer de ler com o que é ensinado, relacionando com o cotidiano dos estudantes.
Fortalecer a relação entre Escola e Família é uma das premissas da Escola SESI, sobretudo, no início do ano letivo, no qual são realizadas reuniões de pais e mestres. O intuito desses encontros é apresentar os integrantes da equipe pedagógica e docentes, as normas de funcionamento e principais projetos da instituição, o Manual do Estudante, bem como a proposta pedagógica e avaliativa dos componentes curriculares.
Ocorrida entre os meses de fevereiro e março, as reuniões abarcaram todos os seriados da escola, do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 2º série do Ensino Médio, e objetiva promover a melhora nas relações e na comunicação da comunidade escolar, tornando o ambiente de aprendizado ainda mais produtivo.
O retorno das reuniões foi muito positivo, como relata Sra. Margareth Santos, mãe de estudante da 1º série: “A escola é a extensão de nossas casas... então sim, precisamos ter conhecimento do que acontece com nossos filhos nesse espaço e observar de que forma poderemos contribuir para no desenvolvimento deles! ”
A Escola Sesi reconhece e valoriza a importância da parceria entre Família e Escola, reforça o estabelecimento de vínculos com a colaboração mútua, visando sempre o progresso dos nossos educandos.
Nos dias 10 e 11 de Fevereiro, a Equipe Chronos, formada por estudantes da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, participou da Etapa Regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE. O Torneio contou com a participação de 27 Equipes, dentre elas, Equipes das Escolas SESI/Ba, escolas particulares de Salvador e, também, Equipes de garagem.
A FLL desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada - em 2023, na Temporada SUPER POWERED, por exemplo, as equipes foram desafiadas a pensarem no desenvolvimento de projetos ligados à energia, ou seja, as Equipes precisaram colocar sua criatividade para pensar num futuro energético inovador.
Dessa forma, a Chronos apresentou no Evento o Totem CAISUS-10, sistema que permite o carregamento emergencial de celulares a partir de um mecanismo híbrido, itinerante e colaborativo, tudo isso sem agredir o meio ambiente, pois utiliza a fonte de energia solar e mecânica.
Além disso, seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, as equipes constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
E não parou por aí, a CHRONOS teve um excelente desempenho na categoria DESAFIO DO ROBÔ e foi semifinalista no torneio, chegando as semifinais após conseguir 285 pontos na ARENA DO ROBÔ, ou seja, de um total de 27 Equipes, a CHRONOS conseguiu a 4ª Colocação nessa categoria.
Importante destacar também, a dedicação da Equipe em todo a jornada de preparação para o torneio, sempre colocando em prática princípios, como: de que somos mais fortes quando trabalhamos juntos, de que respeitamos uns aos outros e aceitamos as nossas diferenças, de que nós aplicamos o que aprendemos para melhorar o mundo em que vivemos, nos divertimos e celebramos o que fazemos e de que exploramos habilidades e ideias novas, usando a criatividade e a persistência para resolver problemas. Aspectos esses que são basilares da FIRST LEGO LEAGUE.
Agradecemos a parceria com o SENAI CIMATEC, pois foi de fundamental importância, a orientação dada por seus professores, sempre buscando um melhor direcionamento da Equipe no Projeto de Inovação.
Além disso, agradecemos também aos familiares de todos os estudantes da Equipe que abrilhantaram o evento participando e apoiando a CHRONOS em todos os momentos.
Por fim, também é importante citar que, durante o processo de preparação, a CHRONOS visitou o GAAC (GRUPO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER), promovendo uma tarde de brincadeiras, entrega de presentes e muita diversão com a montagem de robôs. Observando assim, o aspecto inclusivo na formação e construção de valores para os atletas da Equipe. Haja vista, uma frase que é sempre lembrada na Robótica Educacional é a de que todo o processo “É muito mais que robôs”, ou seja, na formação e educação de jovens cientistas, precisamos ir além da montagem e programação, nos preocupamos na formação de cidadãos competentes e preparados para viver em um mundo diverso, de maneira igualitária e justa.
No mês de novembro, a Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, em Itapagipe, foi uma das premiadas do Guia da Cidadania nas Escolas, projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorreu durante o I Fórum de cidadania Política e contorno com a palestra Magna do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.
O projeto premiado foi idealizado pelas professoras da área de Ciências Humanas do Ensino Médio: Andreia Sanches da Encarnação Serra (Geografia), Jaciara Ferreira dos Santos (Filosofia) e Iracema Seabra Guimarães (História), que oportunizaram palestras sobre o Eleitor do Futuro em parceria com TRE, na pessoa de Adriana Passos. Teve também a continuidade das ações com os debates políticos promovidos pelos estudantes no projeto “Eleições, e eu com isso?” com o intuito de estimular o protagonismo juvenil a partir da participação política, estimular o senso crítico; Promover o debate e a reflexão sobre a democracia; Aprender noções básicas para identificar conteúdos falsos ou deslocados e impedir sua disseminação de notícias falsas. Essa última ação contempla mais de 500 alunos do NEM e 9º ano.
A Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, recebeu no dia 01/09/2022 o comediante e professor de História, Matheus Buente (@matheusbuente) com a proposta, DESMISTIFICANDO A HISTÓRIA, um papo super interativo para os estudantes das turmas de 9°ano.
Na mediação da conversa, contamos com os professores Iran Souza (@iransdc) de História e Manuela Ribeiro (@manuacribeiro_fx) de Ciências e com apoio da coordenadora das turmas dos 9º anos, Ana Paula Sobrinho (eu_paulinha_s) e da bibliotecária da escola Edinaira Cunha (@nairaccunha).
O encontro teve como principal objetivo desconstruir entre os alunos que História é algo analisado apenas no pretérito e que verdades são absolutas e datas e fatos são incontestáveis.
O encontro foi super bem-humorado, e não podia ser diferente, enquanto comediante, Matheus tem um jeito irreverente e muito cativante de abordar temas muito relevantes. Contando com a participação ativa dos educandos o professor dialogou acerca da verdade dos fatos a respeito de eventos e datas históricas como o 07 de setembro e 02 de julho, onde infelizmente os livre vêm contando sob uma perspectiva distorcida e geralmente de um ponto de vista só.
Foi de fato uma tarde enriquecedora, que abriu o mês do setembro amarelo com muitas risadas, conhecimentos e trocas. Sabemos que a aprendizagem perpassa pela afetividade e nada melhor que aprender sorrindo!
Na última semana do mês de outubro, as escolas do SESI Bahia promoveram simultaneamente a SNLB – Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e a Mostra STEAM.
A SNLB mostra aos usuários que a biblioteca é muito mais que apenas um ambiente de busca de informações, mas que integra diversas atividades culturais, tecnológicas e educacionais, ocorrendo ainda o Concurso Literário em Rede e atividades presenciais em cada escola.
Por sua vez, a Mostra incentiva a pesquisa aplicada estimulando os estudantes a empreenderem seus conhecimentos no desenvolvimento de projetos de pesquisa concluído às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Na ocasião, tivemos a culminância dos trabalhos experimentados pelos estudantes junto aos seus tutores, ao longo do ano letivo, com a socialização das propostas de criação de soluções inovadoras, tecnológicas e desenvolvidas, através de reflexão e investigação sobre as problemáticas locais e globais, desenvolvidas conhecimentos integrados às diversas áreas.
Na programação do SESI Itapagipe, tivemos eventos diversificados com os Altos Papos trazendo ex-alunos do SESI como cases de sucesso, além de bate papo com a mentora de Carreiras Marluce Santana sobre Projeto de Vida e Carreira. Momentos Poéticos, Mostra de Talentos dos Estudantes, Contação de Histórias no Teatro das Sombras e Esquetes Teatrais. Atrações musicais convidadas também marcaram presença na ação, além de workshops do Ensino Médio apresentando a Feira de Profissões.
A professora Ivana Catharina junto com os estudantes do 6° ano A convidaram para um bate-papo, a professora de Língua Inglesa Carina Barreto. O encontro aconteceu no dia 19 de outubro de 2022 e teve como objetivo aprender e escutar as vivências da professora referente aos intercâmbios realizados nos Estados Unidos, país sorteado para a turma representar no projeto INTERCLASSE.
A professora Carina compartilhou seus conhecimentos e abordou questões sociais, econômicas, culturais, geográficas e também falou sobre os símbolos nacionais. A ação auxiliou os estudantes na imersão cultural do país através de uma diversidade de recursos como: fotos, livros, cartões postais e vídeos.
Um segundo encontro foi proporcionado devido ao grande interesse por parte dos estudantes. Sendo assim, as atividades contribuíram para a fundamentação teórica trazendo ferramentas de motivação para a construção final das apresentações do projeto.
Todo mês é mês da consciência negra! Com base nessa máxima, aconteceu em 08 de outubro de 2022 o sábado letivo com a ação da área de Ciências Humanas intitulada Tela Preta.
Com o objetivo de proporcionar uma reflexão crítica do diálogo sobre a leitura fílmica de temas do povo negro, os estudantes foram convidados a dialogarem através de roda de conversa, mediados pelos docentes, além da produção de atividades e criação de materiais temáticos, após análise reflexiva das discussões.
Como tiveram como fundamentos mote quanto à cultura do povo negro, representatividade, escravidão, combate à desigualdade racial, preconceito, lei de cotas, ações afirmativas como políticas sociais de combate a discriminações étnicas e raciais, etc.
As sessões de filmes na foram exibidas por seriado, quais foram as longas-metragens: A Rainha de Kata (6º ano), Histórias Cruzadas (7º ano), Doutor Gama (8º ano) e Medida Provisória (9º ano e 1ª série). Ao término das sessões, os estudantes trouxeram suas aulas sobre a experiência estética das sessões e os registros como participação-papo: OPORTUNIDADE DE CONHECIMENTO; IMPORTÂNCIA DA IGUALDADE SOCIAL; NÃO BASTA NÃO SER RACISTA, É PRECISO SER ANTIRRACISTA; IMPORTÂNCIA DA DEMOCRACIA; VIDAS NEGRAS IMPORTAM.
No dia 07 de outubro foi realizado a culminância do Unimat, Projeto desenvolvido pela área de Matemática da Escola Sesi Comendador Bernardo Martins Catharino. Este projeto tem como objetivo trazer propostas pedagógicas por meio da ludicidade, proporcionando aos alunos um olhar diferenciado para a matemática e utilizando ferramentas diversas para o desenvolvimento de habilidades como trabalhar em equipe, desenvolver a autonomia, resolução de problemas, organização, atenção, concentração, criatividade e tantas outras afins.
Os estudantes foram os protagonistas do processo e tiveram a oportunidade de desenvolverem-se, através das estratégias de ensino utilizadas durante as etapas que desafiaram o Unimat, mudando assim, a rotina de sala de aula trabalhando com temas transversais, em consonância ao tema da Copa de Mundo.
Neste ínterim, os alunos tiveram a orientação dos docentes, a fim de participarem das duas etapas do projeto, sendo o primeiro momento realizado pelas seguintes etapas: Apresentação de seminário; Construção do monumento; Confecção da mascote da turma; Criação de paródia; Definição do Grito de guerra.
Já a segunda etapa foi composta por circuito de jogos matemáticos compostos por: Twister; Caça palavras gigantes; Equilíbrio da taça; Orelhudo; Derruba copos; Passa-passa com o pé; Tremelique; Quebra cabeça com piscina de bolinha; Popet gigante; Boliche às cegas; Resta um.
Foi fantástico desmistificar o “bicho papão da matemática”, envolvido assim, um olhar diferenciado para a matemática!
Reflexões sobre a valorização da vida, respeito, empoderamento, representatividade, entre outras temáticas, permeiam a nossa escola durante todo o ano letivo e não apenas como um recorte alusivo ao novembro negro.
E foi por isso que, no dia 30 de setembro, a nossa escola teve a honra de recepcionar para mais um “Encontro com o autor” a escritora baiana Ana Fátima, para dialogar com os nossos alunos sobre " Literatura Negra: a importância da representatividade da mulher negra na literatura."
A ação foi desenvolvida em parceria com as professoras da área de Ciências Humanas Jaciara Santos, Andreia Sanches e Iracema Guimarães e pela bibliotecária Edinaira Cunha. Antes de iniciar o bate papo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a autora e suas obras, que tiveram a disposição para aquisição e autógrafo.
A medição do bate papo ficou por conta da nossa querida professora, Jaciara Santos, que trouxe lindamente uma manhã recheada de reflexão, emoção e muita representatividade, contando com a participação ativa dos educandos.
As professoras da Área de Ciências Humanas do Novo Ensino Médio através do projeto intitulado “Eleições, e eu com isso?” fortaleceram a parceria com o TRE, Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, através da Comissão de Combate à Desinformação, que lançou em 30 de agosto três projetos educacionais para fomentar o enfrentamento às Fake News.
A ação contou com a participação de mais de 500 estudantes do Ensino Médio e do 9° ano do Ensino Fundamental, tendo uma grande repercussão midiática, contando com a cobertura da Rede Bahia, Band e TVE. Na ocasião foram lançadas a Cartilha Digital (Urninha e Votinho no Combate à Fake News) um Quizz, com uma espécie de jogo eletrônico, com perguntas e respostas, além de um pacote de figurinhas com stickers sobre as eleições, que foram disponibilizadas para a comunidade escolar.
Todo o processo contribuiu para a promoção do protagonismo juvenil a partir da participação política, estimulando o senso crítico, com debate e a reflexão sobre a democracia, além de socializar noções básicas para identificar conteúdo falsos ou deslocados, impedindo assim, a disseminação de notícias falsas.
No dia 11 de agosto, dia do estudante, realizamos a segunda edição do projeto FAVELA NERD. O evento que é presente e presente ao objetivo das professoras Viviane, com a de mais um r de intelectualidade que emergiu da favela da Bahia, fazendo jus à ação de desmistificar que a favela é um apenas criminalidade, drogas e violência. Através de um bate papo com o artista EdCity, que dá voz aos guetos e comunidades através de suas letras de músicas com fortes críticas sociais, debatemos sobre o empoderamento deste, habitado, na grande maioria, por pessoas pretas e pobres, e mostra que na favela também tem NERD!
No dia 08/08/2022, 10 alunos da Escola Sesi Comendador Bernardo Martins Catharino, receberam o certificado por serem classificados para a segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP).
A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A prova é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade de cada turma, e os estudantes tiveram 2h30min para resolver as 20 questões referentes à primeira fase.
Durante a realização das Oficinas preparatórias (que aconteciam em turno oposto as aulas), contamos com o material didático de apoio, plataforma da OBMEP, aplicação de simulados e resoluções de provas anteriores, a fim de estimular os estudantes e promover o estudo da Matemática. Para tanto, utilizamos diversas estratégias de aprendizagem para despertar o interesse dos nossos alunos.
No dia 02/08, foi veiculado na plataforma OBMEP, o resultado dos alunos classificados para a segunda etapa. Conheçam os nossos estudantes: http://www.obmep.org.br/classificadosAlunosFase2.do?mecCode=29532400&x=9&y=5
Estamos muito entusiasmados, por ter a oportunidade de dar continuidade a esse trabalho, contribuindo na formação dos nossos estudantes!
Parabéns para os nossos estudantes!
Parabéns para os nossos professores!
#segundafaseobmep
Iniciamos o mês de agosto em diálogo com os nossos estudantes, dos 6º anos, sobre a temática: Trabalho Infantil. Esse diálogo foi uma parceria realizada entre o Sesi Itapagipe e a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, a fim de promovermos a valorização da cidadania e o protagonismo juvenil. Dialogar sobre esse tema, viabilizou reflexões acerca de assuntos que perpassam às temáticas transversais sobre Trabalho e Projeto de Vida, concebidas pela BNCC, bem como, potencializar os nossos estudantes no entendimento, acerca da importância da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
As professoras dos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa, trabalharam a temática, associada aos objetos de conhecimento desenvolvidos na II unidade em sala de aula, buscando maneiras de auxiliar na prevenção do trabalho infantil. Para tanto, utilizaram-se de metodologias ativas de aprendizagem.
O diálogo foi mediado por um auditor fiscal do trabalho, representando a SRT/BA, onde ele contextualizou a música "Sementes", relacionando ao cenário atual.
Os estudantes foram estimulados a contribuírem com a reflexão, verbalizando suas impressões e conhecimentos, utilizando-se também da linguagem não verbal, por meio de desenhos ilustrativos que fizessem sentido à prevenção do trabalho infantil.
Seguem algumas fotos, selando esse momento e QrCode para acesso a música.
Agradecemos a todos os profissionais envolvidos!
Na nossa mais recente edição do programa Altos Papos, realizado no dia 25 de julho, a nossa escola recebida a psicóloga Karla Cilene, que atua como psicopedagoga na Unidade SESI Candeias, para dialogar com os alunos do 9º ano do Ensino fundamental e da 1ª série do Ensino Médio anos sobre o tema “Ansiedade: mitos e verdades”.
O diálogo contorno com a mediação da Psicopedagoga Rosane Carmo e da Bibliotecária Edinaira Cunha, com apoio dos Professores e Coordenadoras Pedagógicas.
Os nossos pacientes são preocupados com a preocupação com o transtorno, que pode ser preocupado com o problema, etc. natural do corpo.
Foi um momento muito rico e importante, e aprendizados, que conhecimento foi reservado para a construção do auto e para a saúde socioemocional dos estudantes.
No dia 14 de junho, A Escola Comendador Bernardo Martins Catarino- SESI Itapagipe, protagonizou um encontro com a equipe pedagógica do TRE (Projeto Eleitor do Futuro) na pessoa de Adriana Bittencourt Passos, e as turmas do 1º ano do NEM, cujo tema desta palestra foi: O processo eleitoral e sua importância na sociedade.
A equipe do TRE utilizou como recurso didático quatro urnas eletrônicas onde nossos alunos tiveram uma experiência de participar de uma eleição simulada. Os professores devem trabalhar em propostas por um dia. Além disso, também foram distribuídos as revisões educativas sobre a importância do voto, ampliando o intervalo da temática de forma lúdica.
A palestra do TRE faz parte do projeto intitulada: Eleições, e eu com isso? organizado pela equipe de Ciência Humanas do NEM da nossa escola: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. O projeto tem como objetivos: Promover o protagonismo juvenil da participação, estimular o senso crítico; promover o debate e a reflexão sobre a democracia; aprender noções básicas para identificar conteúdo falsos ou deslocados e impedir sua disseminação das notícias falsas.
A culminância deste trabalho se desdobrou em um debate político durante uma semana do mês de julho, com uma apresentação das propostas políticas para as áreas de saúde, educação, segurança, bem como ações coletivas.
No início do mês de junho, os professores de Língua Portuguesa, Danilo Hermida e Alessandra Mascarenhas, em parceria com a professora de Língua Inglesa, Larissa Caroline, e a bibliotecária escolar Edinaira Cunha, organizam a SEMANA NERD ITAPAGIPE . Ideia que surgiu a partir do tema “Cultura pop oriental” em alguns poucos materiais e didáticos e trocas que foram surgindo de aula, a temática temática.
Em clima de muita animação e nostalgia no ar, os alunos deram um show, falando dos animes e mangás criados desde as décadas de 80 e 90 na tv aberta e canais fechados. Além disso, criaram destaca-se como diferenças entre animes, mangás e doramas, diferenças entre otaku e abrilhantando as apresentações, destacamos o stand de Língua Inglesa e os Games, orientados pela professora Larissa Caroline, onde os estudantes conhecem os diversos jogos da época aproveitando muito, foi diversão do começo ao fim.
Semana Nerd Itapagipe teve sua culminância com um desfile muito especial de otakus e cosplayers, onde os estudantes trouxeram vida aos personagens que tanto admiram.
Transpor a ideia do livro para vida real é uma estratégia que tem se mostrado muito eficaz e isso fica bastante significativo dos estudantes nesse tipo de ação. Escola é espaço do privilegiado para ampliar o repertório por meio de outras culturas e gêneros privilegiados.
Como mais uma ação conjunta e abrangente no intuito de auxiliar no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, tão necessárias no contexto em que estamos vivendo, a equipe pedagógica da Escola SESI Comendador Bernardo Catharino desenvolveu a ação Pipocando Emoções com a exibição do filme “Red: Crescer é uma fera”, para toda a comunidade escolar.
O longa-metragem abusa da criatividade na abordagem do rico universo dos adolescentes e suas crises existenciais implícitas ao processo de amadurecimento. Com leveza, mas sem perder a profundidade, o filme parte das oscilações de humor – um clássico entre os adolescentes, além de trazer um festival de metáforas bem construídas do contexto dessa fase. Indagações sobre os desejos e sonhos, sobre atender as expectativas dos pais, e principalmente a abordagem muito sábia sobre a importância de os pais confiarem nos filhos.
Questões essas postas em roda de conversa com as turmas, após a exibição, que contou com participação e troca de experiência dos discentes, sob a mediação docente que trouxe reflexões da temática e a criação ao final, de uma nuvem de palavras de como representou este momento para cada um deles. Assim, todos refletiram que o filho perfeito não existe, assim como também não existem pais perfeitos, mas que toda a família deve estar em harmonia e diálogo que melhor contribua para o desenvolvimento dos jovens.
Crédito: Filme: Red: Crescer é uma fera (Disney PIXAR)
A Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, recebeu na última terça, 24/05, a Professora Dra. Bárbara Carine, a Intelectual Diferentona, para um bate papo com as turmas dos 8º anos .
A Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, SESI Itapagipe, promoveu na manhã do último dia 30 de abril o Dia da Família na Escola, a fim de propiciar a integração dos pais e responsáveis com a Escola de seus filhos. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre instituições escolares e familiares e/ou responsáveis, O Ministério da Educação (MEC) instituiu um dia da família na escola sob o lema: “Um dia para você dividir responsabilidades e somar esforços”. A participação ativa das famílias na rotina escolar dos filhos é de suma importância, assim, quanto mais a escola amplia suas estratégias e promove ações de comunicação e engajamento, fortalece essa parceria com as famílias.
O evento contou com as boas-vindas da Diretora Luciane Abreu e a presença do casal representante da Escola de pais do Brasil, Marcos e Marama, divulgando a renovação da parceria com a Escola para realização do Círculo de Debates. Em seguida foram promovidas oficinas variadas pelos docentes com atividades de cultura, arte, saúde, lazer, educação, ciência e tecnologia, contemplando os estudantes e suas famílias. Por meio de dinâmicas e reflexões coletivas tivemos uma intensa participação de toda a comunidade escolar, nesta manhã alegre, repleta de manifestações de contentamento com a retomada das atividades presenciais, sendo possível experienciar momentos lúdicos e de muita interação nas oficinas de cordel, música, zumba, alongamento, estética afro, desenho e pintura, robótica, circuito saúde, jogos matemáticos, karaokê, antibullyng, saúde emocional, jogos e samba de roda.
Em março, os professores de Língua Portuguesa, levaram seus alunos para realizar a leitura dos livros paradidáticos na biblioteca. Os livrosdidáticos para criar oportunidades para novas abordagens fizeram para desenvolverem trabalhos relacionados a valores, ecologia, como amizade, amizade, diversidade, entre outros. Esta forma, aplicação é bem viável e desenvolvida durante aulas.
As turmas dos 8 anos estão lendo o livro “Venºeno Digital”, de Walcyr Carrasco, que traz temas como Ciberbullying e o universo das artes cênicas “Romeu e Julieta”, que conta a história na qual, o casal precisa superar os obstáculos para viver o seu amor.
Já as turmas dos 9º anos estão lendo o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak. Neste livro, o indígena crítico a ideia de humanidade como separado da natureza, “uma humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.
Com o apoio da bibliotecária Edinaira Cunha, utilizamos a biblioteca da nossa escola, para a leitura do trecho que abordou um clássico da literatura “Romeu e Julieta”. A biblioteca vai muito além de um espaço onde os alunos escolhem os livros e passam algum tempo lendo. É importante entendê-la também como um espaço de aprendizagem e aquisição de conhecimento. Por isso, uma biblioteca escolar acolhedora e atraente só tem a contribuir com a formação integral dos nossos alunos. Nossa tarde foi espetacular!
Nos dias 05, 06 e 07 de abril, foi realizada a primeira edição do Programa Altos Papos de 2022 do SESI Itapagipe, com o tema Respeito e Tolerância.
O objetivo do programa é buscar atender demandas que são trazidas pelos estudantes, e juntamente com profissionais especializados, tentar dirimir as dúvidas a respeito do tema, contribuindo para o conhecimento e formação crítica dos estudantes.
A atividade teve a participação do Grêmio Estudantil UCDE, e mediação da Psicopedagoga Rosane Carmo e da Bibliotecária Edinaira Cunha, com apoio da Direção Escolar, dos Professores e Coordenadoras Pedagógicas.
Dar espaço para esses diálogos e discussões, permite que os estudantes tenham acesso a opiniões, culturas e realidades distintas, sobre determinados temas, que contribuem para a formação cidadã. Durante os três dias de debate, os estudantes puderam se expressar, discutindo entre eles as ações e posturas que devem ser adotadas, e o que podemos fazer para melhorar o convívio em sociedade, principalmente dentro do ambiente escolar.
Foi um momento lindo, rico, de grandes aprendizados e reflexões, muito elogiado pelos alunos.
O bate papo idealizado pelas professoras Carina Barreto e Larissa Dórea foi realizado nos dias 24 e 25 de março de 2022 com as turmas dos 9º anos. O evento foi intitulado "Open Mind" e teve a motivação de apresentar a Língua Inglesa através de vivência pessoal e profissional da jovem Marianna de Mello.
A escolha pela palestrante deu-se pelas experiências que o Inglês a proporcionou com pouca idade. Sendo assim, os alunos puderam se identificar e absorver com mais facilidade as sugestões fornecidas.
Marianna se apresentou, forneceu informações sobre como superar as dificuldades e discorreu como o idioma estrangeiro oportunizou o seu desenvolvimento. Além disso, contou como se colocou no papel de protagonista do processo de aprendizagem, passando a se dedicar e falar bastante. Questionou os alunos o que eles ganham com o esforço? ; Qual a importância de falar inglês? e Qual a maior dificuldade na Língua Inglesa?
Por fim, enfatizou que a constância na imersão é fundamental; que o inglês está no nosso cotidiano facilitando essa imersão e lembrou "Don´t translate!, Understand" que significa não traduzir , mas entender!
Com o objetivo de propiciar uma readaptação saudável, promovemos oficinas pedagógicas, seguindo os protocolos de segurança, a fim de viabilizar acolhimento e integração entre docentes, discentes, equipe de apoio e pedagógica, com a realização de momentos específicos de atividades práticas e vivenciais, como por exemplo: dinâmicas, quiz, bate papo, estação por área de conhecimento, momento musical, leitura dos protocolos, regras de convivência, apresentações de robótica e dentre outras.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os professores, colegas e equipe da escola, bem como os espaços, com a finalidade de estimular o engajamento e sentimento de pertencimento do estudante à escola.
O acolhimento já faz parte do planejamento pedagógico anual da escola, porém em virtude da pandemia, que ocasionou isolamento social, se fez necessário dar maior ênfase, devido ao enfraquecimento das relações presenciais e desenvolvimento de problemas no campo socioemocional.
As atividades proporcionaram momentos de fala, escuta e troca de experiências, visando potencializar o sentimento de acolhimento entre os pares, fortalecimento de vínculo e engajamento no retorno dos estudantes à escola.
Falar da Consciência Negra é discutir ações para combater o racismo e a desigualdade social do país, é falar sobre os avanços e lutas do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira. Pensando o mês da Consciência Negra, em que foi obtida a data de 20 de novembro em homenagem e memória do líder negro Zumbi do Quilombo de Palmares / Alagoas, o SESI Itapagipe promoveu no dia (12/11) a culminância do projeto “ Minha pele é linguagem e a leitura é toda sua: pensando raça, racismo e literatura ”que foi desenvolvido durante o terceiro trimestre e teve como base um debate entre as áreas de Linguagens e Ciências Humanas da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino . O título se deu a partir do trecho da música “ Alegria da Cidade”De Lazzo Matumbi e Jorge Portugal. A culminância do Projeto contou com as seguintes participações: Grupo do Espaço Cultural Alagados com apresentação de poesia marginal; Grupo da Escola de Capoeira Dendê de Aro Amarelo do Bairro do Matatu; Felipe Oliveira, ex-estudante da Rede SESI, atualmente, jornalista televisivo. Contamos também com as participações dos nossos estudantes: Maria Alice Xavier, participante do The Voice kids 2021, interpretando a music: “Alegria da Cidade”; Maria Eduarda Passinho com apresentação de ginástica rítmica; Deborah Barbosa, atleta feminina de judô, que discursou sobre os desafios da mulher negra no esporte; Além do Grupo da Orquestra Jovem do SESI interpretando a música “Olorum” de Mateus Aleluia. A ação foi voltada aos alunos do Ensino Fundamental e aos profissionais da educação. O encontro foi transmitido no formato de live com transmissão pela plataforma Teams. E, fechando com “Chave de Ouro”, encerramos o Novembro Negro, no dia 22/11, com mais uma edição do Altos Papos intitulado: “Vocês precisam falar sobre isso” em que foram discutidos temas idealizados por nossos discentes, tais como:racismo, colorismo, lugar de falar, cultura do cancelamento entre outros. Na ocasião, alguns professores e coordenadores se revezaram nas falas e nas mediações com os estudantes. Com essas ações promovemos a reflexão sobre o racismo e sobre as formas de inserção do negro na sociedade brasileira, propondo atitudes inclusivas e respeito às diferenças.
No dia 15 de outubro realizamos uma live para os alunos dos 8º e 9º anos que estão participando do projeto Segundo Idioma. O projeto possui como objetivo geral: Oportunizar a aprendizagem significativa de qualidade em Inglês para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em uma perspectiva de educação linguística, consciente e crítica. Nessa concepção as dimensões pedagógicas, sociais e políticas estão intrinsecamente ligadas, desenvolvendo no aluno competências comunicativas que valorizam a educação e a cultura da comunidade.
A live Entre Línguas foi idealizada com o tema: Desmistificação e valorização da Língua Inglesa e da Língua Portuguesa para conversar sobre alguns questionamentos referente ao aprendizado de uma Língua Estrangeira.
Quantas vezes já ouvimos como é difícil aprender a Língua Inglesa, mas será que a Língua Portuguesa é fácil? E para responder essa e outras perguntas, convidamos uma canadense: Lise Robert (@clicanadá ), que relatou a sua experiência com o aprendizado da Língua Portuguesa, sendo uma nativa da Língua Inglesa e da Língua Francesa.
O SESI-BA e Sinduscon-BA, promoveram em 08/10 o Dia Nacional de Segurança e Saúde na Escola – DNSSE, como parte da Semana CANPAT Construção 2021 - Campanha Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho, coordenada pela CBIC e com a participação do SESI DN. A iniciativa teve como objetivo plantar a semente da cidadania voltada à prevenção de acidentes junto aos estudantes brasileiros do 8º e 9º anos do ensino fundamental, semente que os acompanharão durante toda a vida, seja nas escolas, em casa, nas ruas e, futuramente, no trabalho, como empreendedores ou trabalhadores.
A ação foi realizada na Escola SESI – Itapagipe, para os alunos do 8º e 9º ano, e contou com a participação de 105 alunos de forma presencial e 69 de forma remota.
A edição foi construída com o intuito de envolver ativamente os alunos ao longo das atividades:
Estiveram presentes membros de GT de SST e gestor do Sinduscon BA, membros da gerência e diretoria, coordenações e corpo docente da escola, além da equipe de produção da Unidade Rio Vermelho, todos imprimindo esforços para o sucesso da edição. Foi um lindo evento e o objetivo foi alcançado.
Abaixo segue alguns registros anexos e o link com a cobertura fotográfica.
Oriunda do termo em inglês gamification, a gamificação é o aprendizado com o auxílio de games/jogos. Na educação, professores estão utilizando a gamificação para conquistar os estudantes, aumentar o engajamento nas atividades, desenvolver a autonomia, estimular a competição saudável, o trabalho em equipe e consequentemente o entusiasmo pelas aulas.
Na Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, o componente curricular de Educação Física, vem utilizando este recurso de aprendizagem promovendo uma postura mais exploratória, comprometida e ativa dos estudantes, especialmente neste cenário de ensino remoto/híbrido.
Para tanto, foi planejado para o ano letivo de 2021, sob a orientação e acompanhamento do professor Ricardo Ferreira três torneios, sendo:
Torneio de Xadrez Virtual desenvolvido na I unidade:
Torneio de Basquete Virtual (NBA Live Mobile) acontecendo na II unidade:
Torneio de Futebol Virtual (PES) a ser desenvolvido ao final da II e início da III unidade letiva:
O SESI Itapagipe promoveu no último sábado (14/08), mais um Altos Papos com o tema “Monteiro Lobato”, dando sequência ao Projeto do Departamento Nacional – DN que homenageia o escritor. O encontro contou com a participação de Cléo Monteiro Lobato, bisneta do escritor. Historiadora formada pela USP, escritora e tradutora, Cléo é filha de Joyce Campos (neta que teve contato com o escritor até os 18 anos) e idealizadora de um projeto que prevê adaptações da obra de Monteiro Lobato aos tempos atuais. Atualmente, Cléo dedica-se à tradução do livro “Reinações de Narizinho”, para o inglês. A ação foi mediada pela Professora de Língua Portuguesa Géssica Amorim Barros e a Bibliotecária Edinaira Cunha. A ação foi voltada aos alunos do Ensino Fundamental, profissionais da educação e a todas as pessoas da comunidade escolar, interessadas na vida e na obra do autor. O encontro foi virtual, no formato de live, com transmissão pela plataforma Teams, na qual contamos com a participação de estudantes e pais.
No dia 09 de agosto realizamos um Altos Papos com os estudantes dos 8º Anos, com o tema: "Superação de Obstáculos - Arthur Felipe: um exemplo de resistência e resiliência“. A idealização dessa Live começou quando os docentes estavam estudando o gênero textual reportagem, presente no material didático do Sesi, na qual narra a história de Arthur Felipe, o menino que vendia empadas para comprar seu próprio telescópio e que sonha ir para Nasa. No momento das apresentações, os alunos começaram a interagir com Arthur Felipe pelas redes sociais com euforia e empolgação, a partir disso, surgiu a ideia de surpreender os alunos tirando o Arthur Felipe do “papel” e o trazendo para nossa realidade para que ele compartilhasse conosco a sua história de resistência e resiliência em busca de seus objetivos. Na Live, vivemos um momento muito especial, no qual tivemos convidados que corroboram para que nós atingíssemos o nosso objetivo: incentivar aos alunos, mesmo diante de tantas dificuldades, a superá-las e lutar pelos seus sonhos. A Live transcorreu com bate papo entre os alunos e o convidado Arthur Felipe, explorando questões como as dificuldades financeiras e outras questões sociais que são desafiadoras para que os estudantes progridam na vida. Além de Arthur, o evento contou com a presença da professora de Geografia, Cristiane Oliveira, refletindo sobre a desigualdade social e como esta afeta diretamente o desenvolvimento dos estudantes aqui no Brasil. A professora Viviane Ferreira, como mediadora da Live, concretizou a aprendizagem significativa do objeto de estudo, não só no âmbito da Linguagem, mas sim, na parceria com as Ciências Humanas, dentro de uma visão sociocultural e sócio emocional, salientando aos estudantes sobre a importância de diversificar as nossas práticas pedagógicas , através de exemplos reais , contando também com a presença do professor de Língua Portuguesa Danilo Hermida, que contribuiu com sua história de superação, na qual precisou vender canetas enquanto jovem para custear seus estudos. A participação dos nossos estudantes foi ativa durante toda a Live, o que enriqueceu ainda mais a nossa discussão.
No dia 26 de julho de 2021 foi realizado na Escola Comendador Bernardo Martins Catharino o Altos Papos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino – americana e Afro – Caribenha que é comemorado a cada 25 de Julho.
A data foi escolhida após a realização do 1º Encontro de Mulheres Afro – latina e Afro – caribenhas ocorrido em Santo Domingo, República Dominicana no ano de 1992. Nesse encontro diversas pautas do feminismo negro foram debatidas e metas estabelecidas. Desse encontro também ficou o saldo positivo do reconhecimento de nomes de mulheres negras em diferentes áreas para a cada 25 de Julho pudessem ser devida e merecidamente homenageadas.
E como não iríamos ficar de fora, realizamos com todos os segmentos da nossa Escola uma live repleta de convidadas negras com histórias emocionantes e empoderadas.
Pela manhã a Doutora Alvanita Almeida (ILUFBA/UFBA), a Relações públicas da Banda Didá Viviam Queirós e a Professora Jaciara Santos dialogaram com as turmas dos sextos e sétimos anos sobre racismo, importância da referida data e as questões étnicos raciais na Literatura sob a mediação do Escritor e Professor de Língua Portuguesa da Rede SESI Law Araújo. E pela tarde foi a vez das turmas de oitavos e nonos anos ouvirem as falas da Mestre em Saúde Coletiva Raíza Wallace (UFPR), a Influenciadora digital Sued Costa e a Graduanda em História Tainara Moraes (UEFS) que dialogaram sobre saúde da mulher negra, aceitação e exposição das mesmas na internet sob a mediação da Professora da Rede SESI de Língua Portuguesa Viviane Ferreira que abriu ao lado da colega de rede SESI, Professora Jaciara Santos a live vespertina com um poema. Tudo isso, manhã e tarde regada à brilhante apresentação musical do nosso Pedagogo da Central do Aluno e cantor Alan Santiago.
Implementando mais uma ação do Projeto Gentiliza gera Gentileza foram distribuídas máscaras do sorriso, como uma forma de incentivar atitudes gentis e amáveis com as pessoas.
A psicopedagoga Rosane e o pedagogo Alan visitaram as salas de aulas entregando este lindo e simbólico brinde, envolvendo os estudantes no clima leve e gentil para que sejam agentes multiplicadores.
Muitos acham que não conhecem nenhuma música clássica ou não têm costume de escutá-la, mas a verdade é que ela está mais presente nas nossas vidas do que se imagina. Não precisamos frequentar uma orquestra para ouvi-la, pois esse estilo musical está presente em filmes, séries, e nos diferentes locais do dia a dia. Apesar de parecer distante para muitos, a música clássica possui muitos benefícios e conscientemente ou não, todo mundo com certeza já ouviu algum trecho ao menos uma vez na vida.
Muitos estudos observam que, ao ouvir à música, diferentes regiões do cérebro podem ser ativadas relacionadas a processos cognitivos e emocionais, induzindo inclusive alterações de humor.
A ação da Biblioteca, tem como objetivo despertar o interesse pela música clássica no cotidiano dos alunos, uma vez que ela ajuda a afinar a sensibilidade, e aumenta a capacidade de concentração. Enviaremos mensalmente a sugestão de música clássica, onde será apresentado um link para que o aluno e seus familiares possam ouvir e, também, um breve informativo sobre a composição. Essa estratégia visa como resultados levar o aluno a refletir e buscar mais informações sobre a música apresentada, proporcionando assim um maior conhecimento musical, bem como mais qualidade em sua aprendizagem.
Curiosidades do mundo da música clássica!!!!
Escute agora acessando o link anexo!
Link: https://www.youtube.com/watch?v=9E6b3swbnWg
Você sabia que no dia 23 de abril comemoramos o Dia Mundial do Livro?
Pois é! Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, com a finalidade de comemorar o instrumento mais poderoso para disseminação do conhecimento – o LIVRO.
E pensando em VOCÊ, estamos lançando o #Click&Leia, seu mais novo canal de dica de leitura da Biblioteca.
Todo mês, você receberá indicações de livros em formato eletrônico, disponíveis em domínio público.
Aproveite e viaje no mundo da leitura!
Links:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb00008a.pdf
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb000014.pdf
Você sabia que 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus? A data foi criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), em 1977, com o objetivo de promover os museus enquanto importante meio para o desenvolvimento de compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos.
Atualmente muitas instituições estão disponibilizando visitas virtuais em seus acervos, promovendo assim a valorização do patrimônio histórico cultural da humanidade. Acesse agora, e aprenda se divertindo.
Museu Nacional (Brasil) Descubra o Museu Nacional - Museu Nacional — Google Arts & Culture
Museu de Santana (Brasil) Museu de Santana (eravirtual.org)
Casa da Herança Africana (Quênia) Tour of the African Heritage House with Alan Donovan — Google Arts & Culture
Museu do Louvre (França) http://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne
Museu Nacional (Brasil) Descubra o Museu Nacional - Museu Nacional — Google Arts & Culture
No dia 09 de abril realizamos um Altos Papos com os estudantes dos 8º Anos, com o tema: "Comunidades Quilombolas no Brasil: Quilombos na Bahia". A iniciativa de realizarmos esta ação teve como objetivo, ampliar o repertório dos nossos estudantes, além de enfatizar a importância do nosso povo e cultura regional. Correlacionamos o objeto de conhecimento "População Mundial", tema trabalhado no primeiro trimestre na disciplina de Geografia com a discussão do Altos Papos.
Para esta ação, contamos com a palestrante Flávia Querino da Silva, Pedagoga, Psicopedagoga, Mestra em Relações Étnicas e Contemporaneidade, Tutora do Programa Residência Pedagógica - UNILAB Campus Malês em São Francisco do Conde-Ba, Autora de capítulo no Livro Comunidades Quilombas: Outras Formas de Re-existências e Fundadora do Canal Virtual NUDELQI.
Ao discorrer sobre o tema a palestrante Flávia apresentou diferentes conceitos de Quilombo, abordou a diferença entre certificação e titulação de quilombos no Brasil; expôs a quantidade de comunidades Quilombolas presentes através do Mapa do Brasil, bem como, mostrou as diversas comunidades Quilombolas e sua identidade presente em alguns territórios da Bahia. A participação dos nossos estudantes foi ativa durante toda a live, o que enriqueceu ainda mais a discussão.
Iniciando o ano letivo de 2020 e tendo como diretriz a nova BNCC, a professora Carina Sales desenvolveu um trabalho nos 7º anos visando debater a expansão da Língua Inglesa pelo mundo em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania. Além disso, investigar o número aproximado de falantes da Língua Inglesa como língua estrangeira para analisar o alcance dessa língua no mundo. A atividade teve diversas etapas como conversa em sala de aula, pesquisas sobre o tema, exibição e análise do filme Pocahontas, confecção de perguntas para a realização do Papo aberto e apresentação da historiadora convidada Mariana Uchoa.
Na apresentação, a professora Mariana explanou sobre o processo histórico da Língua Inglesa, demonstrando geograficamente quais os locais que usam o Inglês como primeira e segunda língua; abriu o debate sobre as duas músicas do filme apresentando o dualismo entre colonizados x colonizadores; apresentou algumas experiências de colonização; falou sobre a herança inglesa na Bahia para aproximar a cultura inglesa a nossa realidade, focou na linguagem cotidiana através do uso de diversas palavras em inglês e reforçou o impacto da globalização atualmente.
Todo o trabalho desenvolvido serviu para uma melhor compreensão dos estudantes no que tange a importância e valorização da disciplina Língua Inglesa.
Nos dias 08 e 09/02 aconteceu o Torneio First Lego League – FLL, competição voltada para crianças de 9 a 16 anos realizada em parceria da FIRST® com o Grupo LEGO®, e desenvolvida para despertar o interesse dos alunos em temas como Ciências, Matemática e Tecnologia dentro do ambiente escolar, inspirando e desafiando crianças e jovens a pensarem como cientistas e engenheiros, e o SESI Itapagipe participou com duas equipes, a Chronos e a Invictus. Ambas treinaram intensamente e desenvolveram pesquisas para solucionar problemas relacionados a acessibilidade, dentro do tema que este ano foi City Sharpe – Cidades Inteligentes.
Todo esforço foi recompensado, pois aprenderam e se divertiram muito! Além disso, a Equipe Chronos conquistou o 1º lugar na categoria Solução Inovadora com a pesquisa que trazia como solução um totem que deverá ser implantado nos pontos de ônibus facilitando o acesso de deficientes visuais, deficientes físicos e idosos aos ônibus da cidade. O mais incrível é que essa pesquisa nasceu por conta da necessidade de um dos membros do grupo, o estudante Isaias que aos 12 anos foi diagnosticado com Síndrome de Lambert e desde então tem perdido sua visão e hoje aos 15 anos tem apenas 15% dela. A equipe notou que o colega ocasionalmente chegava atrasado aos treinos e isso se dava pela dificuldade de pegar o ônibus, Isaías relatou que muitas vezes no ponto não poderia contar com um “olho amigo” e por isso tinha dificuldade para se locomover. Então a equipe com o apoio da professora Manuela Ribeiro e do professor Paulo Sérgio desenvolveram a premiada pesquisa.
A equipe vibrou e comemorou bastante, e hoje têm a intenção de levar à frente a ideia e buscar apoio junto a empresas para conseguir tirar do protótipo e colocar em prática. Essa motivação deu-se não só pelo fato de terem sido premiados no FLL, mas também pelo fato de terem emocionado ao púbico, juízes e jornalistas com uma pesquisa tão empática, acessível e inovadora.
No dia 29 de janeiro de 2020 foi realizado na Escola SESI Itapagipe a Aula Inaugural para todos os alunos novos. A equipe de educação (Direção Escolar, Coordenação Pedagógica, Psicopedagogia, Suporte à Gestão, Docentes e demais funcionários) acolheu com muito entusiasmo e receptividade os estudantes. Conduzidos pelo grupo de docentes, os educandos fizeram um tour para melhor conhecer o ambiente escolar e em seguida foram direcionados aos espaços educativos (Ginásio de Esportes, Laboratório de Informática, Laboratório de Robótica, Laboratório de Artes, Sala de Música e Teatro e Sala de Aula) onde foram oportunizados a vivenciar diversas experiências lúdicas e educacionais como: jogos matemáticos, atividades com kahoot, atividade de robótica (Lego), desenhos e pinturas a mão livre, oficina com música e teatro e dinâmica de boas-vindas.Animados com o novo espaço escolar os estudantes retornaram para suas casas com muitas expectativas para o início do ano letivo.
O trabalho com projeto estante mágica nas turmas de 5º ano foi pensado com o objetivo de: desenvolver a habilidade escritora e leitora dos estudantes, de produzirmos um trabalho significativo para o fechamento do ano de 2019 e encerramento das atividades com o Ensino Fundamental I na Rede SESI Bahia de Educação. Para isso, propomos aos alunos que escrevessem sua autobiografia em um livro com textos e ilustrações, utilizando a imaginação para contar sua história de maneira criativa.
Envolvemos os pais dos estudantes levando-os a refletir sobre o período de inconsciência da própria existência a fim ajuda-los a compreender que os alunos precisariam da ajuda dos pais para escrever a autobiografia afinal de contas eles têm entre 10 e 11 anos e nos primeiros anos de vida não tinham consciência de si.
O resultado do trabalho foi muito bonito, pois tivemos uma variedade de lindas histórias, nelas, os alunos se descreviam como príncipes, princesas, guerreiros, rainhas e reis.
Produzimos um ambiente com uma atmosfera de encantamento, beleza e alegria para a tarde de autógrafos, na qual tivemos depoimentos de alunos que estudam no SESI desde muito pequenos que relataram a importância desta escola nas suas histórias de vida, falaram sobre gratidão às professoras que fizeram parte das suas trajetórias e de amigos conquistados neste lugar.
Professores que fizeram parte da história de formação dos alunos no Ensino Fundamental I e que hoje não estão mais no SESI gravaram um vídeo para os alunos homenageando-os e falando sobre a importância destes alunos nas suas vidas. Foi um momento emocionante, os alunos ficaram muito felizes em rever seus antigos professores mesmo que por vídeo e em saber que eles são uma boa lembrança para seus mestres.
Os professores do 5º ano também fizeram uma homenagem para os alunos e suas famílias, cantaram a música “A Paz” do grupo Roupa Nova, momento este em que as emoções falaram muito alto.
Passadas as homenagens, chegou a hora de autografar os livros, os alunos passaram por um tapete vermelho e sentaram na mesa dos autógrafos, as famílias se aproximavam para fotografar com seus filhos e receber os livros autografados por ele.
Os pais agradeciam com emoção à direção, coordenação e professores pelo trabalho e pela colaboração na educação de seus filhos e diziam que esta é a melhor escola do mundo.
No dia 09/12/2019 aconteceu no Evento que comemorou o Dia Internacional contra a Corrupção, promovido pela CGU (Controladoria Geral da União), a premiação do Game Cidadania, jogo on-line que levou os estudantes do Ensino Fundamental II a refletir sobre cidadania, direitos, deveres e como se dá a corrupção.
Nosso estudante João Lucas Gonzaga de Oliveira, participou de todas as etapas e foi o único vencedor do Estado recebendo do órgão as congratulações e o prêmio de um Macbook, no valor de R$ 4.000,00. Nos seus agradecimentos, ele agradeceu pela oportunidade e o incentivo da sua professora Iracema Seabra, que segundo ele, foi decisivo para que participasse.
João, sua família, seus professores e demais educadores da Escola ficaram muito felizes com o feito. Seu vídeo de 1 minuto falou de forma simples como um cidadão deve agir eticamente e combater a corrupção.
O papo aberto de setembro iniciou com grandes emoções.
Não só pelo seu tema atual e importante a ser discutido, mas por termos a honra de receber o nosso ex-aluno, o Jornalista e Escritor Felipe Fonseca que abordou o tema “Fake news & meios de comunicação confiáveis” para as turmas do 8° ano.
Felipe iniciou sua fala com um breve resumo de sua trajetória da escola até a sua formação profissional, frisando sobre a importância do SESI como sua base formadora.
Com muita propriedade alertou os alunos sobre as consequências de compartilhar notícias falsas, mostrando qual comportamento devemos seguir para conseguir distinguir fato de fake para contribuir com a circulação da informação confiável tendo como base fontes seguras da informação.
Policiais do Exército Brasileiro compareceram a nossa escola no dia 20 de agosto de 2019, a fim de promover uma discussão sobre a carreira militar. Na oportunidade, foram dialogados com os pontos importantes sobre as formas de ingresso.
Essa ação se deu em virtude do dia do soldado que é comemorado no dia 25 de agosto e em tempo, foram reforçados a atuação do soldado brasileiro, suas missões, armamentos, patentes/níveis hierárquicos, batalhas, convivências pacíficas, afins.
Para além das discussões, foram apresentados vídeos ilustrativos e distribuição de revistas, para dinamizar ainda mais a discussão. Os nossos estudantes dirimiram as dúvidas existentes e motivaram-se em suas explanações para expectativas futuras relacionadas à carreira militar.
No último mês de agosto a biblioteca ganhou um novo membro para compor a sua equipe.
O lançamento de um Mascote gerou grande vibração e movimento entre alunos e funcionários, que puderam escolher entre três opções de nomes para o mascote por meio de uma votação utilizando uma das ferramentas da Microsoft.
E com 43,6% dos votos o “ratinho mais querido” da Biblioteca foi batizado com o nome de Lohan.
A opção de um “rato” para mascote foi escolhida a partir da famosa expressão “Rato de biblioteca” que nada mais é do que aquela pessoa que frequenta a biblioteca diariamente, seja para ler, estudar, pesquisar ou por puro prazer.
Nós somos felizes por termos vários “Lohans” em nossa Biblioteca, pois o ato da leitura contribui com enriquecimento do vocabulário, dinamização do raciocínio e da interpretação.
A professora Arlene Márcia e as estudantes Mayara Hellen Sena Santos e Carine Vitória dos Anjos Nunes, integrantes do Grêmio Estudantil, representaram a nossa escola, em participação no encontro no dia 31/07/2019 a fim de dialogar sobre as ações que estão sendo desenvolvidas, trocando ideias e experiências com as demais escolas que participam do Projeto Eleitor do Futuro.
Este encontro proporcionou momentos de reflexão sobre as vivências tanto para os profissionais como para os estudantes.
Na oportunidade os estudantes explanaram e trouxeram ponderações sobre as ações realizadas, demonstrando protagonismo e amadurecimento, características que encantaram o público presente.
A participação nesta atividade proporcionou fortalecimento da relação e parceria da nossa escola com a Escola Judiciária TRE-BA além das demais escolas que também aderiram ao Projeto.
Acontecem todos os meses, ou em caráter extraordinário, uma reunião com o Grupo de Pais formado por pais e responsáveis com o objetivo de discutir assuntos pertinentes à escola e trocar informações sobre a educação dos filhos.
Nesses encontros os participantes refletem, discutem e analisam assuntos de cunho educacional, a partir de estudo de casos, leituras de textos, palestras e outras formas de troca e disseminação de conhecimento.
Em julho o tema abordado foi "Metodologias ativas utilizadas na escola". Foi muito interessante e produtivo! Os pais interagiram usando seus aparelhos celulares, participando ativamente da proposta lançada pelo professor, fazendo questionamentos de como acessar o portal dos estudantes e tirando dúvidas sobre questões para orientar os filhos... Em suma, validaram as propostas e avaliaram como um tema muito rico e envolvente.
A literatura de cordel consiste, basicamente, em longos poemas narrativos chamados romances ou histórias impressas em folhetins ou panfletos que falam de amores, sofrimento ou aventuras, num discurso heroico de ficção.
Para compor o nosso projeto "Viajando pelos falares da Língua Portuguesa" convidamos o cordelista Antônio Barreto para ministrar no dia 27/07/2019 uma mini oficina de cordel trazendo um pouco da sua experiência e construção de textos de cordel. Os nossos estudantes dos 6º anos, puderam concretizar o conhecimento a partir de uma experiência lúdica, por meio de mais uma ferramenta e desenvolvendo o pensamento crítico e conhecimentos linguísticos.
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de cinquenta e seis países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e a violência do mundo.
A Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino é parceira da Polícia Militar da Bahia no desenvolvimento do PROERD com as turmas de 5º ano. Nesta quinta-feira 25/07/2019 realizamos a solenidade de formatura do PROERD das turmas do SESI e de escolas do bairro do Uruguai e Lobato que também desenvolvem este trabalho em parceria com a PMBA.
A estudante Sarah Vitória Bueno Valente da turma 5ºE do SESI Itapagipe recebeu a premiação de melhor Redação dentre quase 900 redações escritas.
Contamos com a presença de autoridades da Polícia Militar e do humorista Chiquinho que juntamente com os pais e alunos das escolas supracitadas abrilhantaram o evento.
Nossa escola virou notícia no TRE. Confira a matéria ;)
EJE-BA promove eleição de grêmio estudantil em escola de Salvador
Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental participaram da atividade
Os estudantes da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino - SESI , no bairro de Itapagipe, em Salvador, tiveram uma experiência diferente nesta terça (18/6). Em urnas eletrônicas, os alunos votaram pela primeira vez para escolher a chapa do grêmio estudantil que os representará perante a direção da escola. A atividade fez parte do Projeto Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA).
Os alunos puderam escolher entre três chapas na hora da votação: Roda Viva, Voz Ativa e Aliança Pela Liberdade Estudantil - APLE. Houve campanha eleitoral previamente com apresentação de propostas em todas as salas de aula, além de debate entre integrantes das chapas.
A professora de língua portuguesa, Arlene de Jesus, destacou a importância do "Eleitor do Futuro" na formação dos adolescentes. “Essa dinâmica potencializou a aprendizagem, interação, entretenimento e consciência democrática, que precisa estar constantemente sendo discutida no ambiente escolar”, afirmou.
A coordenadora pedagógica, Carla Jamile também comentou sobre o projeto. “A escola Comendador Bernardo Martins Catharino é parceira da EJE desde 2018. No primeiro ano, realizamos o Projeto Eleitor do Futuro com os candidatos a líderes de turma e neste ano realizamos as eleições do Grêmio estudantil com as urnas eletrônicas. A escola agradece a EJE por proporcionar aos nossos estudantes o contato desde cedo com cidadania e a valorização da democracia”.
Na Bahia, o Projeto Eleitor do Futuro é desenvolvido por meio de atividades realizadas com estudantes de escolas públicas ou particulares. Entre os temas debatidos estão: democracia e a importância do voto, cidadania, eleições, partidos políticos e participação política.
Saiba mais sobre o Projeto Eleitor do Futuro
Matéria: Wallace Cardozo
Para II° Unidade didática, as professoras de Língua Portuguesa dos estudantes dos 9º anos da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, adotaram o Paradidático: Na minha Pele – Autor: Lázaro Ramos. Com a finalidade de aprofundarmos os conteúdos transversais, contidos no livro, como por exemplo: pluralidade cultural, racismo e ética, convidamos o autor para participar de um Papo Aberto.
Essa atividade foi transmitida no dia 08 de julho/19 via live pelo Instagram Escola Sesi, na oportunidade, os estudantes puderam interagir com o autor.
As fortes chuvas que assolam Salvador causaram transtornos nas instalações da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino. Dessa forma, as aulas foram suspensas no turno da manhã do dia 08/07/2019 para providências. Pedimos desculpas aos alunos pelo inconveniente e que fiquem atentos a novos informes pelos canais oficiais da escola.
No dia 18 de junho de 2019 foi realizada a eleição do 1° Grêmio de nossa escola. Até chegar a eleição muito trabalho foi realizado. O conselho dos líderes de turma produziu e validou o Estatuto do Grêmio, daí em diante foram abertas as inscrições e o período de campanha. Tivemos um debate no qual todos os estudantes puderam ouvir as chapas com suas propostas e assim escolherem seu voto.
A eleição foi realizada em parceria com o TRE, por meio do Projeto Eleitor do Futuro, que além do bate papo sobre cidadania e importância do voto, cedeu as urnas eletrônicas para que a votação acontecesse. A apuração dos votos foi realizada com a presença dos mesários, um representante de cada chapa e a equipe técnica da escola, ratificando nosso compromisso com a ética e transparência.
Os estudantes vivenciaram a cidadania e puderam compreender na prática como acontece o processo de escolha democrática por meio do voto.
No dia 17 de junho aconteceu o debate entra as chapas do Grêmio. Este ano tivemos três chapas inscritas: Roda Viva, Voz Ativa e APLE – Associação pela Liberdade Estudantil. Tivemos uma chapa desistente, a Estrela Estudantil. Durante todo o processo de campanha, muitas ações foram realizadas: mural, propaganda nas salas, nas redes sociais e durante os horários de entrada e intervalo. Por fim, tivemos o debate envolvendo todos os estudantes da escola. Ele foi estruturado em quatro momentos:
O debate propiciou que os estudantes conhecessem as propostas e argumentações dos candidatos(as), tirassem suas dúvidas e pudessem escolher em quem votar com consciência.Foi um show de cidadania!
Voto consciente, a gente vê por aqui.
O Evento “Bullying : você sabe de que lado ficar!” que foi realizado no dia 30 de abril de 2019,
na Sede do Ministério Público do Estado da Bahia. O evento contou com a palestra sobre Adolescentes Hipermodernos
e sua Relação com o Bullying.
Teve como objetivo conscientizar os líderes participantes para que a partir das informações transmitidas e seus conhecimentos
prévios possam discutir e multiplicar a temática na escola.Também foram convidados a participar da campanha
“#SejaBrother: Juntos contra o Bullying” nas redes sociais.
Na fase de transição das séries finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, é importante que os jovens possam entrar em contato com as diversas opções para a escolha da sua carreira profissional, visto que é um momento decisivo para o seu próprio futuro.
Por tudo isso, foi programada no dia 23 de abril de 2019 uma visita técnica para os estudantes dos 9º anos, com a finalidade de oportunizar aos nossos alunos conhecerem o Ensino Médio EBEP (Educação Básica Articulada com Educação Profissional). Bem como, o modo de funcionamento e estrutura do SENAI-CIMATEC e das Escolas: Djalma Pessoa (SESI Piatã) e Reitor Miguel Calmon (SESI Retiro).
Essa visita foi guiada por profissionais da equipe técnica, professores e auxiliares.
Com o intuito de proporcionar aos nossos estudantes o acesso a conteúdos transversais, convidamos no dia 22 de abril de 2019, a auditora fiscal do trabalho do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), para um diálogo sobre Lei da Aprendizagem e também formas de ingresso no mercado de trabalho, fazendo analogia com o conceito de Mundo do Trabalho e importância deste para o exercício da cidadania.
Durante o diálogo, os estudantes tiveram a oportunidade de participar ativamente e dirimir as dúvidas sobre o exercício da atividade de Menor e Jovem Aprendiz. Para além dessa temática, foi abordado também sobre CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e as garantias destinadas aos trabalhadores.
Discussão realizada no dia 22 de abril de 2019, sobre violação dos direitos das crianças e adolescentes, trabalho perigoso e insalubre. Convidamos o auditor fiscal do trabalho do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que realizou uma explanação para os estudantes sobre direitos e deveres no mundo do trabalho. Entusiasmados, os nossos alunos participaram ativamente, não perdendo de vista a importância desse conteúdo transversal, considerando que o mesmo, permite o desenvolvimento de um senso crítico sobre as relações da vida em sociedade.
Cada turma é uma equipe que defende sua pesquisa, demonstrando os valores que desenvolveram ao longo do processo através do core values e da sua programação nas mesas com os robôs, sempre com muita vibração e alegria.
O torneio ocorreu nos dia 16 e 17 de abril de 2019, tendo como tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o desenvolvimento sustentável, tema que será trabalhado nacionalmente na Semana de Ciências e Tecnologia. Partindo dessa ideia central, as equipes trouxeram abordagens inovadoras sobre energia limpa, reutilização da água, reaproveitamento do óleo de cozinha, blocos de construção sustentáveis, biodigestores, utilização consciente dos recursos naturais, aproveitamento de casca de alimentos dentre outros.
O evento é voltado para todas as turmas do 6º ao 9º ano, e os estudantes contam com apoio dos seus professores tutores para o desenvolvimento dos trabalhos, o clima que permeia o Torneio é sempre de aprendizagem, inovação, trabalho em grupo, valorização e diversão. Durante o Torneio o aluno aprende brincando e brinca aprendendo!
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado mundialmente em 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.
A psicopedagogia juntamente com o atendimento educacional especializado, promoveu uma ação neste dia para marcar sua importância e afirmar o papel das instituições de ensino na inclusão de pessoas com autismo. Os estudantes puderam tirar suas dúvidas, conheceram o símbolo do autismo e compreenderam um pouco sobre o espectro.
A busca por uma sociedade mais justa e inclusiva perpassa a escola e a nossa não poderia ficar fora dessa!
No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A ação teve o objetivo de conscientizar os nossos estudantes e colaboradores sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Salientamos a importância da inclusão escolar e tiramos dúvidas dos estudantes referentes ao processo de inclusão.
Ser diferente é o que te faz único.
A escola é também um espaço de cidadania, sendo assim é necessário que se aborde e se vivencie o que é ser cidadão desde a infância. Entre os dias 18 e 22 de março nossos alunos elegeram seus representantes. Todos os estudantes da turma votaram e puderam escolher democraticamente seus líderes. Entre os candidatos apenas dois venceram.O mais votado foi eleito o líder da turma e o segundo mais votado o vice-líder.
As eleições foram realizadas por meio eletrônico e o resultado divulgado no mesmo dia para a turma. Foi um momento importante na construção da cidadania.
O Dia da família na escola é uma atividade pensada e preparada pela equipe pedagógica para favorecer a interação das famílias e dos alunos de forma lúdica no ambiente escolar.A atividade ocorreu no dia 16 de março de 2019 e foi iniciada com uma aula de fitdance muito animada.
Foram desenvolvidas oficinas com diversas temáticas dentre elas: oficina com metodologias ativas para a família, jogos de salão, bába de pais e filhos, jogos em família, oficina de estética afro, robótica, relaxamento, sessão de cinema, empoderamento feminino e oficina de embalagens das quais as famílias puderam participar em mais de uma. Os alunos e suas famílias deixaram feedbacks muito positivos.
No dia 12 de maio, em comemoração ao dia do Bibliotecário a Bibliotecária Ana Paula Teixeira veio até a nossa escola para um bate papo com os alunos do 9º ano. Ela que também já foi fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia conversou um pouco com os alunos sobre a profissão, os desafios e o dia a dia em uma Universidade Pública.
Os alunos puderam discutir assuntos como a escolha da profissão, as formas de ingresso, direitos e deveres e os todos os benefícios que a Universidade pode oferecer. Através de um relato emocionante a convidada compartilhou suas experiências vividas ao longo da sua vida acadêmica.
A professora Carina Sales fez um diálogo com os estudantes relatando a sua experiência e aprendizado na viagem realizada à São Francisco, por meio de exposição e diálogo com os mesmos. Tendo como objetivo desenvolver a abordagem intercultural, visão de mundo, interesse pela leitura, senso crítico, superação e motivação por parte dos estudantes.
Em tempos de excessos de informações e superficialidade de sentimentos, a exposição artística Um olhar sobre si e sobre o outro - Arte, sexualidade, respeito e tolerância apresenta pinturas em telas de jovens sobre sua realidade através da arte. A exposição está aberta ao público no foyer da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), de 13 a 30 de dezembro de 2018.
A exposição é de estudantes da Unidade Educacional Comendador Bernardo Martins Catharino/SESI, situado no bairro de Itapagipe (Cidade Baixa). As pinturas são resultado do projeto Família no processo educativo – Autoreconhecimento de negro, realizado por professores, estudantes, comunidade, gestão escolar e em parceria com a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP).
O objetivo foi despertar nos estudantes um olhar sobre o mundo, sobre seu corpo e seu bairro, ou seja, se observar e observar o outro, para assim despertar variadas formas de olhar sobre si e seu entorno, expressando esses olhares através da linguagem artística. Para a idealizadora do projeto e curadora da exposição, professora Rejane Jardim, “a arte tem o poder de transformar, de trazer revelações, de levar ao autoconhecimento, além de possibilitar vivenciar caminhos e a educação tem um papel importante nisso”, afirmou Jardim.
A produção aborda temas sobre o cotidiano dos estudantes como, por exemplo, palafitas, patrimônios da Cidade Baixa, família, entre outros. De acordo com o coordenador da BVCP, Clíssio Santana, “é fundamental a biblioteca, como instituição cultural e educacional, abrir espaço para dialogar com a sociedade civil, principalmente, com estudantes e professores”, disse Santana. Ainda segundo ele, “a exposição revela um despertar artístico para fazer uma leitura do mundo”, acrescentou o coordenador.
A Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), localizada nos Barris, oferece orientação às pessoas com deficiência visual, seminários, palestras, visitas guiadas e técnicas, exposições, orientação à pesquisa, espetáculos musicais, saraus e recitais. Com 207 anos de existência, é a biblioteca mais antiga da América Latina e primeira pública do Brasil. Atualmente conta com um acervo de 600 mil exemplares, distribuídos por setores como Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual. A biblioteca funciona de segunda a sexta das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 13h.
Serviço:
O que: Exposição, música e literatura fazem parte do Natal Solidário das Bibliotecas da Bahia;
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris);
Quando: 13 a 30 de dezembro de 2018.
Um dos maiores remanescentes de mata atlântica, em área urbana, do País. Tem grande importância ambiental, histórica e religiosa. O Parque São Bartolomeu, em Salvador, envolve uma área de preservação ambiental da Bacia do Rio do Cobre (São Bartolomeu), incluindo uma represa e cascatas.
Situa-se entre a Enseada dos Cabritos e o bairro de Pirajá. O Rio do Cobre deságua na Baía de Todos os Santos, na Enseada dos Cabritos.
Em tempos antigos, a região era habitada pelos tupinambás. Na segunda metade do século 16, os jesuítas fundaram a Aldeia de São João Evangelista, próxima ao atual Parque São Bartolomeu. No século 17, foi palco das lutas contra a invasão holandesa. Posteriormente, passou a ser um abrigo para quilombolas. Em 1826, formou-se lá o Quilombo dos Urubus, dizimado tempos depois.
As trilhas do Parque são históricas, elas foram usadas durantes as batalhas pela Independência do Brasil. Próximo do Parque fica o Panteão ao General Labatut e a Igreja de São Bartolomeu, fundada em 1608.
O Parque São Bartolomeu foi criado pelo decreto municipal nº 5363 de 28 de abril de 1978, vizinho ao Parque do Rio do Cobre. Planeja-se unir os dois parques, que têm uma área total de 450 hectares.
Em 2001, o decreto estadual nº 7.970, criou a Área de Proteção Ambiental - APA Bacia do Cobre / São Bartolomeu, envolvendo áreas dos municípios de Salvador (incluindo o Parque São Bartolomeu) e Simões Filho, com área de 1.134 hectares, atualmente administrada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
A represa garantia o abastecimento de água de parte da população suburbana, mas estava fora de operação em 2013. Os estudos para o aproveitamento das águas do Rio do Cobre, como alternativa para o abastecimento da Cidade, começaram em 1925, quando o governador Góes Calmon contratou a empresa do engenheiro Francisco Rodrigues Saturnino de Brito. Na época, Salvador era abastecida por um sistema que envolvia represas do Rio Camurugipe e do Rio das Pedras. Em 1926, a empresa de engenharia contratada apresentou um estudo que recomendava também o aproveitamento das águas do Rio Jaguaripe, Ipitanga e do Cobre. A barragem do Cobre começou a ser construída em 1929, mas foi logo paralisada por falta de recursos. Sua construção foi concluída em 1931 e tinha capacidade para armazenar 2,3 milhões de m³ de água.
O Parque abriga centenas de espécies vegetais e animais, além de ter grande importância para a regulação climática da Cidade. A vegetação inclui floresta ombrófila densa, pântanos e manguezais. Em 1995, a Unesco reconheceu o Parque de São Bartolomeu como uma importante reserva de biosfera da mata atlântica.
O Parque também é um santuário do candomblé e, desde a época em que existia um quilombo na região, seus rituais são lá praticados. Suas três cachoeiras, Oxumaré, Oxum e Nanã, além de alguns espaços do Parque, recebem nomes de orixás. Suas águas são sagradas. Até boa parte do século 20, existiam romarias até as águas do Parque.
Em 1982, o escritor Jorge Amado fez um apelo ao prefeito Renan Baleeiro, por telegrama, para que se cuidasse da preservação do Parque, de seus mananciais, sua riqueza florestal e sobretudo dos locais destinados ao culto afro-brasileiro. A maior razão para o telegrama é que o prefeito pretendia construir habitações em uma parte do Parque.
Em 1986, foi fundada a Associação dos Amigos do Parque São Bartolomeu, uma ONG, que desenvolve atividades científicas, culturais e sociais no Parque e em comunidades vizinhas.
Em 2014, o Parque ganhou um espaço de lazer, com novas instalações para eventos culturais e esportivos. O governo relocou várias famílias que moravam em habitações no Parque.
Somos Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino.
Esperamos que você acompanhe nossa rotina e compartilhe nossas postagens. Fique de olho aqui para conferir todas as novidades da escola. :)
A Escola Comendador Bernardo Martins Catharino está situada no bairro de Caminho de Areia, localizado na Cidade Baixa de Salvador. Fundada na década de 40 e reinaugurada em 2018, a escola inicialmente tinha como principal atuação atender às indústrias e aos industriários nos serviços de educação, lazer e cultura.
Atualmente a escola atende estudantes, do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental, com práticas diferenciadas que envolvem robótica, aulas de dança, teatro, educação física, arte, literatura, ética e cidadania, ciência e tecnologia, inglês, música, além das disciplinas obrigatórias do núcleo comum em períodos de carga horária de seis horas/aulas para os estudantes do 4º ao 9º ano, tudo para deixar o aluno ainda mais preparado e qualificado para o mundo que ele quer construir.
É desta maneira que a Escola SESI faz a diferença: conectada com as mudanças do mundo e contribuindo na formação de jovens comprometidos, transformadores e em sintonia com as diversas possibilidades que o conhecimento proporciona.