Na disciplina Biologia I, ministrada pela professora Camila Hohenfeld, os alunos das turmas 2º C e 2º J, da Escola SESI Djalma Pessoa, promoveram uma campanha envolvendo toda a comunidade escolar, abordando temas fundamentais para a saúde e o bem-estar. A campanha focou em problemas de saúde relacionados à má alimentação, intolerâncias alimentares e transtornos alimentares, incentivando o diálogo e a conscientização sobre esses temas tão importantes.
Cada equipe foi responsável por investigar seu tema em profundidade, identificando causas, sintomas, tratamentos e, também, compartilhando dicas práticas para lidar com essas condições. Os alunos desenvolveram suas campanhas com base em pesquisas confiáveis e adaptaram suas abordagens para atingir de forma clara e eficaz a comunidade escolar.
Um dos destaques dessa iniciativa foi a participação ativa de diversos setores da escola, como a Secretaria, Biblioteca, Núcleo Socioemocional – NSE, Auxiliares de Disciplina, Núcleo de Gestão de Pessoas - NGP, Higienização e Coordenação pedagógica. Essa colaboração foi essencial para o sucesso da campanha, criando uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os profissionais envolvidos. Ao interagir com diferentes setores, os estudantes puderam comunicar seus conhecimentos de maneira acessível e personalizada, promovendo um ambiente de troca de saberes.
O envolvimento de todos os colaboradores reforçou o senso de comunidade e pertencimento, mostrando que o aprendizado vai além das paredes da sala de aula. Esse tipo de integração fortalece os laços dentro da escola e destaca a importância de unir esforços para promover a conscientização e o bem-estar de todos.
Essa campanha mostrou que, juntos, podemos construir uma escola mais saudável e informada!
Prezada Comunidade Escolar,
Temos o prazer de convidar a participar do 1º Escambo Literário , da Escola SESI Djalma Pessoa, o que ocorrerá na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - SNLB - 2024
A SNLB é um projeto do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB, no qual são realizadas ações no decorrer do ano letivo com o intuito de estimular e fomentar o interesse pela leitura, a formação de leitores, facilitar o acesso a novos livros, autores, gêneros, novas possibilidades de aprendizagem e horizontes nos estudantes e na comunidade escolar como um todo.
Esse ano, o tema é “Biblioteca inclusiva e agenda 2030: você tem fome de quê?” , assim, arte, cultura e educação são trabalhadas, intrinsecamente, para favorecer o desenvolvimento de nossos estudantes, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, preconizados pela Organização das Nações Unidas – ONU.O Escambo Literário é uma ação na qual é incentivada a doação de livros mediante a coleta de vales-troca, os quais serão utilizados para aquisição, via permuta, de outros livros. Garantindo acesso a livros em boas condições de uso, circulação de livros e de conhecimentos, educação de qualidade, consumo consciente, sustentabilidade, equidade de oportunidades e inovação dentre outras vantagens dessa ação, que ainda gera interação e troca de experiências entre os leitores.
Na Biblioteca, faça seu(s) livro(s) e ganhe vales-troca, às 24h10 .
O escambo será realizado dia 24.10.2024, das 9h30min às 15h30min, na Biblioteca.
Contamos com sua participação para fazer o conhecimento continuar circulando, acessível e inclusivamente, para garantir novas aprendizagens.
Atenciosamente,
A equipe de robótica HYDRA da escola SESI Djalma Pessoa, categoria FIRST Tech Challenge, publicou no mês de setembro mais um podcast em seu Hydracast.
Durante o episódio Saúde Mental e Robótica , os integrantes da equipe tiveram um bate papo com a psicóloga da unidade Fernanda Correia sobre competências gerais que envolvem os desafios da educação do século XXI, principalmente, no que tange as habilidades sócio-emocionais, como: inteligência emocional, empatia, resolução de conflitos e habilidades de comunicação.
O episódio teve como alvo público jovens competidores de robótica que precisam lidar com os diversos desafios em suas equipes, inclusive, com a ansiedade nas competições, após meses de preparação.
Vale a pena conferir esse e os demais episódios do nosso HYDRACAST através do link:
https://spotifyanchor-web.app.link/e/RPwCg1k1eNb
No sábado, dia 28 de setembro, a Escola SESI Djalma Pessoa, por meio dos professores orientadores de Ciências da Natureza (Esdras Leão, Jamile Caldas, Camila Hohenfeld, Maurício Bandeira e Marcelo Barreto) promoveu a 1ª Formação Básica Obrigatória para utilização de laboratórios na Iniciação Científica.
Os estudantes-orientandos que passaram na seleção 2024 aprenderam sobre: Higiene em laboratório de pesquisa, biossegurança, uso correto de EPI's, possibilidades do LabDisc, aparato biológico e vidrarias químicas.
Com isso, os estudantes veem possíveis pesquisas e soluções científicas, aprendem sobre a utilização correta dos aparelhos e vidrarias bioquímicas e nós diminuímos possíveis incidentes e acidentes em laboratório.
Nossos estudantes e professores deram um show!
Nesse mês de setembro, a equipe HYDRA da Escola SESI Djalma Pessoa, realizou sua segunda edição da ação: Meu filho faz parte da robótica .
Essa atividade contou com a participação dos familiares e tinha como objetivo trazer a vivência dos estudantes/competidores nas categorias FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC).
Compreendendo a importância que a família tem na vida de um estudante e que seu apoio é fundamental para o desempenho de qualquer concorrente, os familiares foram convidados a imergir no mundo da robótica competitiva e incentivados a fazer entregas integradas às categorias, como criação de , construção de mecanismo e competição de robôs.
Profissionalismo Gracioso!!!!!
Aconteceu na data de 21 de setembro no Espaço Socioemocional da Escola SESI Djalma Pessoa, o primeiro de cinco encontros com a Escola de Pais do Brasil, entidade de trabalho voluntária, gratuita e sem fins lucrativos que funciona como uma grande rede de apoio, que compartilha conhecimento e orientações para pais, mães, avós, tutores, responsáveis e cuidadores.
A parceria entre família e escola é de fundamental importância para o sucesso da educação, por isso, abrimos um canal de diálogo com essa ONG e as famílias da comunidade escolar.
Nesse primeiro encontro, pude trocar experiências, vivências, informações e assim, somar forças no desafio de educar seus filhos e filhas.
Na aula sobre a estrutura do DNA, os alunos da 2ª série da Escola SESI Djalma Pessoa, realizaram um modelo comestível da molécula, utilizando tubos de goma para representar as fitas da dupla hélice, palitos de dente como as pontes de hidrogênio, e jujubas para representam como bases nitrogenadas (adenina, timina, citosina e guanina).
A atividade, desenvolvida pelas professoras Camila Hohenfeld (IFB) e Jamille Jesus (IFTP), na sala temática de Ciências da Natureza, proporcionou uma forma lúdica e interativa para os estudantes visualizarem a estrutura do DNA, facilitando a compreensão da organização dos nucleotídeos e das obrigações que mantêm uma molécula estável.
Na manhã do dia 17 , na Biblioteca da Escola SESI Djalma Pessoa, estava lotado de estudantes, professores e colaboradores, para receber dois ex-estudantes para um Altos Papos, no qual suas experiências, competências e habilidades foram compartilhadas, incentivando-nos a perseverar e galgar novas conquistas, pois a deficiência ou condição inclusiva podem ser barreiras para nosso crescimento.
Isaias Roberto Pereira de Souza, músico do NEOJIBA, com diversas apresentações internacionais, graduando, participante de grupos de estudos e pesquisa sobre música. Georgia de Paula Tunesi, estudante de canto e dedicada à biologia marinha.
Foi uma partilha enriquecedora, os estudantes apresentaram tantas dúvidas e curiosidades, as quais foram sanadas facilmente. O encantamento da ação foi essa interação da comunidade escolar na qual as experiências são saboreadas como vitórias, que de fato, são. Momento impar.
Vale ressaltar que eles formaram um trio com o Raul José, o que concluiu em 2023, no evento de encerramento do Pipocando Artes, em 2022. Sensacionais!!!
Isaias nos agraciou com uma apresentação no contrabaixo acústico e Georgia, bem com sua interpretação magistral nos deleitou cantando e homenageando os colegas.
Uma vez Sesianos, sempre Sesianos!!!
A SPD 2024, na Escola SESI Djalma Pessoa, intitulada “A inclusão começa no coração”, teve realização de ações envolvendo toda a comunidade escolar e convidada.
No dia 16.09, pela manhã, a abertura foi com intervalo cultural regido pela Banda Opaxorô, composta por estudantes da APAE Salvador. Foi um momento de muito entrosamento, pois nossos estudantes puderam perceber que não há limitações quando se tem educação, dedicação, engajamento e empatia na formação e desenvolvimento dos indivíduos independentes das deficiências.
A psicopedagoga Renata Oliveira, organização das ações, acompanha tudo de perto, fomentando as vivências e a experiência do momento. Os estudantes cantaram e dançaram ao som da Banda, vivenciamos interações incondicionais e fantásticas ao processo educativo e inclusivo.
Os estudantes da eletiva "A Arte de comunicar", da Escola SESI Djalma Pessoa, juntamente com as turmas convidadas da 1ª série do IFTP (Itinerário de Formação Técnica Profissional), foram impactados com uma palestra organizada pela professora responsável pelo escritório, Verônica Damasceno, bem como o professor de língua portuguesa, Danilo Passos, sobre oratória.
Recebemos como convidados um dos profissionais mais renomados do ramo jornalístico: o comunicador e apresentador da Rede Bahia, Lisboa Junior. Ele abordou um dos temas mais fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional: a capacidade da comunicação assertiva e eficaz.
Ao longo do evento, foram explicados diversos aspectos importantes da comunicação como, por exemplo, técnicas verbais e não-verbais, como preparar um discurso objetivo e a importância da habilidade para as relações pessoais e interpessoais. Além disso, o professor Danilo abordou ruídos na comunicação e técnicas de entonação vocal.
Assim, os estudantes saíram do espaço com um entendimento mais sensível e feedback positivo do encontro.
Dia 09 de setembro ocorreu, na Biblioteca da Escola SESI Djalma Pessoa, nos turnos matutino e vespertino, a primeira etapa do Bate-papo com as Psis, intitulada: A importância do autocuidado e a valorização da vida!
A ação prevê três intervenções, uma em cada escola SESI de Salvador, e contou com a condução das psicólogas Emily Souza, Samara Bastos e Fernanda Correia.
Buscando sensibilizar os estudantes sobre a necessidade de atenção ao autocuidado, à saúde mental e à valorização da vida, a atividade abriu com chave de ouro as intervenções referentes ao setembro amarelo e provocou os adolescentes de 1ª e 2ª séries a refletir sobre suas ações, suas sentimentos e emoções e possibilidades de apoio e suporte técnico especializado para aqueles que possam necessitar.
Foi um momento leve e interativo que contorno ainda com apresentações de estudantes do Projeto Pipocando Artes e dos docentes de Artes.
"Ensaio sobre a Cegueira", escrito por José Saramago, é um romance distópico que explora a fragilidade da civilização e a essência da condição humana quando confrontada com uma crise extrema. Publicado em 1995, o livro é uma poderosa alegoria sobre a perda de visão literal e metafórica, revelando a escuridão interna dos seres humanos e a vulnerabilidade das estruturas sociais.
Com a parceria entre a docente Ludmila Antunes, de língua portuguesa, o Bibliotecário Orliel de Jesus e a Psicopedagoga Renata Oliveira, os estudantes, das turmas de 3ª série, da Escola SESI Djalma Pessoa, viveram uma experiência literária: foram solicitados a colocar vendas, nos olhos, e por alguns instantes sentiremos as dificuldades, desafios e enfrentaremos as barreiras físicas e atitudinais que permeiam o cotidiano do deficiente visual.
A proposta teve como objetivo não apenas proporcionar aos estudantes a sensibilização sobre a importância da obra de José Saramago e reflexões sobre os comportamentos humanos, mas principalmente, a relevância da nossa juventude em aprender a se colocar no lugar do outro, a ter empatia e acima de tudo a compreender a luta das pessoas com deficiência, seja pelo respeito às suas diversidades, seja pelo respeito ao cumprimento ao que está imposto na lei.
A Tecnologia Educacional Lekto é um programa que oferece aos professores propostas de experiências essenciais para o desenvolvimento integral de seus alunos, com foco nas aprendizagens socioemocionais e cognitivas, alinhadas à BNCC.
Tal ação foi desenvolvida em etapas: Aula inaugural, Contextualização e aprofundamento, Análise das hipóteses sobre problemas potenciais, Definição do problema, Preparação para estudo de campo, Planejamento e execução do estudo de campo, Análise de dados e ideação da solução, Definição, planejamento e execução da solução e Partilha e Reflexão.
Docentes de todas as áreas do conhecimento participaram do desenvolvimento dessas etapas na Escola SESI Djalma Pessoa. Utilizando a sala Maker, nas aulas de Produção Textual, os estudantes foram provocados a construir uma árvore de problemas, destacando causas e consequências, sob a orientação da docente Cíntia Daniela.
Nossos estudantes de Iniciação Científica e Robótica uniram forças em prol da ciência! Adquirimos um novo conjunto de micropipetas para nossos experimentos, mas precisávamos de um suporte para organizá-las. Foi então que o conhecimento técnico e a criatividade entraram em cena!
Após conversas com os alunos de Iniciação Científica, um de nossos alunos da Robótica modelou e imprimiu um suporte 3D sob medida para o laboratório.
"Essa colaboração mostra como o trabalho da educação científica e da educação tecnológica estão interligados, mudando ideias em soluções reais, destacando o protagonismo estudantil e a inovação, que são pilares da nossa escola." (Professora Camila Hohenfeld, Iniciação Científica).
Hoje contamos com a presença da psicóloga Bianca Orrico, representante da Safernet Brasil, ONG de referência internacional no enfrentamento a crimes e evidente aos Direitos Humanos na Internet.
Na oportunidade apresentada ao corpo docente da Disciplina de Cidadania Digital, um projeto gratuito da Safernet Brasil em parceria com o Governo do Reino Unido que busca apoiar professores, escolas e secretarias de educação na implementação de um componente curricular que prepara para o uso seguro, ético e responsável das tecnologias.
Foi uma rica conversa na qual os docentes puderam conhecer a proposta a partir de um diálogo interativo e mobilizador sobre temas que os desafiam cotidianamente no ambiente escolar com os adolescentes.
Os docentes Aline Sampaio, Gaspar Fontoura e Joanice Oliveira, realizaram o Aulão de Matemática, com os alunos da 3ª série da Escola SESI Djalma Pessoa, no sábado, dia 27 de julho.
Os docentes focaram nas questões do ENEM anteriores, destrinchando as questões e dialogando sobre as estratégias de resolução dos itens.
Os estudantes expressaram bastante engajamento, principalmente, pela compreensão da relevância destes momentos dedicados a eles.
A coordenadora Daisy Brum e a diretora escolar Nairene Sousa supervisionaram a ação de perto, como de costume para dar o suporte necessário a estudantes e docentes.
Os estudantes da 3ª série da Escola SESI Djalma Pessoa, tiveram a oportunidade de participar da Feira de Profissões, realizada pelo Senai Cimatec em parceria com a Escola, o foco do evento foi Engenharia e Arquitetura.
Eles assistiram às apresentações, participaram de experimentos e utilizaram equipamentos, para poder vivenciar todas as possibilidades, tirando dúvidas para fundamentar a tomada de decisão sobre a profissão desejada.
Os profissionais do Senai Cimatec deram todo suporte necessário aos estudantes, interagindo e favorecendo, assim, as escolhas futuras.
Estudantes da 1° Série da Escola SESI Djalma Pessoa, no componente de Iniciação Científica, ministrado pelo docente Alcy Freitas, debateram questões atuais e de extrema relevância, sendo exposta a exploração da fauna e flora brasileira, através dos frutos da natureza: Açaí, Andiroba, Copaíba, Cupuaçu, Curare, Espinheira Santa e Sapo Kapô.
Os estrangeiros (defesa), buscavam a liberação do direito a explorar os recursos, pois em sua visão, há muito potencial a ser desenvolvido, em pesquisas e ciência, enquanto a acusação (Povos originários), visavam proteger a natureza, como um recurso constituinte da matriz identitária do seu povo e a constatação da usurpação de Tecnologias desenvolvidas por sua nação.
Os estudantes pesquisaram em artigos, de grande envergadura científica, sobre o funcionamento e detenção de patentes de nomenclatura e uso dos recursos oriundos na natureza.
A sequência, à luz das ODS 9, 12, 15 e 16, buscou desenvolver habilidades e competências técnicas, referentes as Ciências da Natureza e socioemocionais, como oratória, empatia, aprendizagem baseada em problemas, dentre outras.
As advogadas Indira Cezar Damasceno e Luciana Dias Couto Silva, da Gerência Jurídica da FIEB, realizaram palestra magistral, na Biblioteca da Escola SESI Djalma Pessoa, para nossos estudantes e colaboradores, abordando o tema Bullying e Cyberbullying, nos termos da Lei 11.841/2024.
A diretora Nairene Souza iniciou o momento contextualizando os estudante quanto a ação e em seguida passou para as advogadas.
A ação transcorreu de maneira dinâmica como um bate-papo, permeado pela apresentação da parte técnica e prática da lei, além de exemplos explicativos, assim como as dúvidas dos estudantes foram sanadas e as doutoras fizeram diversas orientações para favorecer a boa convivência social, seja no ambiente físico ou digital.
Os estudantes demonstram bastante interesse e engajamento, principalmente, pelo enfoque no uso das redes sociais, o que é corriqueiro, pois os esclarecimentos foram fundamentais.
O desenvolvimento da escrita dos estudantes é fundamentalmente enriquecido por meio da iniciação científica, um processo que não apenas aprimora habilidades acadêmicas, mas também, fomenta uma profunda conexão com o conhecimento e a pesquisa, tendo como consequência a ampliação do repertório dos estudantes.
Diante disso, a partir da ação voltada para uma metodologia de técnicas e estratégias de escrita, promovidas pelas professoras de língua portuguesa e produção textual: Verônica Damasceno, Carla Elisa Ferreira e Ludmila Antunes, da 1º série IFB, foi evidenciado um resultado muito satisfatório. Dessa forma, muitos estudantes destacaram-se com melhores desempenhos na primeira avaliação de produção textual. Outrossim, o professor Alcy Freitas, iniciação científica, promoveu, concomitantemente, uma atividade de fichamento que, por sua vez, endossou ainda mais as técnicas e estratégias de escrita, no tocante à organização do texto. Assim, as ações intercaladas, com certeza, desenvolverão ainda mais os estudantes, tendo como objetivo melhores desempenhos e interesse deles, tornando uma aprendizagem mais significativa.
Musiteca é sinônimo de sucesso garantido, pois possibilita aos estudantes e colaboradores saborearem a diversidade cultural no ambiente escolar. Música de qualidade, xadrez e muita resenha, combinação perfeita.
Então, vamos que vamos, pipocando artes, por todas as partes!
Em Junho tem mais!
Estudantes Sesianos, preparem seus trajes caipiras porque a festa mais animada do ano vai levar conta da nossa escola!
19 de Junho, 14h.
Música ao vivo com Banda e DJ;
Comidas e Brincadeiras típicas;
E muito mais!
Os ingressos são limitados e começam a ser vendidos nesse sábado, 18/05, na Biblioteca, durante o Dia da Família na Escola.
Valor do ingresso: R$ 20,00
Formas de pagamento: em espécie ou PIX
Durante uma semana os ingressos serão vendidos na área da cantina, nos intervalos.
Diante das recentes situações que ocorrem no Rio Grande do Sul - RS, em decorrência das Chuvas, a Escola SESI Djalma Pessoa, com a mediação da Biblioteca e da Central do Estudante, organizou-se para receber doações de alimentos não-perecíveis, roupas, água mineral e ração para pets.
O objetivo é estimular a solidariedade e a empatia da comunidade escolar, diante das trágicas ocorrências no Rio Grande do Sul, possibilitando assim, o reforço do florescimento de sentimentos que implicam em uma convivência social e cidadania plena e positiva.
O primeiro lote de doações foi enviado hoje!
Agradecemos, imensamente, essas atitudes empáticas, solidárias e todo carinho que perpassa esse momento. Juntos somos muito mais!
Continuaremos a receber doações de alimentos não-perecíveis, água mineral, ração para pets, roupas e calçados em condições de uso, até o final de maio.
Você já escreveu a palavra matemática no Google? e já percebi o que aparece? Pois bem, nada positivo, as imagens são de desespero, números, cérebros pegando fogo...
No dia 06 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Matemática. A origem da data comemorativa está ligada ao aniversário do matemático brasileiro Júlio Cézar de Mello e Souza, mais conhecido por seu pseudônimo Malba Tahan, que nasceu nesse dia em 1895.
Realizamos nosso workshop e comemoração em três dias. Mostramos que é possível aprender sim, entender, desmistificar, (des)construir - evidenciando uma ação interessada ao movimento que é vinculada a esse componente curricular tão estereotipado, pois há várias formas de pensar, sem precisar colonizar uma única maneira de pensamento x aprendizado, afinal, somos pessoas separadas, né?
Os dias foram fornecidos e oferecidos no espaço da biblioteca da escola, através do lúdico (jogos existentes, jogos Africanos aplicando a lei n. 10639/2003), música, poesias, jogos , técnicas geométricas orientais e africanas com uma perspectiva geométrica, área STEAM com uma propriedade intelectual nossa aplicada para aprofundar o projeto de sustentabilidade da instituição,... Três tardes prazerosas, de muita troca, aprendizado, tudo construído por eles e com materiais recicláveis. Inovando o que temos em nossas mãos sempre!
Só gratidão por tanta gente envolvida e nossos alunos os principais protagonistas desse evento lindo, pois uma andorinha só não faz verão!
Professora Vanessa Balbina Miguel
Nesta semana os alunos da terceira série da Escola SESI Djalma Pessoa, do itinerário Ciências da Natureza & Ciências humanas realizaram aula prática da disciplina Biologia II, com o tema: Saúde além do fenótipo.
Cada equipe foi dividida em dois grupos, pacientes e médicos. Onde a equipe médica, por meio do Laboratório Móvel LabDisc, deveria entender o corpo humano além daquilo que se vê.
Assim, poderia estudar os corpos por meio de sensores que medem os efeitos cardíacos (em repouso e pós-atividade), temperatura corporal, índice de massa corporal (peso, altura e distúrbios abdominais), pressão sanguínea, além da anamnese.
Para posterior tabulação de dados e elaboração de relatório diagnóstico. Contudo, estudar corpo humano se tornou divertido e contextualizado com a realidade deles.
A Equipe Hydra de Robótica da Escola SESI Djalma Pessoa, realizou um workshop com os novos candidatos a ingressar na Robótica.
Eles apresentaram toda a estrutura da robótica, falaram sobre competições, objetivos e as rotinas, tirando dúvidas e trazendo novidades.
O momento foi finalizado com a participação do Técnico de Segurança do Trabalho, Bruno Gondin, que apresentou os Equipamentos de Proteção Individual - EPI's, aos estudantes.
As turmas de Ciências Forenses da Escola Sesi Djalma Pessoa (Piatã) realizaram um minicurso oferecido na Semana de Química da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, nos dias 25 e 26 de abril.
O minicurso foi ministrado pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia, Marly Fernandes e Nelson Virgílio.
Os estudantes aprenderam como se dá o dia a dia de um perito, bem como realizar diferentes análises dentro da área. Todos receberam certificado."
Os estudantes da Escola SESI Djalma Pessoa, lotaram o auditório para prestigiaram a Peça “Labirinto” da Companhia de Teatro da Policia Militar da Bahia, o qual apresenta alertas e dicas preventivas muito relevantes quanto ao uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas na adolescência.
De acordo com a psicopedagoga Renata Oliveira, o objetivo de trazer esse espetáculo para a escola é utilizar a arte para socializar, sensibilizar e favorecer a reflexão de temas importantes como: prevenção ao uso/abuso de drogas entre os adolescentes.
Ela ressaltou que ação faz parte do programa Pipocando Artes em Toda Partes, no qual trabalha-se para o desenvolvendo de competências e habilidades socioemocionais dos nossos estudantes.
#@teatrodapmba
Os estudantes da 3ª série da Escola SESI Djalma Pessoa (Piatã - Salvador) tiveram a oportunidade de participar de uma aula de campo na Assembleia Legislativa da Bahia, nos dias 26 de março e 23 de abril.
Durante esta visita, eles aprofundaram seu entendimento sobre o Poder Legislativo e o papel do cidadão na sociedade. Além disso, exploraram o plenário e participaram de uma sessão plenária que discutiu a violação dos direitos dos povos indígenas na Bahia.
Acompanhados pelos professores de Sociologia e História, Leo Passos e Raudinei Silva, os estudantes buscam estabelecer uma conexão mais próxima entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática observada na atuação dos Deputados Estaduais, bem como dos cidadãos comuns que se envolvem na fiscalização do poder público e na defesa de seus direitos.
A produtividade dessa atividade foi evidente nos depoimentos dos estudantes, como o da estudante Ana Beatriz Neves da 3ªG, que participou dessa aula de campo e afirmou: "Esse momento foi incrível e marcante, talvez tenha sido o empurrão que eu trabalhei para saber qual profissão quero seguir".
Culminando o mês de Conscientização do Autismo, realizamos mais um Altos Papos, na biblioteca da escola SESI Djalma Pessoa, diante das inquietações apresentadas pelos estudantes.
Nossa convidada foi a Psicóloga Poliana Moraes, que atua no NAAP – Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico, do UniRuy|Wyden, e abordou o Tema: "Autismo e suas possibilidades". Ela versou sobre suas experiências e vivências, estudos nacionais e internacionais, desmistificando preconceitos, dando dicas e orientações, além de responder aos questionamentos dos estudantes.
A Psicopedagoga Renata Oliveira mediou o momento com o apoio da Pedagoga Tatiana Reis e do Bibliotecário Orliel de Jesus.
A Escola SESI Djalma Pessoa, comemorou o dia mundial do livro, 23.04, com muita música e efervescência do Pipocando Artes, na Biblioteca.
A comunidade escolar aproveitou os horários de intervalo para lotar o espaço e curtir os momentos embalados pelos estudantes, da 3ª F, Letícia Lima e Lucas Souza, no turno matutino e Ana Clara Santos Cerqueira 3°N, João Felipe Correia Lima 3° P, no vespertino, orientados pelo docente Fernando Farias, eles esbanjaram competências e habilidades habilidades. O público foi ao delírio!
O Pipocando Artes é um projeto da rede SESI, que busca favorecer o desenvolvimento dos estudantes através das artes, fomentando novos olhares para a sociedade e possibilitando uma tomada de decisão quanto aos projetos de vida, além do equilíbrio socioemcocional.
Unindo artes, cultura, conhecimento, competências e habilidades, com certeza, os resultados são cidadãos plenos, pessoais e profissionais, então vamos em frente!
As turmas de Ciência Forense da Escola Sesi Djalma Pessoal realizaram na semana de 15 a 19.04, uma das avaliações do trimestre.
O caso consiste em: O paciente conhecido como Waldir Hulho estava doente e procurou o médico conhecido da família. Esse mesmo médico indicou um medicamento que deveria ser preparado pelo medicamento Éber.
Dias após começar a tomar o medicamento, o senhor Waldir veio a óbito. Os peritos investigaram e descobriram que a morte da vítima estava diretamente ligada ao medicamento.
Quem errou: o médico ou o farmacêutico?
Os peritos (estudantes) realizaram testes diversos no laboratório, com base em informações fornecidas, bem como analisaram ressonâncias e receitas do remédio para chegarem a conclusão do caso.
Estimados estudantes Sesianos,
O Edital para o processo seletivo da Iniciação Científica - IC está a caminho... Então fique atento, pois logo será divulgado!
Os Grupos de Pesquisa e Orientadores(as) já foram definidos.
Para tirar suas dúvidas sobre o IC, acesse https://www.escolasesiba.com.br/ciencia-e-tecnologia/educa%C3%A7%C3%A3o-cientifica/
Coordenadora Pedagógica Maiara Sena
Quando aplicada à matemática, a gamificação pode ajudar os estudantes a desenvolver habilidades fundamentais de resolução de problemas, de raciocínio lógico e de pensamento crítico, enquanto se divertem.
Durante as aulas de Matemática III, a turma foi dividida em equipes, as quais pesquisaram, planejaram e construíram jogos, sob a tutela da docente Joanice Oliveira. O jogo de estratégia "Cetro real", utilizando como base o jogo "War", foi construído pelas discentes de 3 séries: Amanda Caldas, Amanda Moura, Ana Beatriz Neves, Raiany Araújo, Sarah Abade e Paula Esther.
O jogo foi utilizado por outros estudantes, no projeto Biblioteca: espaço de interações, aprendizagens e ressignificações, que ocorre, às sextas-feiras, durante o horário de intervalo, e eles ficaram surpresos ao saber que os colegas estão construindo jogos interessantes e criativos, os quais possibilitam e favorecem o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais ao aprendizado deles no Ensino médio e para a vida.
No dia 10 de abril, realizamos o Altos Papos com o olhar sobre a Conscientização do Autismo, na biblioteca, da escola SESI Djalma Pessoa.
Com o tema "Valorizar as capacidades e respeitar os limites” destacou-se a importância de respeitar as habilidades e particularidades das pessoas com transtorno do espectro autista, além de divulgar informações à comunidade escolar como forma de conscientização e sensibilização social para a inclusão no ambiente escolar.
A Graduanda em psicologia e ex-estudante da rede SESI, Lorine Lopes foi convidada para esse momento, acompanhada da Psicopedagoga Renata Oliveira e da Pedagoga Tatiana Reis, tendo o Bibliotecário Orliel de Jesus como mediador. Os estudantes puderam dialogar, tirar dúvidas e trazer curiosidades.
E para abrilhantar ainda mais este momento impar contou com a participação do estudante com TEA, João Davi da Costa Neto, da 1ª série G. que fez a declamação do poema de sua autoria “A vida é a forma de trabalharmos juntos”.
Aconteceu no sábado, 13/04, o primeiro aulão de 2024 para os estudantes da 3ª série – Escola SESI Djalma Pessoa.
Com cinco momentos diferentes de aulas contemplando as especificidades da área de LINGUAGENS, tivemos a presença substancial dos estudantes com as 15 turmas muito bem representadas.
Foi uma manhã produtiva e dinâmica, cheia de oportunidades de aprendizagem sob a condução de nossos docentes Paulo Rogério, Cíntia Daniela, Ludmila, Josegleide, Guido e Jarbas.
Reforçando a preparação dos nossos alunos para o ENEM 2024, partimos agora para o próximo aulão, com MATEMÁTICA!!
Entre os dias 08 a 12 de abril de 2024, as equipes da LIGA SESI de Robótica da Escola SESI Djalma Pessoa estão realizando uma semana de robótica. As estandes foram montadas pelas equipes na área do Foyer.
Os membros das equipes apresentam os valores que regem as competições da FIRST, sigla que significam "para inspiração e reconhecimento da ciência e tecnologia", e seus Corevalues (Descoberta, Inovação, Impacto, Inclusão, Trabalho em equipe e Alegria) .
O evento teve como objetivo geral divulgar as categorias para a comunidade escolar (estudantes, docentes e funcionários) da unidade que, atualmente, participa das competições: F1 IN SCHOOLS , First Robotics Competition (FRC), First Tech Challenge (FTC) e Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
As equipes promovem, também, a divulgação de cursos que serão oferecidos aos estudantes e o processo seletivo para ingresso de novos membros no quadro das equipes.
Os estudantes da Escola SESI Djalma Pessoa participaram, no dia 04/04/24, de uma singela celebração para a entrega dos certificados TOEIC.
O Test of English for International Communication – TOEIC - é uma certificação que avalia o nível de proficiência na língua inglesa e por mais de 30 anos vem se consagrando como o padrão mundial para aferição internacional das habilidades linguísticas para o mercado de trabalho, contemplando exercícios de compreensão auditiva (listening) e exercícios de leitura (Reading).
Ao todo, foram mais de 300 estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries favorecidos com essa certificação e que, além de registrarem em seus currículos o nível de proficiência alcançado, estarão também melhor qualificados para os novos desafios e aptos a definirem novas metas de aprendizagem para o futuro.
Muitos são os desafios da vida acadêmica e profissional, ainda mais considerando o critério do século XXI, para os quais as habilidades cognitivas e socioemocionais são essenciais.
A Escola Sesi Djalma Pessoa, objetivando desenvolver essas habilidades, busca fortalecer nos estudantes o pensamento analítico, raciocínio lógico e estratégico, para tomada de decisão e respeito ao próximo, oportunizando dentre outras possibilidades, as aulas da eletiva de Xadrez.
Essa eletiva ocorre, semanalmente, e os estudantes colocam em prática durante seus horários de intervalo, na biblioteca. Inclusive, eles compartilham seus conhecimentos com os colegas.
No dia Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a psicopedagoga Renata Oliveira, a pedagoga Tatiana Ribeiro, a coordenadora pedagógica Sandreane Vidal e o bibliotecário Orliel de Jesus, dialogaram, no espaço da biblioteca, sobre novas e efetivas ações sobre o tema.
Acordamos a realização de um Altos papos, na biblioteca, dia 10 de abril, às 13h50min, com a presença de estudantes e colaboradores. Teremos uma convidada que é profissional de psicologia, para essa troca de conhecimentos e experiências.
Encontro marcado, venha e participe, elucide suas dúvidas!
A biblioteca atua, além da disponibilização de espaço físico, fomentando e contribuindo com o suporte técnico e operacional, inclusive, de modo a permear todas as ações educacionais.
Visite nosso acervo, presencial ou digitalmente, e aprofunde-se sobre esse e outros temas.
http://sis.fieb.org.br/pergamum/mobile/index.php
Serviço Psicopedagógico/Biblioteca Escolar/Coordenação Pedagógica
No dia 22.03, o auditório da escola recebeu a 1ª Reunião de Formação para Representantes de turma - 2024, realizada pela Psicopedagoga Renata Oliveira e a Pedagoga Tatiana Reis.
Os representantes de turma foram convocados em turno oposto, para não interferir no tempo pedagógico deles, e puderam dialogar, tirar dúvidas e receber orientações formativas acerca das atribuições da função que desempenharão, além da sinalização quanto ao suporte que necessitarem.
Esses momentos serão periódicos para com o intuito de fomentar o desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes.
Com a parceria entre a Brigada de Combate a Incêndios, CIPA, docentes de Educação Física e Auxiliares de Disciplina, foi realizada, no início do ano letivo, o treinamento com os estudantes dos três anos do ensino médio, quanto aos procedimentos normativos referentes à evacuação , em caso de alguma ocorrência.
Os estudantes foram orientados em sala de aula, tendo o detalhamento de cada etapa e, em seguida, iniciou-se o período de simulações.
Educação, disciplina e segurança de mãos dadas!
Nessa segunda-feira, 25.03, a docente Kátia Almeida, mediou a primeira reunião do CRI, com debates plenários, no salão da biblioteca escolar.
O tema discutido foi #OCorpoPerfeitoÉOSeu. O qual gerou posicionamentos diversos com atrelamento a várias nuances.
Os debatedores, uns com mais e outros com menos experiência, buscaram se posicionar, concordando, discordando e complementando falas alheias. Apresentaram bastante argumentação, com eloquência, criticidade, versatilidade e embasamento.
A docente fez as ponderações e orientações aos estudantes, principalmente, com relação a organização do CRI, os membros e o fluxo de renovação do quadro. Apresentou a comissão atual e ainda contamos com a apreciação da coordenadora Maiara Sena, responsável pela área de Matemática e Diversificadas.
Que venham mais debates e reuniões!
Reflexão e ação! Não só nesse dia, mas a todo momento!
O Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21.03) é de extrema importância para elevar a consciência das pessoas sobre a igualdade e a luta contra todas as formas de discriminação racial.
Reforçamos a necessidade de encorajar as pessoas a denunciarem os casos de discriminação racial, que sofram ou presenciam.
Na Biblioteca organizamos uma exposição de obras envolvidas a temática para fomentar o acesso à informação, consequentemente, ao conhecimento, essência da transformação. Conhecimento é poder!
Visite nosso acervo, presencial ou digitalmente e aprofunde-se sobre esse e outros temas.
http://sis.fieb.org.br/pergamum/mobile/index.php
Núcleo Socioemocional / Serviço Psicopedagógico / Biblioteca Escolar
A Biblioteca é um espaço aberto a novas experiências e vivências de nossos estudantes e colaboradores, por isso, disponibilizamos todos os seus recursos e potencialidades. E para fomentar a interação social, em tempos de predominância digital, propomos uma ação com a disponibilização de jogos analógicos, às sextas-feiras, durante o intervalo.
Nas mesas foram colocados 06 jogos de xadrez, 04 de Uno, 02 de dominó e 01 de Damas.
Trio de estudantes que juntaram o útil ao agradável e utilizaram o aparelho celular como cronômetro para a partida de xadrez.
Um estudante se propôs a ler as regras do Uno para orientar os colegas.
Um estudante da eletiva de xadrez estava orientando os colegas de outra eletiva.
Com o sucesso da ação, movida a aprendizagens e muita interação, ampliaremos a quantidade de jogos, para suprir a demanda dos nossos sesianos.
O Torneio SESI de Robótica fez parte da programação do Festival SESI de Educação, que aconteceu, em Brasília-DF, entre os dias 28.02 e 02.03. A Equipe Hydra estava na competição e fez bonito.
Face todo engajamento e desempenho da equipe, conquistamos o 2º lugar no Prêmio Pensamento criativo, na categoria FTC, pelo reconhecimento, dos juízes, da melhor apresentação do processo de engenharia desenvolvido durante toda a temporada.
Vamos continuar nos aprimorando e muitos outros prêmios virão!
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio SESI Djalma Pessoa realizaram uma Campanha Escolar sobre os Efeitos da Alimentação na Evolução Humana, uma iniciativa realizada na disciplina "Ciência que Alimenta", sob a coordenação da professora Camila Hohenfeld.
A campanha teve como objetivo principal explorar os efeitos da alimentação na evolução humana, permitindo aos alunos um mergulho profundo em pesquisas e estudos sobre alimentos diversos, como consumo de laticínios, dieta ocidental, dieta mediterrânea e alimentos saudáveis, entre outros.
Para tornar a experiência ainda mais rica e abrangente, os alunos foram divididos em equipes colaborativas, onde cada equipe ficou responsável por um tema específico. Além disso, diversos formatos foram exploradores na criação da campanha, permitindo aos alunos uma expressão criativa de seus aprendizados. Entre os recursos incluídos, destacam-se cartazes, panfletos, jogos interativos e até mesmo Exemplos de alimentos saudáveis, que foram distribuídos durante a apresentação.
Uma parte significativa dessa atividade foi compartilhar os resultados das pesquisas com os diversos setores da escola, promovendo um envolvimento mais amplo da comunidade educacional. Os sete setores que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho dos alunos foram a Administração, Secretaria, NSE, Biblioteca, Equipe de Auxiliares de Disciplina, Equipe de Higienização e Coordenação.
Essa abordagem permite que os alunos interagissem diretamente com funcionários e colaboradores da escola, promovendo uma conscientização sobre a importância da alimentação saudável e seus impactos no desenvolvimento humano. Além disso, os alunos puderam praticar habilidades importantes, como comunicação, apresentação e trabalho em equipe, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
A Campanha Escolar sobre os Efeitos da Alimentação na Evolução Humana foi uma oportunidade para o colégio colocar em prática algumas das rubricas do Design de Aprendizagem no século XXI, romper os limites da sala de aula e envolver toda a comunidade escolar no processo de construção do conhecimento.
Todos os envolvidos se beneficiaram enormemente dessa experiência enriquecedora, que certamente deixará um legado positivo no aprendizado e na conscientização sobre a importância de escolhas alimentares saudáveis para a evolução humana.
A eletiva “ ARTE DE COMUNICAR” da escola Sesi Djalma Pessoa- Piatã veio com tudo!
Com o objetivo de aprimorar as habilidades básicas da competência linguístico- discursiva dos estudantes, fundamental para a comunicação, eles cumpriram a 2ª etapa de visita às turmas, com o intuito de apresentar e delimitar temas para desenvolvimento de um workshop. Ademais, os estudantes foram capazes de expor, por meio da oralidade, seu senso crítico, tomar a palavra em público, discutir problemas com outras pessoas, corroborar e/ou refutar publicamente um ponto de vista e resolver conflitos de maneira adequada. Dessa forma, conseguiram aplicar técnicas de comunicação, funções da linguagem e inteligência emocional, estudadas durante o trimestre, a partir de um planejamento dividido por 3 etapas: motivação da turma, desenvolvimento/ delimitação e finalização. Todos eles estavam com um crachá de identificação com um designer exclusivo representando todo o conceito da eletiva. O resultado foi o reconhecimento dos professores, a satisfação dos estudantes e o orgulho da docente Verônica Damasceno, língua portuguesa, responsável pela ação e organização das etapas.
A atividade desenvolvida no dia 19 de abril foi mais um espaço formativo para escola, fomentando a lei 11.645/2008, além de debater a importância dos povos originários na construção e composição do nosso país. Os indígenas passaram por muitos anos de invisibilidade e/ou menosprezo social, ter esses momentos gera o reconhecimento de suas contribuições na cultura nacional no passado e presente. Percebemos suas marcas na língua a partir dos trocos linguísticos tupi e macro-jê, seus territórios e como ocorreu as modificações geográficas, seus aprendizados medicinais, religiosos, artísticos, entre outros.
O dia 19 passou por uma modificação da nomenclatura, visto que existe uma pluralidade de etnias e a escola reconhecem e fortalece a conscientização sobre o respeito a diversidade. Indígenas não são fantasias, não são apenas um único grupo social, é dever da escola ampliar os conhecimentos para evitarmos estereótipos e violências. O aprendizado é contínuo!
Foi realizado na biblioteca, em parceria com as professoras Mariana Uchoa e Michele Sodré, uma breve explanação sobre a importância do tema/dia, seguindo para um jogo de perguntas, no qual, as perguntas foram comentadas durante as respostas animadas dos estudantes. Foi um intervalo formativo animado.
A professora Vanessa Balbina, após teorizar dois conteúdos- Triângulos e Trigonometria no triângulo retângulo, realizou uma aula prática de matemática, ou melhor, BoaMática com Teodolito caseiro na qual sua principal finalidade era dar sentido nos conteúdos estabelecidos.
Você sabia que além da topografia, esse aparelho para medir ângulos e distâncias também é utilizado na navegação e na meteorologia?
Pois é, com essa atividade foi possível vivenciar as habilidades que envolvem a BNCC, tais como:
(H34 – Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas cotidianos, de ciência e tecnologia, utilizando instrumentos matemáticos;
H13 – Reconhecer e utilizar as relações trigonométricas para compreender o conhecimento científico e tecnológico. )
As imagens mostram a dinâmica da turma do segundo ano e sanando A GRANDE pergunta:
“Professora, esse conteúdo fará sentido em minha vida, quando? ”
Uma imagem vale mais que mil palavras...
Aprender, aplicar o conhecimento, crescer com ele e ser o agente de mudança para o mundo.
Musiteca? É isso mesmo, música, ao vivo, na biblioteca.
Em parceria com o professor de música, Fernando Farias, acontece, quinzenalmente, na biblioteca, nos horários dos intervalos, apresentações musicais de altíssima qualidade com os nossos estudantes.
Os objetivos do projeto são:
Incentivar e revelar talentos da nossa escola;
Utilização da música como mediação ao incentivo à leitura no âmbito da biblioteca escolar;
Atrair novos estudantes para o ambiente da biblioteca;
Mostrar que na biblioteca deve acontecer, além das atividades pedagógicas, diversas atividades culturais;
Proporcionar entretenimento entre os estudantes.
O projeto Musiteca acontece quinzenalmente e o protagonismo é TODO dos estudantes. Na ultima quarta-feira, 29/03, aniversário de Salvador, tivemos a 1ª edição de 2023.
A equipe Hydra da Escola Sesi Djalma Pessoa participou em duas modalidades do Festival SESI de Robótica 2023 que aconteceu de 15 a 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrinha, em Brasília (DF), com as competições de FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), FIRST® Robotics Competition (FRC), F1 in Schools.
Nesta temporada, crianças e adolescentes de 9 a 18 anos devem buscar soluções para desafios ligados à energia. Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês) para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões. Além disso, ainda há muita diversão e amizades construídas sem barreiras geográficas. É possível conferir nos depoimentos dos estudantes abaixo.
Essa etapa nacional foi muito importante para mim, pois ela me ensinou muito, não só sobre robótica em si, mas também sobre ter responsabilidades, e ter que cumpri-las, fiz muitas novas amizades, e foi muito bom para mim poder interagir com pessoas diferentes, não só de outras equipes, mas também de outros estados do Brasil. (Arthur Romeiro)
Bom, começando desde do começo, eu nunca imaginei que iria gosta tanto de uma coisa como foi a robótica na minha vida, tive os 5 dias mais intensos, onde eu conheci muitas pessoas de diferentes estados e tiver o prazer de participar desse grande evento.
Foi com muita luta que trabalhamos mais de 6 meses, quase todos os dias, até em feriados, para chegamos preparados para esse campeonato, valeu a pena cada noite mal dormida, e cada dia trabalhando em prol da equipe mesmo cada estresse passado ou pressão diante de alguns perrengues.
Acho gratificante demais, que a robótica vai muito além do que só um campeonato, ela inspirar e demonstra habilidades que vc antes não tinha, a minha disciplina foi formada na equipe, e eu puder enxerga isso acontece. Por fim, agradeço por ter vivido essa experiência, e agradeço a equipe também por te demonstrar que o mundo pode sim ser conquistado, com trabalho e paciência, espero viver novamente essa experiência. (Thiago Vinícius)
Foram dias intensos e cansativos que eu vivi nesse torneio, a apresentação pros juízes, cada round, cada juiz que passava pelo pit aceleravam meu coração, mas por outro lado, foi uma sensação diferente de qualquer outra, sem exagero uma das melhores experiências da minha vida, vai ficar marcado pra sempre. Sobre minha experiência no campeonato, superou qualquer expectativa que eu tinha, conhecer as outras equipes de outros estados que a gente so conhecia pelas reuniões online, poder ver FLL, FRC E F1 de pertinho, festa da amizade, viver dias mergulhado na comunidade da robótica foi um sonho realizado, foi tudo incrivel. Sendo minha primeira experiência com a First e com certeza não vai ser a última, depois que você entra é muito difícil querer sair; seja participando como competidor, mentor, juiz ou anjo, todos que passam pelo torneio sesi de robótica ficam impactados pela dimensão da competição, além de todo diferencial dos valores presentes nela que contam com o Core Values e todo respeito dado aos Gracious Profissionalismo. Acredito que nós fomos merecedores desse prêmio porque conseguimos criar conexões com a comunidade STEM, absorvendo conhecimento com profissionais ao mesmo tempo que conseguimos passar isso para a sociedade ao nosso redor, como por exemplo nosso Hydracast, onde entrevistamos profissionais e ligamos isso ao mundo da robótica, levando esse conhecimento a pessoas que ainda não fazem ideia do que é a First e seus valores. Outros exemplos são as nossas ações outreach, onde nós buscamos levar a robótica para pessoas que tem dificuldade em acessar esse tipo de conhecimento, exemplo disso também são as nossas ações "We Can Be Heroes" e a nossa conexão com a faculdade de engenharia de Pungé em Moçambique, onde pretendemos juntamente com a liga Sesi de robótica mentorizar e capacitar professores para que assim eles possam fundar equipes em seu país. Além disso, nossos próprios membros da temporada passada fizeram parte do nosso grupo de mentores pra essa temporada passando seus conhecimentos para nós, e conjunto a isso temos o fator de formar novos membros disponibilizando cursos voltados para a área de Maquina Construção e Inovação, gerando assim um ciclo de sustentabilidade de membros na equipe. Porém nada disso basta se não houver organização, por isso, prezamos muito pela nossa documentação, que se torna um meio de nos planejarmos e mostrar pros juízes todo o trabalho que realizamos, colocando tudo isso disponível durante a temporada no nosso Caderno de Engenharia e no Portfólio. (Matheus Emanuel)
Felipe Silva Sacramento, estudante da nossa escola SESI, desenvolveu um produto advindo das folhas do araçazeiro que possui a capacidade de amenizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, bem como tornar a água do recipiente mais limpa. Em 2022, concorreu com esse projeto científico em uma feira denominada Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), que ocorre anualmente na cidade de Novo Hamburgo - RS.
Ele foi pleiteado com o 1º lugar em sua categoria e uma credencial para participar da Feira de ciências internacional de Taiwan (TISF). Neste ano, em 2023, ele participou da TISF, de modo virtual, concorrendo as melhores colocações com diversos países, incluindo os Estados Unidos, Rússia, Egito e Tailândia. Conseguiu o 4º lugar em sua categoria na feira internacional, bem como foi presenteado com prêmio em dinheiro.
A Linguagem Matemática não pode ser imposição do outro; aprender números é mais do que contar. Ensinar este componente é estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de se estabelecer relações com a realidade e resolver problemas. Com isso, instigamos nossos alunos a construírem Jogos Matemáticos, Relógio de Sol e Ciclos Trigonométricos, conforme as imagens abaixo. Com esses trabalhos, eles observaram que o objeto de conhecimento ministrado na aula de MATEMÁTICA faz parte da realidade de cada um.
A SNLB, da Escola SESI Djalma Pessoa, começou com tudo! Realizamos mais uma edição dos Altos Papos. Essa atividade visa refletir sobre temáticas pertinentes à comunidade escolar. Nesta edição, discutimos sobre a temática da SNLB, deste ano: Eu respeito & tu respeita & nós respeitamos. Com a participação da psicopedagoga da Unidade SESI Candeias, Karla Cilene, da advogada convidada Priscila Menezes e Manuela Ribeiro, que também é docente da Escola Sesi Bahia, outros docentes, bibliotecário e a estudantes indígena Dayane Vilhena, que juntos com outros estudantes, conversaram sobre o respeito no contexto escolar à luz do Direito. Foi uma atividade brilhante, cheia de reflexões e proposições que visam fazer do contexto escolar um espaço igualitário e que respeita a diversidade.
A Escola Sesi Djalma Pessoa, oferece em contra turno como atividade extracurricular a oficina Game Drone. Consiste no desenvolvimento de pilotagem de drones , utilizando circuito de obstáculos , estudo da disciplina de matemática, a utilização da captação de imagens , por estas aeronaves não tripuladas.
Os participantes têm contato com a parte estrutural do drone , rádio controle, legislação e treinamento, aprendendo o manuseio necessário para o início de um vôo, em sequência de treino, os componentes começam a fase de passagem por obstáculos, onde todos devem estar aptos para pilotar no dia da culminância do “Game Drone Matemática”, onde as equipes da oficina , passam por um circuito de provas com obstáculos , respondendo a questões em qr-code dispostas no espaço do jogo, em que todos da equipe pilotam o drone nas fases, pousando na alternativa correta, indicada pelo grupo.
Após apto na fase dos obstáculos, os estudantes passam a ter contato com uma aeronave de captação de imagem em espaço aéreo aberto, podendo verificar as amplas possibilidades propostas por um drone.
Sendo assim, nossos oficineiros, tiveram duas oportunidades ímpares, uma de atuação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), onde apresentaram a oficina, e mostraram aos participantes, desde a parte estrutural, a passagem de obstáculos, bem como possibilitaram aos participantes que completassem todos obstáculos manuseando o equipamento
Outro momento importante, foi a visitar o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER). Foram maravilhosamente abraçados pelo Comandante, Ten. Cel. Volnei e pelos componentes do serviço de inteligência com drones, onde os mesmos ficaram encantados com o pioneirismo da Escola Sesi Djalma Pessoa pelo trabalho com a utilização desta potente ferramenta tecnológica. O objetivo foi amplamente alcançado, os nossos estudantes tiveram contato com os drones que a segurança pública utiliza nas missões em difícil acesso, viram também o ônibus de monitoramento, aviões, viaturas e helicópteros, também uma aula sobre leis que regem o uso de drones e suas penalidades alcançando o objetivo da visitação.
Finalizamos as ações do setembro amarelo, em 30.09, com um intervalo cultural regado com muita dança, novos e consagrados talentos musicais de nossos estudantes, o que gerou bastante interatividade, satisfação, acolhimento e sorrisos gratificantes.
Os estudantes estavam tão conectados e participativos que cada apresentação começava e terminava com muita energia positiva, aplausos e vibração.
Ressaltamos que esse mês trouxe mais luz e evidência para o tema Valorização da Vida, mas que durante todo o ano as ações são de prevenção, reforço, fortalecimento, acolhimento, orientação e encaminhamentos, pois, a saúde física e mental de nossos estudantes é prioridade, para que o processo formativo/educativo seja integral.
Prevenir as questões emocionais e incentivar a valorização da vida é nosso mote, por isso sinalizamos a necessidade do cumprimento das normas de convivência, rotinas de estudos, e atenção à saúde emocional.
Culminamos a ação com um abraço coletivo, para reiterar a necessidade de ampliar as redes de apoio e cooperação, ao som de Jota Quest com a música “Dentro de um abraço”. E depois oportunizamos aos líderes de turma distribuir um pouco de carinho e afeto, em forma de pirulitos para seus colegas de turma. Contemplamos os colabores também com esse agrado.
O Núcleo Socioemocional e Serviço Psicopedagógico buscam ampliar cada dia mais a parceria entre famílias e escola, pois entendemos que a formação dos estudantes perpassa pela atuação de todos os membros da comunidade escolar, dando os necessários suportes, fazendo ajustes, orientações e direcionamentos. Por tudo isso, nos empenhamos em, diariamente, organizar e desenvolver ações que privilegiem o autocuidado, autoconhecimento, empatia, competências e habilidades socioemocionais, pois somos seres biopsicossociais, e a formação e cuidados devem ser contínuos.
Saúde emocional, educação e formação, vamos trilhando e nos apoiando juntos na mesma direção.
#socioemocionalimporta
Atenciosamente,
NSE/Serviço Psicopedagógico
No último dia 15, tivemos o prazer de receber a voluntária do Centro de Valorização da Vida – CVV, Sra. Joseane Rocha, para uma roda de conversa com nossos estudantes. A ação foi permeada pela apresentação do Centro, depoimentos, troca de informações, é claro, uma esclarecedora escuta ativa, com participação maciça dos estudantes.
Ela reforçou a importância da prevenção e valorização da vida, além do mês dedicado a essa pauta e historicizou sobre o Setembro Amarelo e do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Nossos estudantes saíram desse momento satisfeitos e parabenizando a ação, pois não tinham conhecimento deste grupo e da importância do mesmo.
Ao final, fomos presenteados com uma cartilha, cartilhaAjudar2022 (1).pdf, que traz orientações, fatores de risco e falas que evidenciam intenção de desistência de vida ou desesperança. Recomendamos a leitura e disseminação!
Quando pensamos em olímpiadas, logo vem a nossa mente imagens memoráveis de superatletas com habilidades incríveis conquistando medalhas e virando símbolos nacionais de orgulho. Na Olímpiada Brasileira em História do Brasil, desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), não é diferente: os alunos são envolvidos por projeto que visa desenvolver variadas habilidades de leitura, escrita, debate e reflexão com a tutela de professores que os orientam a trilhar uma trajetória que potencialize a aprendizagem em história e o emancipe na construção do seu conhecimento.
Em 2022, o tema geral da ONHB propôs um debate interdisciplinar sobre o papel das mulheres na política, como eleitoras e candidatas. Após seis etapas online, que foram realizadas entre os meses de maio e junho, mais de 1,2 mil estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o Brasil foram selecionados para participar da grande final.
Dentre os finalistas, eu tive a oportunidade de orientar duas equipes compostas por alunos de 2º e 3º ano do ensino médio, da Escola SESI Djalma Pessoa, e a experiência foi muito semelhante a vivida por atletas e treinadores durante os jogos olímpicos: a emoção de conhecer pessoas e realidades distintas, a espera inquieta pelo resultado das avaliações e a alegria contagiante da cerimônia de premiação.
O pódio e as medalhas costumam ser os centros das atenções em competições olímpicas, e na ONHB isso também é uma realidade. Porém, em um modelo diferenciado que visa premiar várias equipes que consigam possibilitar um diálogo textual com a temática proposta. Ao final dos dois dias de evento, fomos premiados com a medalha de bronze, inédita para a instituição, que provocou um genuíno sentimento de orgulho entre os estudantes e despertou interesse de tantos outros por esse evento capaz de mudar a vida jovens pesquisadores de todo o país.
No dia 01 de setembro, foi proporcionado aos estudantes e colaboradores um momento diferenciado e muito necessário, pois vivenciaram um intervalo diferente, dando início as ações do Setembro Amarelo, com foco na Valorização da Vida!
Um momento de descontração, interações, muita música, acolhimento e expressão emocional pautada na comunicação não violenta. Também, tiveram um momento cultural de exibição de vídeo temático, dinâmica com balões e distribuição e um singela representativo.
A vida deve ser celebrada cotidianamente, e por isso que a equipe do Núcleo Sócio Emocional, da Escola SESI Djalma Pessoa, desenvolve ações durante todo ano, voltados para o acolhimento, atenção, cuidado, prevenção, orientação e, principalmente, escuta atenta e qualificada aos estudantes, para que possamos realizar os devidos direcionamentos e a promoção do desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais deles.
A vida sempre em primeiro lugar!
A Escola SESI Djalma Pessoa, através do Serviço Psicopedagógico e Núcleo Socioemocional, vem, mais uma vez, promover ações em prol da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Enfatizando a conscientização de todos, pois é preciso que as pessoas com deficiência sejam tratadas com respeito, independentemente de suas restrições.
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI): “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.
NSE/Serviço Psicopedagógico
Na última sexta-feira, 29/07, nossos estudantes, participaram do Intervalo Cultural Pipocando Artes.
O Intervalo Cultural é um projeto em parceria com a biblioteca e que envolve as linguagens artísticas: dança, música e teatro, e promove o protagonismo estudantil.
Os estudantes que fizeram o show foram:
Ayana Araújo
Ítalo Nascimento
Maria Victoria
Guilherme Dias
Bruna Batista
Pedro Gustavo
Elen Marter
Ana Beatriz
Apresentaram coreografias sob a orientação da professora de Dança Daiane Brito. As apresentações foram realizadas na quadra externa nos intervalos matutino e vespertino.
O Intervalo Cultural Pipocando Arte destaca a relevância da apreciação estética e fruição artística, favorecendo o protagonismo estudantil.
Musiteca? É isso mesmo, música, ao vivo, na biblioteca.
Em parceria com o professor Fernando de música, acontece, quinzenalmente, na biblioteca, nos horários dos intervalos, apresentações musicais de altíssima qualidade com os nossos alunos. O projeto têm como objetivos:
incentivar e revelar talentos da nossa escola;
utilização da música como mediação ao incentivo à leitura no âmbito da biblioteca escolar;
Atrair novos estudantes para o ambiente da biblioteca;
Mostrar que na biblioteca acontece diversas atividades culturais;
Proporcionar entretenimento entre os estudantes.
O Musiteca acontece quinzenalmente e o protagonismo é dos alunos. Na ultima quarta-feira, 20/07, dia do amigo, tivemos uma linda apresentação com os alunos: Laura Santana e Rodrigo Alves, 3º G, com participação de João Gomes, 3º J.
No dia 15 de junho vai acontecer o Forró do Seu Djalma - III Edição. A iniciativa da escola, juntamente com os alunos da 3ª série, é proporcionar um momento de resgate das tradições e festejos juninos, oportunizando um momento lúdico entre os discentes.
No dia do Forró, os alunos da 3ª série, terão a oportunidade de empreender, a fim de angariar fundos para a cerimônia de formatura. Serão oferecidos diversos jogos e brincadeiras, incluindo a promessa de um Touro Mecânico. Até a chegada do dia da festa, acontecerão aulões de forró com a professora de dança: Daiane Brito.
A animação do Forró será comandada pela Banda Forrozin, DJ Nayson Carvalho e mais uma atração surpresa especial.
O que você está esperando para tirar o título de eleitor? Está deixando para a última hora como alguns brasileiros? O prazo está acabando e talvez, para você que já tem 16 anos, esteja faltando algumas informações. Por isso, pesquisamos umas para vocês no www.opovo.com.br e trouxemos aqui:
“Segundo o IBGE em 2019, o número de jovens de 16 e 17 anos no Brasil representa 2,9% da população - o que até pode parecer pouco, mas são mais de 6 milhões de pessoas. Tem noção da diferença que 6 milhões de votos fazem?
A política está em absolutamente tudo. Nas condições da rua em que você mora, no transporte público que você pega, na segurança da sua cidade, na universidade que você quer cursar e em todo o resto. A política está em todos os seus direitos, e você pode começar a reivindicá-los desde cedo”.
É muito comum, vocês adolescentes, falarem que “ninguém os ouvem” então, aproveitem este momento para se fazerem ser ouvidos. Se expressem através do voto consciente. A passividade desse momento tão único, o fará se transformar naquele que reclama, reclama e não faz nada, mas e depois, como cobrar dos governantes?
Seu direito ao voto está aí, valorize a democracia! Esse direito foi conquistado para você. Apresse-se! Dia 04/05/22 é o último dia para fazer o seu título de eleitor. Não precisa sair de casa, tá? O site está aqui:https://www.tse.jus.br/. Depois de tudo certo, baixe o e-titulo no aplicativo do seu celular e pronto!
Lembre-se: se você ainda não tiver 18 anos, pode ficar tranquilo, o voto é facultativo, mas.. acreditamos no seu potencial e temos a certeza que você é o futuro do Brasil!
Escrever bem é importante, saber se comunicar e organizar bem seus pensamentos é fundamental para transmitir uma mensagem escrita com clareza e objetividade para a sua vida profissional.
A cada ano, o mercado profissional está mais competitivo. Empresas de vários ramos e setores da economia objetivam ter em seus quadros de funcionários colaboradores mais qualificados em diversas competências, mas algo não mudou: é crucial saber escrever bem.
Para a realização do seu sonho universitário, garanta um bom desempenho no ENEM e lembre-se: a Redação é parte considerável da avaliação. E por falar em sonho, fazer faculdade no exterior sempre foi tema nas redes sociais dos adolescentes no Brasil e quando se pensa em Europa... vale intensificar muito nos estudos!!! Universidades de Portugal, conveniados com o Inep, têm aproveitado as notas do ENEM para recrutar brasileiros interessados em fazer graduação por lá.
Então, dedique-se muito e fique atento (a) às avaliações da LETRUS pois, se um dos seus objetivos é arrumar as malas e #partiuportugal, não poderá cometer erros como os mais de 95.000 (noventa e cinco mil) citados no quadro abaixo liberado pelo Inep este mês.
A tomada de decisão pela escolha profissional demanda consciência, engajamento e disciplina, pois vai direcionar toda uma vida e na adolescência, torna-se ainda mais complexo. Nos anos finais do Ensino Médio, é importante aproveitar todas as oportunidades possíveis. Assim, o teste vocacional surge como uma ferramenta favorável em meio a tantas decisões necessárias. Ele está relacionado à identificação das habilidades, competências e áreas de interesse, de acordo com as respostas fornecidas.
Com o objetivo de apoiar os estudantes nessa etapa da vida, no dia 11 de março de 2022, realizamos o primeiro teste vocacional, com as turmas de 2ª e 3ª série.
Os estudantes foram orientados a respeito da importância da ação e o teste foi aplicado por profissionais habilitados, no auditório escolar, utilizando um link disponibilizado. Após a realização, os estudantes recebiam os resultados. Aqueles que se sentiram confortáveis, foram convidados a compartilhar o resultado obtido e falar sobre as impressões e relevância para o seu processo de escolha profissional.
O resultado do teste não é determinante na definição da carreira, mas poderá apoiar no autoconhecimento, mostrando potencialidades e profissões que mais combinam com a perfil identificado.
Fazer parte de uma comunidade global de educação, onde educadores de todo o planeta dividem experiências pedagógicas e apresentam cases de sucesso. Esse é o propósito do programa Microsoft Innovative Educator Expert!
Ser MIE é demostrar a construção de uma trajetória docente tendo como norte, desenvolver em nossos alunos o protagonismo diante das suas aprendizagens. Utilizar as plataformas adaptativas, implementação de atividades maker e elaboração de um plano de trabalho com o uso da metodologia STEAM foi a rota escolhida por parte dos nossos docentes.
Após um período de submissão e análise por parte da Microsoft das suas práticas pedagógicas, todas elas pautadas em uma metodologia que alia tecnologia e inovação, os nossos docentes foram certificados e receberam o selo MIE Expert, passando a fazer parte de um seleto grupo de educadores; uma conexão mundial onde as tessituras do fazer pedagógicos são construídas e aplicadas em sala de aula com os nossos alunos.
Durante os três últimos anos, o número de sujeitos infectados por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti quase duplicou no nosso país, e tais doenças acometeram principalmente as populações de baixa renda, as quais não tem acesso ao saneamento básico.
Preocupado com esse problema de saúde pública, Felipe Sacramento, estudante do SESI e do SENAI, propôs uma alternativa economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta para combater a reprodução deste mosquito. Assim, surge a pesquisa: Avaliação do potencial tensoativo, larvicida e antibacteriano dos extratos vegetais das folhas do araçazeiro (Psidium sp.) no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti em recipientes de água parada.
O projeto está sendo orientado pela professora Jamile Caldas e Coorientado pelo professor Marcelo Barreto. A pesquisa está como finalista da FEBRACE 2022, a maior feira cientifica da América Latina, que acontecerá em março deste ano. Fica aqui a nossa torcida pelo sucesso dessa belíssima pesquisa!
Parabéns a todos os envolvidos!
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP); ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental. A ideia do evento é mapear no território brasileiro onde estão localizados os possíveis cientistas do futuro.
A Escola SESI Djalma Pessoa participa deste evento desde o ano passado e neste ano (2021) tivemos 43 alunos inscritos, entre jovens dos três seriados. Sendo, 11 da primeira série, 3 da segunda série e 29 da terceira série. Contudo, 30 alunos não conseguiram logar no site na primeira fase do exame e foram desclassificados. Os 13 que fizeram a avaliação da primeira fase, passaram para a 2ª fase do exame e tivemos o seguinte resultado final.
Medalha de PRATA🥈: Malik Ferreira dos Santos 1° ano.
Medalha de Bronze 🥉: Uriel Henrique Ribeiro Oliveira 3° ano
Menção Honrosa🎖️: Nauany Damasceno França 3° ano, Márcio Vitor Conceição da Silva 1° ano, Natália Coelho de Jesus 1°ano, Maria Victoria Leal Pinheiro 2° ano"
Felizes e orgulhos pelos nossos estudantes.
A Escola Sesi Djalma Pessoa sempre entendeu que a matemática é para todos! É uma ciência aplicada, que relaciona a lógica numérica com práticas do dia a dia. Podemos perceber a matemática nas formas da natureza e em objetos cotidianos. Além disso, a matemática é uma ciência basilar para o desenvolvimento de outras ciências. Nesse sentido, incentivamos a participação de nossas meninas nas feiras e olimpíadas e, assim, tivemos a alegria de vê-las estrearem na 1ª Olimpíada Feminina de Matemática da Bahia – OFMEBA.
A OFMEBA tem como objetivo incentivar a participação das meninas em diversas olimpíadas de conhecimento, uma vez que a participação do público feminino é baixo nesses eventos. Aqui no Brasil contamos com o apoio do 'Movimento Meninas Olímpicas do Brasil', que é pioneiro em ações de fortalecimento da participação feminina nesses eventos científicos.
Pois é.…A matemática é para todos e todas!!!!
E as nossas queridas alunas: Ana Júlia Costa Soares, Camille Braga dos Santos, Camille Porto de Sousa, Carolina Vitória Oliveira Araújo e Isabelle Santana Moreira nos mostraram, na 1ª Olimpíada Feminina de Matemática da Bahia - OFMEBA, que quando o interesse desperta novas conquistas são realizadas.
Parabéns, meninas!!!
Esse é só o começo!
Essas palavras fazem parte da vida dos estudantes do Ensino Médio, principalmente na 3ª série. O educando, a família e a escola estão envolvidos por essa realidade e se mobilizam para que os objetivos sejam alcançados. Há vários sentimentos envolvidos nesse processo: alegria, medo, expectativa, frustração, empolgação, ansiedade. O futuro está em jogo. Decisões precisarão ser tomadas, escolhas devem ser feitas. Mesmo não sendo necessariamente definitivo, esse é um grande passo para o jovem e sua família!
O ENEM é o caminho mais procurado por 90% dos estudantes da 3ª série, assim declaram.
Quais são os segredos do ENEM? Quais são os mistérios? Qual é o “pulo do gato”?
A resposta está no conhecimento; no desenvolvimento de competências e habilidades.
Esse é o caminho!
A Escola SESI Djalma Pessoa - Piatã apoia seus estudantes para que tenham os resultados esperados no ENEM. Além das ações pedagógicas cotidianas, realizamos aulões ENEM das quatro áreas de conhecimento. São aulas dinâmicas, desafiadoras e cheias de informações para que nossos estudantes sintam-se seguros no momento das avaliações. Um aulão preparatório pode fazer grande diferença nos resultados do estudante.
Os aulões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas já aconteceram. E, no dia 11/09 acontecerá o de matemática. Pensam que acabou? Ainda teremos o aulão de Linguagens no dia 06/11, fechando nosso ciclo de aulões/2021. Nossa equipe tem preparado aulões nota 1000, pois nossos estudantes merecem!
Há muitos caminhos e possibilidades para os nossos jovens estudantes, e, nós, da Escola SESI Piatã, trabalhamos a fim de que o caminho escolhido, a profissão definida e os resultados alcançados corroborem para que sejam profissionais saudáveis, competentes e felizes.
Homenageando nossos estudantes pela passagem de seu dia, O Núcleo Socioemocional e Serviço Psicopedagógico, em parceria com os Docentes de Artes e banda The Teachers, Coordenação Pedagógica, Gestão de Pessoas e Secretaria e Biblioteca, respeitando, amplamente, os protocolos de distanciamento social para o retorno semipresencial, promoveram, nos dois turnos, a distribuição dos Kits com máscaras do Projeto “Gentileza gera gentileza” e agenda aos estudantes e, em seguida, um momento de descontração, entusiasmo e acolhimento, como música ao vivo e de boa qualidade, com transmissão instantânea da ação, através da plataforma Teams, para os estudantes que estavam no ensino remoto.
Essa é uma demonstração da vivacidade e compromisso da Escola SESI Djalma Pessoa com seus estudantes, famílias e colaboradores. Assim, reafirmamos, como vivenciamos no Projeto homônimo: Gentileza gera gentileza, pois “Me distancio, mas sigo perto do seu coração...”
Feliz Dia dos Estudantes!
A Cultura Maker tem como fundamento o fazer com as próprias mãos. A ideia de pôr a mão na massa não vem do nada, não acontece inutilmente, ao contrário, acontece a partir da análise cotidiana, da percepção de um problema real, e pela busca por soluções criativas para a resolução de tais demandas.
Nesse sentido, visa potencializar a processo de ensino e aprendizagem de forma significativa, conectando a razão e a emoção, tendo em vista a busca por solucionar problemas reais do dia a dia que dão significado ao aprender.
A metodologia maker caminha na conexão da teoria com a prática, sempre colocando o conhecimento em movimento, na condução do processo de criação de forma planejada, sistemática e estratégica. Tudo isto, com vistas a desenvolver competências, habilidades, ações e valores, como, autonomia, empreendedorismo, criatividade, colaboração, sustentabilidade. Também, atitudes, como acreditar, planejar, testar e persistir.
A Escola Djalma Pessoa, traz em sua filosofia a cultura maker, no cotidiano do currículo regular de ensino, além das oficinas específicas que acontecem em um espaço apropriado, criado para enriquecer as ações didáticas, a sala maker. As oficinas tem como princípios elementar, a ideação, o planejamento, a construção, a apresentação e a reflexão.
O Torneio de Robótica First Tech Challenge (FTC) desafia estudantes de 14 a 18 anos a projetarem, programarem e construírem robôs com peças reutilizáveis, tecnologia Android. No FTC, os estudantes têm como orientador, dois professores, no ano de 2021, são eles Jackson Amorin e Leonardo Cerqueira, ambos orientam e acompanham os estudantes nas mais diversas ações do torneio.
A linguagem de programação (em Java e Blocks) e criação, contribuem aos estudantes o desenvolvimento da competência de compreender, utilizar e criar tecnologias de informação e comunicação de forma crítica, reflexiva e ética na prática social e na preparação para o trabalho.
Além disso, também desenvolvem habilidades, como, comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico.
A temporada 2020/2021, “Ultimate Goal” trouxe vários desafios para a equipe Hydra, que se destacou no cumprimento das missões, na responsabilidade de cumprir cada prazo, na programação, na pesquisa e preparação de cada etapa das atividades e da programação e montagem do robô.
Como nos outros torneios da Liga Sesi de Robótica, o FTC instigou os estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia pessoal e da sociedade. Inclusive a equipe buscou realizar ações, como criar um canal de Hydracast, um canal de podcast para apresentar a comunidade entrevistas que comunicam a praticidade da tecnologia espacial, automação e outros princípios aprendidos na robótica que contribuem para a vida e a profissionalização.
O instagram da Equipe (@equipehydra) registrou um trabalho bem elaborado, planejado e executado com excelência, bem como as aprendizagens significativas dos estudantes. Os componentes da Equipe Hydra FTC são, Alessandra Regina de Cerqueira Dantas, Gabriel Silvestre Souza Freitas, Guilherme Ferreira dos Santos Ribeiro, Hamilton da Silva Costa, Marcus Vinicius Santos Nascimento, Maria Beatriz Batista da Mota, Ryan da Silva Santana Arrais, Diego Perpétuo Andrade de Oliveira, Jeferson Café e Débora Oliveira.
A Escola Sesi Djalma Pessoa parabeniza e agradece a cada um pelo empenho, esforço e dedicação.
Parabéns, Hydra, ainda há muito mais para alcançar!
Contemplando a proposta de uma Jornada Pedagógica que aborda a superação com sucesso de um primeiro semestre de muitos desafios e voltado ao fortalecimento das ações e relações com base no entrelace colaborativo, então vivenciamos um dia de experiências, aprendizagens, diálogos e muita troca.
O evento foi realizado no dia 22/06, terça-feira, pela plataforma Teams, contando com a participação de toda a equipe pedagógica da escola, professores, coordenação, NSE, direção e gerência.
Iniciamos com uma ação voltada ao olhar quanto a responsabilidade humanística de cada um e o seu papel enquanto cidadão. Daí intercalamos com um momento relaxante e descontraído, mas de muita aprendizagem, de trabalho com exercícios de respiração, alongamento e autoconhecimento.
Culminamos com uma palestra que além de nortear, possibilitou o esclarecimento de muitos pontos sobre como lidar com as emoções para o retorno semipresencial.
A adaptação é necessária para que possamos viver novos processos ou como diz Rubem Alves “não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”.
Desta vivência tiramos lições enriquecedoras e por isso agradecemos, ternamente, o compromisso, engajamento e participação de todos os colaboradores para que a educação possa fluir casa vez mais.
O Núcleo Socioemocional parabenizar as lideranças de turma pelo trabalho que estão desempenhando, além da participação na Reunião do NSE com os Líderes (23/04), e empenho nas demandas encaminhadas. Com a parceria firmada e uma comunicação assertiva a aprendizagem é mais fluída.
No dia 27/04 realizamos a palestra “Como lidar com o luto no período pandêmico”, com o Psicólogo Leonardo Cunha, e em 30/04 um momento de “Dicas para relaxamento e autocuidado”, com o fisioterapeuta Vinicius Afonso. Ações em parceria com o Centro Universitário UniRuy, com o intuito de favorecer reflexões para superação e incentivar a comunidade escolar ao fortalecimento diante do contexto pandêmico.
Cuidemo-nos mutuamente!
Núcleo Socioemocional
Aconteceu em toda Rede Sesi de educação, na temporada 2020/2021 e foi desafiador por precisamos vivenciar as experiências das diversas fases do torneio à distância e online. Para a Escola Sesi Djalma Pessoa um especial desafio que agarramos. Na temporada 2020/2021 o tema foi RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo.
Embasadas neste tema, nossas equipes desenvolveram protótipos voltados para o movimento do corpo. Uma delas, a Maori, pensou na temática das atividades físicas para autistas. Assim, a proposta foi além do desafio lançado, enquanto sujeitos sociais que buscam equidade social, investiram em contribuir com o movimento do corpo pessoas autistas.
Para além, de promover o movimento muscular idealizado pelo evento, os estudantes propuseram um protótipo que auxilia no movimento do corpo de crianças autistas, que tem uma característica peculiar a não socialização. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico em vários níveis, impactando a vida das crianças com esse diagnóstica por não se socializar, não participar de atividades coletivas e assim se limitar a poucos movimentos.
O protótipo do “Fisioball”. foi um diferencial, que demonstrou o potencial do investimento em um processo de pesquisa, bem como em inovação e linguagem de programação. Foi importante também conhecer práticas de mercado, investimento, compra, venda que potencializaram a construção do caráter empreendedor do projeto.
A Maori é composta por dois técnicos, os professores, Elbert Reis Borges e Rafael Macedo de Sales, os integrantes são, Arthur da Conceição Guimarães 2ª série A, Clara Mariah Loureiro da Solva 2ª série A, Levi Costa Santos 2ª série F, Hugo de Queiroz Machado 2ª série B.
A equipe Sputnik não foi diferente, com a visão social de inclusão e cuidado com o sujeito, investiu no protótipo do “Sput Equipagamer”, um jogo que propõe propiciar a realização da atividade física com uso de elásticos extensores que trabalham os músculos tridimensionalmente, se configuram em um jogo de raciocínio, ou seja, desenvolve habilidades cognitivas ligas ao desenvolvimento motor que é útil no combate a síndrome metabólica.
Fica evidenciado que o torneio relaciona as áreas do conhecimento, se estende desde a descoberta, a ampliação da visão de mundo, de homem e de sociedade. Pois, desenvolve um sujeito que aprende a utilizar e criar tecnologias em prol do ser humano, da vida e da coletividade.
A Sputnik conquistou o primeiro lugar em design do robô, demonstrando que o aprimoramento do uso das tecnologias, da linguagem da programação, associado a criação e pesquisa traz contribuições para o homem e consequentemente para a sociedade como um todos. A equipe também conquistou o segundo lugar como suplente para o nacional.
A Sputnik é composta por dois técnicos os professore Bruno de Carvalho Ribeiro Bastos e Esdras Alves Leão, os integrantes são, Davi Dórea de Almeida 2ª série B, Eduarda Pereira Silva 2ª série B, Graziele Evelin Alves dos Santos 2ª série F, Murilo Sérgio Mattos da França 3ª série E, Thaynara Gonçalves da Hora 2ª série B, Nauany Damasceno França 3ª série C.
Parabéns Sputnik!
Nós da Escola Sesi Djalma Pessoa estamos felizes em contribuir para o desenvolvimento de sujeitos sociais, críticos, reflexivos e antenados aos problemas sociais, se colocando como agentes em prol da vida humana, privada e coletiva. Desejamos sucesso a todos os integrantes das equipes.
Parabéns Maori e parabéns Sputnik, vocês vão longe!
O final de uma unidade letiva nos dá a sensação de dever cumprindo e não foi diferente com a 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio da Escola SESI Djalma Pessoa. Apesar de todas as adversidades que nos rodeiam, o empenho do nosso corpo pedagógico e o protagonismo dos nossos alunos, finalizamos o Trimestre I com muito sucesso!
Durante a unidade vivenciamos uma diversidade de conteúdos e desenvolvemos ainda mais as habilidades e competências dos nossos alunos, que se empenharam em diversas atividades. Uma das principais atividades, que movimentou as áreas de Ciências Humanas e Linguagens, foi a atividade interárea COMUNIDADE ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, que contou com a mediação dos componentes curriculares: história, geografia, filosofia, sociologia, inglês, educação física, matemática, português e artes.
A ação que envolveu todos os seriados 1ª, 2ª e 3ª série, demonstrou a importância de uma atividade colaborativa, com o protagonismo de todos os alunos, desde a produção de formulários de pesquisa, até a criação de cartilhas que abordaram temas como: Saúde Mental, Vacinação e Responsabilidade Social, Política, Economia e Cultura local, Ambiente doméstico e ensino remoto, Afeto e Distanciamento social, COVID-19: prevenção, tratamento e fake News dentre outros.
Os temas escolhidos e desenvolvidos pelos alunos passaram por um tratamento de dados, com profunda análise de gráficos e tabelas, sendo esta, feita por nossos(as) alunos(as) sob orientação dos docentes. Após analisadas, esse compilado de informações se transformou em Cartilhas Digitais que foram desenvolvidas por meio de ferramentas como Sway e outras disponíveis no pacote Office 365 dos alunos, todas elas com alto teor de informações baseadas em dados científicos e sociais da comunidade escolar, que foram coletados no Forms. Podemos dizer que esse foi uma tarefa ampla e de muito êxito, nada menos que o esperado diante do empenho de todos os envolvidos.
Fazer educação é transpor barreiras e com essa atividade, nossos alunos desbravaram mundos!
A produção do texto de redação do ENEM é um grande desafio para os estudantes do ensino médio. Das cinco avaliações que compõem o exame, ela é a que causa um maior alvoroço entre os candidatos. É preciso compreender e interpretar corretamente o tema proposto e apresentar as habilidades e competências técnicas exigidas nos critérios de avaliação.
Diante disso, percebemos que não é uma tarefa fácil! Para tanto, é necessário dedicação e estudo da parte dos estudantes, assim como professores empenhados em ajudá-los a desenvolverem essas habilidades. E, quando temos resultados satisfatórios, constatamos que houve empenho dos alunos (vontade de aprender) e dos seus professores (vontade de ensinar) - Uma “dupla” que dá certo.
Trazemos, aqui, alguns exemplos de alunos da Escola Sesi Djalma Pessoa – Piatã, que tiveram êxito em suas produções, com notas que os ajudarão a alcançar o curso e universidade pretendidos.
Queremos parabenizar a estes e a todos os outros estudantes que, com esforço e garra alcançaram bons resultados. As professoras também merecem o reconhecimento pelo trabalho realizado com seus alunos no ano de 2020; um ano complicado, mas que não nos paralisou.
Parabéns, estudantes e professoras! :))))))))))))
Atendendo ao projeto de Lei 13.415/17, respaldada pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e atendendo a demandas importantes para o cenário atual da educação brasileira, no ano de 2021 a Escola SESI Djalma Pessoa implementa o Novo Ensino Médio.
Com uma proposta de ensino arrojada, trabalhando o desenvolvimento dos(as) alunos(as) por meio de habilidades e competências, a rede SESI de educação se une ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para implementar o Itinerário cinco, que trata justamente da formação técnica e profissional. Essa fusão tem como finalidade oferecer uma educação integral e inovadora, valorizando o protagonismo do aluno, com uma metodologia de ensino que integra o ensino básico a um curso técnico nas áreas:
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL INFORMÁTICA PARA INTERNET BIOTECNOLOGIA
A implementação pioneira dessa proposta, ocorreu por meio de um processo seletivo e com publicação de Edital, sendo ofertada aos aprovados(as) uma bolsa integral com possibilidade de extensão até a conclusão do Ensino Médio, mediante regramentos definidos no respectivo edital.
A Unidade SESI Djalma Pessoa conta hoje com um total de 125 alunos (as), distribuídos em três turmas, que estão divididas mediantes escolha dos próprios estudantes em seu processo de inscrição para os itinerários formativos ofertados. Ao concluir o ensino médio, eles receberão a certificação acadêmica de conclusão da educação básica, e uma certificação profissional técnica nas áreas de Biotecnologia, informática para Internet ou Automação Industrial.
A Rede de Escolas do SESI Bahia está comemorando mais um grande feito com reconhecimento internacional, evidenciando o protagonismo dos estudantes ainda no ensino médio, quando desafiados em um processo educativo que fomenta a Educação Científica e Tecnológica. Após aprovação de 4 projetos na Febrace 2021, os professores e estudantes alcançaram premiações relevantes, especialmente no cenário atual no qual a escola precisou se reinventar rapidamente para não perder o engajamento desses jovens.
A Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que aconteceu virtualmente entre os dias 15 e 27 de março, é organizada pela USP com apoio da UNESCO, CNPQ, Rede Globo, entre outros, e tem destaque no Brasil e no mundo pelo incentivo à produção e pesquisa científica pelos jovens estudantes na Educação Básica e Ensino Técnico.
Projetos dos nossos alunos premiados:
Tecnologia alternativa para aumento germinativo e potencialização de compostos bioativos em culturas de coentro a partir da biomassa de Dunaliella salina incorporada ao biofilme polimérico – Escola SESI Djalma Pessoa (Salvador).
Autoras:
Nicole Melo de Almeida
Yasmin Barreto Teles Fonseca
Orientador: Prof. Fernando Viana Barreiros Moutinho
Coorientadora: Profa. Jamile da Cruz Caldas
Obs.: A foto das alunas no laboratório, foi tirada antes da pandemia.
Premiações:
Regeneron ISEF
Organização FEBRACE - Classificação geral:
1°lugar em Ciências Agrárias
Infomatrox Continental
Destaques unidade da Federação Bahia
Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
National Youth Science Camp (NYSC)
Manifesto das Pretas: uma ótica para a desconstrução do estigma racista e machista no campo da Educação Básica (final do Ensino Fundamental II e Ensino Médio) - Escola SESI Djalma Pessoa (Salvador)
Autoras:
Bianca Xavier Ramos de Oliveira
Jamily Samara Jesus Aleluia
Lorena Xavier Silveira Bispo
Orientadora: Profa. Fabiane Lima
Premiações:
Premiação Internacional: Outstanding for Behavioral Sciences (American Psychological Association)
Premiação por área do conhecimento: 3° lugar em Ciências Humanas.
Estamos orgulhosos dos nossos alunos e professores. Parabéns
Dia 12/03/201 foi realizado o nosso primeiro Intervalo Cultural Pipocando Arte on-line, com o objetivo de homenagear todas as mulheres da nossa comunidade escolar.
As protagonistas foram as estudantes: Fernanda Costa (2° série), Maria Eduarda Leal(3° série), Letícia Arcanjo (3° série), Lorena Bispo( 3° série), e a professora de Biologia Karoline Rebelo. E, claro, a equipe de arte da nossa escola.
Foi um encontro muito emocionante, onde cada estudante trouxe, com muita sensibilidade, sua contribuição artística para homenagear todas as mulheres que fazem parte da comunidade escolar da Escola SESI Djalma pessoa.
A nossa escola pulsa arte, a nossa arte é viva e ela sempre vai nos conectar. Viva a arte em todas as partes!
Intervalo Cultural Pipocando Arte, vale muito a pena assistir ao vivo.
Fiquem ligados que em breve teremos mais apresentações.
Até lá!
Motivos para sorrir: estudantes estão revelando talento para ciência no Ensino Médio - EducaLab - Diário do Nordeste - https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/educalab/motivos-para-sorrir-estudantes-estao-revelando-talento-para-ciencia-no-ensino-medio-1.3010321
Um grande jornal de Fortaleza - Estudante baiana de 17 anos cria prótese dentária tendo casca de ovo como matéria-prima - Portal Aratu https://aratuon.com.br/noticias/estudante-baiana-de-17-anos-cria-protese-dentaria-tendo-casca-de-ovo-como-materia-prima/
A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos científicos têm mostrado que a musicalização e o aprendizado de um instrumento também podem ajudar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que exigem raciocínio lógico e concentração. A razão disso é a estimulação de regiões do cérebro ativadas especialmente no estudo de matérias como matemática e línguas, que também atuam no processamento e produção de sentido e emoção da música.
Com esse objetivo e, também, em entreter e favorecer um ambiente onde os estudantes possam mostrar seu talento, acontece na biblioteca, uma vez por semana, o Musiteca. Isso mesmo...música na Biblioteca. A atividade também é oportuna para mostrar que toda biblioteca deve ser viva e funcionar como centro cultural. A atividade tem o envolvimento de todos integrantes que atuam na biblioteca e o professor de musica Fernando.
Para o estudante participar, basta dirige-se à biblioteca e realizar sua inscrição. As músicas apresentadas devem ter arranjos lentos e as letras transmitam mensagens positivas.
No final do mês de fevereiro, para relembrar aos antigos estudantes e apresentar para os novos alunos o projeto Intervalo Cultural Pipocando Arte, realizamos apresentações de danças envolvendo os estudantes das oficinas 2019.
Com muita diversidade, as apresentações trilharam por diversos estilos, como: dança moderna, street dance, hip-hop, swing baiano, kay pop e contemporâneo. As coreografias foram criadas pelos alunos com os olhares minuciosos dos professores de dança Daiane Silva, professor de teatro Marcos Oliveira e do professor de música Fernando Farias. No total, manhã e tarde, tivemos 15 apresentações envolvendo cerca de 15 estudantes.
O projeto tem como objetivo, potencializar a diversidade cultural dentro do ambiente escolar, através de apresentações culturais, como música, dança, recital de poesia, teatro, etc. Para o estudante participar, basta dirigir-se à biblioteca e realizar sua inscrição. As apresentações acontecem duas vezes por mês, sempre no horário do intervalo, no pátio escolar.
A docente de Química, Jamile Caldas, a fim de ministrar os conteúdos da disciplina em questão de maneira lúdica, buscando uma aprendizagem mais significativa, costuma realizar atividade dentro e fora da sala de aula. Ao discutir o conteúdo de Equilíbrio Químico, realizou uma aula no pátio da escola utilizando apenas uma corda. O objetivo da atividade consistia em fazer com que os estudantes compreendessem que a maioria das situações que eles passam no dia a dia podem estar relacionadas a Química. Além disso, a atividade buscava diferenciar reagentes de produtos, identificar os processos reversíveis e irreversíveis e mostrar que a tendência natural é que tudo entre em equilíbrio. Desta forma, além de discutir o conteúdo de forma lúdica, foi possível incentivar o trabalho em grupo.
Os estudantes foram levados para o pátio da escola e foi solicitado que se organizassem da forma que achassem mais confortável. Em seguida, eles deveriam se dividir em dois grupos. Os grupos deveriam demonstrar uma situação de equilíbrio, sendo que o que um fizesse, os outros também deveriam fazer. No segundo momento, um componente de cada grupo deveria se apresentar na frente da turma, e explicar o porquê da escolha da situação de equilíbrio. Após esse procedimento, todos deveriam se posicionar atrás da corda que foi disposta no meio do pátio. A cada sinal, os estudantes deveriam andar de um lado para o outro, e quando solicitados, deveriam parar. Após cada parada, um voluntário deveria contar quantos estudantes se posicionaram atrás e a frente da corda, levando então a compreensão do que é o equilíbrio químico.
Ao final da atividade, os estudantes demonstraram-se empolgados com a atividade realizada, além de responderem a todas as perguntas sobre o conteúdo trabalhado de maneira satisfatória.
Nas aulas de OFTEC - Matemática, os docentes Ed Frank Silva (Matemática) e Jarbas Azevedo (Artes) desenvolvem, nas aulas de OFTEC de Matemática, a atividade de construção de pontes a partir de, simplesmente, palitos de picolé, cola e muita criatividade dos alunos.
O trabalho consiste no estudo bibliográfico acerca dos conteúdos de matemática e artes que subsidiam a construção de uma ponte treliçada a exemplo das figuras geométricas plana e espacial e, também, mergulha nos assuntos da disciplina de física, como leis de newton, torque e equilíbrio de corpos estáticos. Após os estudos dos conteúdos das disciplinas, os alunos pesquisam e pensam em possibilidades da construção de uma ponte real, no que se diz respeito aos aspectos econômicos, mudança social, impactos ambientais, reaproveitamento, dentre outros.
Protótipo pronto, inicia-se os testes de cargas, que é a última etapa da atividade, ou seja, a culminância. Esse teste consiste na ponte que possa suportar a maior carga de acordo com a formula. (Carga de rompitura/peso da ponte). A equipe vencedora terá que possuir o menor peso da ponte e suportar o maior peso externo, respeitando assim a lei da proporcionalidade.
Para saber mais confira no link abaixo o portfólio completo das atividades.
Nos dias 27 e 28 de janeiro, os professores e toda a equipe técnica e pedagógica da Escola SESI Djalma Pessoa participaram da primeira Jornada Pedagógica do ano letivo de 2020.
Alinhado com o Projeto Político Pedagógico da escola , a jornada desse ano teve como tema: Competências socioemocionais para qualidade de vida. No primeiro dia do evento, os participantes puderam prestigiar uma palestra, sobre essa temática, com o Professor Doutor em Educação Rodrigo Vecchi e a socialização de práticas inovadoras com os professores do SESI.
O segundo dia de Jornada Pedagógica foi dedicado a elaboração de projetos e planejamento pedagógico que contemplam todos as áreas do conhecimento do Ensino Médio.
Os alunos do SESI Bahia que participarão Torneio de Robótica FIRST LEGO League, cujo tema é City Shaper (cidades inteligentes), foram presenteados com uma palestra, com Renato de Castro que propôs uma reflexão sobre como solucionar os problemas urbanos e melhorar a qualidade de vida
O evento contou com a participação ativa dos estudantes ao apresentarem os seus projetos e receberam dicas de melhoria dos trabalhos e andamento pelo expert Renato de Castro. Os jovens se sentiram bastante motivados e ao final ainda receberam de brinde alguns livros do palestrante, com direito a autógrafos.
Contamos, também, com a palestra do Gerente de Negócio das áreas de Construção Civil e Mineração do SENAI CIMATEC Carlos Alberto A. Bomfim, que abordou conceitos importantes sobre as cidades inteligentes (smart cities), como centros urbanos que utilizam tecnologias em seus processos de planejamento para tangibilizar o desenvolvimento econômico e proporcionar qualidade de vida à população.
Tudo isso para sensibilizar estudantes que participarão da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, marcado para os dias 7 e 8 de fevereiro de 2020.
O campeonato vai desafiar estudantes de vários países a construir e a desenvolver cidades melhores para as próximas gerações, explorando a criatividade e a inteligência para sugerir soluções para os problemas atuais das cidades.
O grupo de dança da escola Sesi Djalma Pessoa, integrado por estudantes, com direção coreográfica da professora colaboradora Daiane Brito e direção teatral do professor e colaborador Marcos Oliveira, foi convidado a para participar nos dias 06 e 13 de novembro, do Espetáculo Identidade, do Espaço Inove de dança.
A proposta do espetáculo é trazer para cena, a autonomia, representatividade e identidade de cada participante.
O espaço Inove de dança, tem como principal objetivo, promover a dança no processo de hobby, terapêutico, lazer, saúde e qualidade de vida.
O grupo de dança representou o Sesi com as coreografias:
Se eu ficar (coreografia desenvolvida no projeto Pipocando artes em todas as partes).
Forasteiro (coreografia desenvolvida para Mostra de Artes, Ciências e Tecnologia)
Saci (coreografia também desenvolvida para MACT.
O grupo de dança da escola Sesi Djalma Pessoa, integrado por estudantes, com direção coreográfica da professora colaboradora Daiane Brito e direção teatral do professor e colaborador Marcos Oliveira, foi convidado a para participar nos dias 06 e 13 de novembro, do Espetáculo Identidade, do Espaço Inove de dança.
A proposta do espetáculo é trazer para cena, a autonomia, representatividade e identidade de cada participante.
O espaço Inove de dança, tem como principal objetivo, promover a dança no processo de hobby, terapêutico, lazer, saúde e qualidade de vida.
O grupo de dança representou o Sesi com as coreografias:
Se eu ficar (coreografia desenvolvida no projeto Pipocando artes em todas as partes).
Forasteiro (coreografia desenvolvida para Mostra de Artes, Ciências e Tecnologia)
Saci (coreografia também desenvolvida para MACT.
Pelo terceiro ano consecutivo a Escola SESI Djalma Pessoa é a mais premiada da Bahia no Encontro de Jovens Cientista/UFBA.
Foram mais de 20 escolas (particulares e públicas) e mais de 170 projetos inscritos. A @escolasesiba levou:
GABINETE CIENTÍFICO:
1° lugar
3° lugar
Menção Honrosa
COMUNICAÇÃO ORAL:
2° lugar
Menção Honrosa
Escola Sesi Djlama Pessoa, o seu futuro começa aqui...
Dando continuidade a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, nossos eternos alunos voltaram à escola para compartilhar suas experiências, suas vivências, seus medos e suas conquistas. Como bem diz o dito popular “O bom filho a casa retorna”...eles dividiram com os nossos atuais estudantes suas experiências de estudos e atividades extras curriculares que participaram, traduzindo em reconhecimento as oportunidades que a Escola Sesi proporcionou. Os convidados fora: Yasmim Thasla (Aluna de graduação e estagiária Senai CIMATEC; Pedro Magalhães (Foi estagiário do SESI e agora professor de química); Sara Lorena (técnico em automação e funcionária Senai CIMATEC; Uilla Scarlet (projetista mecânico e funcionária Senai CIMATEC); Michelle Neves (Graduada em História e atualmente professora da Escola Sesi Djalma Pessoa) e Edmilson Neto (Técnico em Mecatrônica e Medalha de bronze Worldskills que aconteceu na Russia).
É sempre gratificante entender que o SESI oferece uma educação de qualidade e que nossos alunos são gratos.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que tem como objetivo mostrar aos usuários que a Biblioteca Escolar além de ser um ambiente de busca de informações nos mais variados suportes do livro à publicação eletrônica, é também integrada a outras atividades culturais e educacionais. Com isso, a equipe da Biblioteca da Escola Sesi Djalma Pessoa, planeja para a semana de 21 a 25 de outubro, atividades culturais e pedagógicas ligadas as tecnologias, ao teatro, a literatura, as artes plásticas, ao artesanato, a música, a dança, etc., demonstrando a pluralidade cultural que deve ter toda biblioteca, expondo desta forma que o seu papel não deve se restringir apenas ao acesso ao seu acervo bibliográfico.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2019, do SESI/SENAI, teve sua abertura com “chave de ouro” ao abrir espaço para o debate sobre a Educação 4.0.
No intuito de iniciar a reflexão sobre o perfil de bibliotecas contemporâneas, abordou-se o perfil da biblioteca atual, ressaltando a sua conectividade com a sala de aula e com as novas culturas juvenis. Destacou-se o contexto econômico, social e tecnológico que impõe mudanças significativas no modo de atuação das escolas, dos professores, dos estudantes e em especial das bibliotecas, por essa razão, é necessário ampliar os papéis e as responsabilidades, inovando constantemente e promovendo mudanças incrementais.
As bibliotecas vêm se tornando espaços de conhecimento, cujo reconhecimento social tem aumentado significativamente. Por outro lado, as bibliotecas enfrentam vários desafios neste novo milênio, uma vez que as transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas têm impactado diretamente as estratégias de ação, a mediação da informação, os objetivos dos serviços prestados e as finalidades dos produtos elaborados aos diferentes públicos. Em relação aos desafios contemporâneos, pode-se citar as novas formas de ensino e aprendizagem, que são: salas de aula virtuais, ensino híbrido, sala de aula invertida, realidade virtual aumentada, materiais didáticos e científicos em repositórios institucionais; a interação com as tecnologias de informação e comunicação (TICs) móveis, por exemplo, o tablet, o smartphone; as novas formas de mediação relacionadas às necessidades/demandas da sociedade em rede; o desenvolvimento da competência em informação no público usuário, para que saibam manejar a informação no ambiente eletrônico e digital; o acesso aberto e gratuito à informação; entre outros.
Esses são desafios que exigem uma nova maneira de atuar, um novo papel a cumprir junto ao público usuário. O nosso bibliotecário, Amilton Nunes, coordenou o evento desta Semana, nesta perspectiva da Educação 4.0: O que te conecta? Iremos desfrutar de várias atividades, no período de 21 a 25 de outubro, envolvendo estudantes, professores, familiares e público externo. Sendo assim, a biblioteca da Escola SESI Djalma Pessoa vem redimensionado sua atuação e ressignificando sua importância para a comunidade escolar.
Somos gratos e honrados pela convivência com profissionais que fazem desta escola um espaço dinâmico de aprendizagem.
Por Dulcinea Alves.
No dia 30 de setembro, aconteceu na Escola Sesi Djalma - Piatã o desfile Socioambiental de primavera.
Na atividade, os alunos participam de forma voluntária produzindo trajes com muita criatividade e fazendo uso de materiais reutilizáveis.
O Núcleo Socioemocional da Escola SESI Djalma Pessoa, através da metodologia de Altos Papos, promoveu no dia 18/09/2019, às 10h, um encontro entre estudantes e a psicóloga Ludmila Fônseca, Especialista em saúde mental e Mestra em Educação e Contemporaneidade.
Foi realizado um diálogo sobre emoções como parte das ações do Núcleo Socioemocional e Projeto Pipocando Artes em Todas as Partes.
Quais competências serão fundamentais para formar cidadãos prontos para encarar os desafios do mundo do trabalho, mas sem perder de vista o contexto do projeto de vida humanizado? Como preparar os jovens para trabalhar em profissões que possam ainda nem existir? Como as escolhas dos itinerários formativos são capazes de influenciar positivamente as escolhas dos estudantes para o mundo do trabalho?
Essas premissas, nos direcionam para analisar os efeitos do Novo Ensino Médio, Itinerários Formativos e EAD sobre as práticas curriculares dos professores, analisar como a gestão e o foco na experiência do estudante são aplicáveis à nova demanda de educação, independente da proposta pedagógica da escola
Envolver os pais e aproximá-los do cotidiano escolar também é outra estratégia com efeito valioso para desenvolver a cultura que impactará nas expectativas especialmente para a permanência no mercado – já que, para muitos pais, o relacionamento próximo e o cuidado pessoal com seus filhos podem pesar até mais do que a proposta pedagógica, no momento de avaliar a escola.
Dito isto, a minha trilha profissional tem como foco a experiência. A leitura dos dados de realidade das instituições escolares onde tenho atuado e a nova agenda de educação que valoriza as metodologias ativas, a fuga dos padrões tradicionais e a oferta de práticas pedagógicas disruptivas para gerar a qualidade necessária sobre o projeto de vida dos estudantes. Todos esses aspectos, têm impacto direto na concepção dos professores e na forma de atuação dos gestores.
Considerando esses dados como desafios reais e compreender que é preciso adotar currículos de cultura de inovação, cujo modelo disruptivo sugere que esse é o caminho para a escola atual, também abriga desafios. Um dos principais deles está em conseguir encontrar profissionais da área que tenham intrínsecas competências para o trabalho de colaboração, criativo e que se encaixem no perfil de construtores e facilitadores das aprendizagens.
A Rede SESI, por exemplo, vem investindo amplamente em programas de parcerias especializadas em educação (Microsoft, programa Conecta, GEEKIE, entre outros) e na formação profissional para conseguir montar seu time alinhado com as metas estratégicas da nova agenda educacional. Ainda assim, os profissionais passam por treinamentos complementares, muitos deles focados em ampliar o ‘mindset’, com objetivo de que eles se sintam seguros em experimentar o novo.
Neste sentido, o aspecto da gestão é extremamente responsável em apoiar as iniciativas de planejamento para que a escola se empenhe em análises apuradas dos seus processos, no investimento constante na formação continuada dos profissionais que nela atuam, na profissionalização das relações com os colaboradores, no uso de métricas e indicadores de resultados, no sério controle financeiro, em sistemas de gestão e no desenvolvimento de lideranças capazes de atrair e manter talentos.
Na Rede SESI, por exemplo, todos professores devem atender a metas previstas nos seus planos de ação (PA), que são monitoradas de perto pela gestão. Para isso, temos como centralidade a capacitação contínua dos professores que exige que os docentes dediquem carga horárias do seu tempo (varia de 2 a 6 horas semanais fixas para os encontros por série ou área de conhecimento, mais uma carga horária destinada ao acompanhamento dos projetos, chamada de PL), para investir, exclusivamente, em formação e planejamento.
O Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e EAD para o SESI encontra-se no momento apenas de ajuste considerando que já há uma experiência do Ensino Médio articulado com o Ensino Profissionalizante. Os ajustes, é claro, passam pelo refinamento para atender ao novo perfil de aluno, de sociedade, de mercado de trabalho para o qual eles deverão ser formados: um mundo em constante transformação, com mudanças velozes impulsionadas pela tecnologia, que torna inovações obsoletas em pouco tempo e onde a maior parte das profissões para as quais estes jovens deverão ser formados ainda nem foram criadas.
Assim, de maneira geral a implementação do Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e EAD nas escolas parece ter afetado diretamente o comportamento dos professores e dos gestores escolares.
No entanto, ainda não há insumo suficiente para dimensionar os resultados do Novo Enisno Médio como instrumento de mobilização de pais e estudantes, como se prevê teoricamente, considerando que o prazo muito curto para estimação dos efeitos da sua implementação principalmente quando se procura avaliar efeitos sobre investimentos em formação de professores, infraestrutura, novos ambientes de aprendizagem e novos tempos escolares para atender as às demandas das matrizes curriculares das unidades escolares especialmente no que tange aos itinerários formativos e EAD.
Portanto, pode-se inferir que o Novo Ensino Médio enquanto Parâmetros Curriculares Nacionais, possui uma trajetória histórica a partir de alguns documentos normativos, fundados, todos, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e que agora configura-se em nova visão de educação para a cidadania global, multicultural e intercultural e conectada com a sociedade e com o mundo do trabalho.
A Rede SESI, neste momento, escreve uma trajetória singular. Promete oferecer uma experiência inovadora e global do ensino médio e profissionalizante.
A implantação dos itinerários formativos com foco no STEAM, iniciação cientifica e tecnológica, aprofundamento das proficiências do inglês, ampliação das linhas de pesquisa nas áreas de conhecimento, ampliação do portfólio de participação em feiras de Ciência e Tecnologia no âmbito nacional e internacional, além da adaptação nos novos espaços de aprendizagem para apoiar a nova proposta pedagógica.
Um dos diferenciais na proposta da SESI é permitir que os estudantes de cada uma das suas unidades se conectem a outros da sua rede nacional de escolas. Embora somente os regionais estejam mais engajados, mas a instituição planeja ampliar esses intercâmbios.
Com a abertura de novas parcerias, essa integração será ainda mais abrangente já que as salas de aula de cada unidade, poderão conectar-se umas às outras. Os estudantes poderão desenvolver projetos em conjunto com alunos baseados em outras unidades e cidades, por exemplo, criando plataformas colaborativas regionais.
O DNA da Rede SESI é mudar sem perder a sua identidade: desenvolver competências para o mundo do trabalho, mas também, desenvolver uma visão disruptiva que estimule o desenvolvimento, a modernização e a reinvenção, sem se perder a essência, esse é o nosso grande desafio a ser vencido.
Dulcinea Alves
Gerente Unidade SESI Djalma Pessoa
Entre os dias 07 a 09 de agosto, a Escola SESI Djalma Pessoa, promove pelo terceiro ano consecutivo a MUNdo Escola SESI: aqui você constrói, resultado do trabalho realizado pelos nossos estudantes do CRI - Clube de Relações Internacionais. O MUN é uma Simulação Interna das Nações Unidas onde Estudantes do Ensino Médio e estudantes de outras instituições de ensino estão reunidos para debater assuntos de relevância mundial.
Na cerimônia de abertura, a gerente da Unidade, Dulcineia Alves, declarou que o CRI, responde a um aspecto fundamental da cidadania global, o debate de ideias com vistas a encontrar não somente a solução possível, mas a melhor solução para os problemas que afligem a humanidade.
A cerimônia de abertura do evento contou com a participação especial do coordenador de Juventudes em processos Educacionais do Estado da Bahia, professor Jocivaldo Bispo Conceição dos Anjos, que destacou a importância da parceria do SESI com a Secretaria de Educação frente à Pedagogia de oitiva da Juventude.
Nesse final de semana, os estudantes tornar-se-ão delegados ou membros da imprensa ao simular debates temas de relevância internacional, em formato de simulação. O evento possui como objetivos desenvolver a oratória e o senso de responsabilidade, além de proporcionar excelente aprendizado acadêmico e interpessoal. A formação de cidadãos globais a partir dessa experiência torna-se clara e um dos motivos de orgulho dos organizadores.
Os modelos de simulação são incentivados pela ONU como recurso pedagógico para o estímulo do protagonismo juvenil, nos quais os jovens discutem temas contemporâneos como diplomatas dos diversos países membros das Nações Unidas, devendo pesquisar e assumir a sua política externa. A participação dos alunos nesse projeto faz parte de uma série de atividades desenvolvidas na escola de forma interdisciplinar e contou com a coordenação da professora Kátia Wojtysiak de Almeida, sistematizando as atividades de Formação de Lideranças com o intuito de ampliar os horizontes do seu corpo discente.
No caso, isso será realizado por meio de uma imersão durante um final de semana em que os participantes utilizam a sua capacidade de negociação, a sua retórica, a capacidade de elaboração de documentos e o respeito por opiniões e posicionamentos antagônicos aos seus. Os alunos são os responsáveis pela organização do evento, desde a elaboração do cronograma do evento com o planejamento minucioso das atividades, a obtenção do apoio institucional, dos patrocinadores e apoiadores, a escolha dos temas, a elaboração dos roteiros de estudos e a condução das discussões durante o evento.
Como delegados dos países-membros do CRI, os jovens discutiram e analisaram diferentes questões comerciais, políticas, militares e humanitárias. O evento, totalmente organizado pelos alunos, teve quatro comitês funcionando simultaneamente, além do Comitê de Imprensa, responsável por registrar em fotos, vídeos e charges todos os trabalhos em andamento:
“Os temas discutidos pelos comitês permitem aos alunos a discussão de temas mundiais com maior profundidade especialmente nesse momento singular que vivenciamos”, explica o professor Leandro Passos.
Com o CRI a escola SESI Djalma Pessoa fortalece seu propósito de formar cidadãos globais, capazes de conhecer diferentes realidades e avaliá-las criticamente.
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019 está chegando!
Este ano a Escola SESI Djalma Pessoa está muito bem representada pelos nossos 16 estudantes distribuídos em quatro equipes, Hydra, Dynasty, Sputnik e Maori.
Venha ver como a robótica transforma nossos estudantes e torcer pelo sucesso deles!
Prezada Família e Estudantes,
No dia 02 de agosto iniciaremos os nossos Jogos Interclasses 2019 com o IX Torneio de Futsal Djalma Pessoa. O comunicado oficial será enviado por e-mail para todos os familiares e estudantes, neste vocês terão mais informações sobre o acesso. Segue abaixo programação.
Foi realizada no dia 12/07 a oficina "Entomologia em Ambiente de Horta" com os alunos da Iniciação Cientifica Ambiente Vivo. Esta oficina teve como principal objetivo apresentar aos estudantes da iniciação cientifica as técnicas de coleta e preparação de insetos para a coleção didática e biológica do Laboratório de Biologia da Escola SESI Djalma Pessoa (caixa entomológica), além de observação da entomofauna que frequenta regulamente a horta.
A oficina teve a supervisão do professor de biologia Maurício Bandeira e da estagiária de projetos Mariana Falcão, aluna do curso de Ciências Biológicas da UFBA e técnica em Meio Ambiente SENAI, e foi ministrada pelo nosso ex-aluno Thiago da Mata, atualmente aluno do curso Ciências Biológicas da UFBA e bolsista do Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos da UFBA.
Auxiliares de disciplina e assistentes de Biblioteca, Secretaria/Recepção, tiveram uma vivência bastante especial no dia 03/07 ao retornarem do período de recesso. Foi um momento de reflexão sobre a importância do papel de cada um na escola, sobre empatia e momento de traçar estratégias pessoais e profissionais para este segundo semestre.
É sempre bom pararmos para rever e realinhar ações com foco no alcance dos nossos propósitos. para que nossos propósitos sejam alcançados. Todos saem ganhando, nossos profissionais e nossos clientes!
No dia 03/07 ( quarta-feira) a Escola SESI Djalma Pessoa realizou a sua Jornada Pedagógica 2019.2 Essa atividade movimentou todos os professores e equipe técnica pedagógica da Unidade Escolar, onde foram trabalhados diversos temas como: Tecnologias da Microsoft na sala de aula , Metodologias Ativas, Big Braim Educacion e suas contribuições para sala de aula do século XXI.
Dentre os temas abordados, destacamos a enriquecedora participação dos nossos docentes: Loraine Dias, Marcos Estevão, Misael dos Santos e Cíntia Oliveira que socializaram suas prática pedagógicas contextualizando-as e demostrando como conseguem aliar a teoria de seus componentes curriculares com a dinâmica da sala e o uso das novas ferramentas educacionais.
Iniciamos o segundo semestre com a certeza que estamos trilhando um importante caminho na formação de nossos jovens como cidadãos e protagonistas de suas próprias histórias.
Vem São João! O Arraiá do Seu Djalma 2ª edição está chegando! Prepare sua roupa quadriculada, bota e chapéu para arrastar o pé com Dan Valente no dia 18/06 (terça-feira) a tarde toda!
Vamos resgatar e valorizar a festa tradicional de São João enquanto proporcionamos uma oportunidade de entretenimento, socialização e melhoria do clima estudantil. Além disso, oportunizamos aos estudantes da 3ª série a comercialização de produtos tipicamente juninos para fim de arrecadar valores para sua formatura.
Os estudantes que integram o Clube das Relações Internacionais (CRI) da Escola SESI Djalma Pessoa participaram do MUNdoSSoriano 2019 e se destacaram com o ganho de várias menções honrosas.
Este evento, consiste em uma simulação dos debates realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na simulação, estudantes debatem temáticas de importância internacional por meio de Comitês atuando como delegados (Chefes de Estado).
A professora que acompanha o CRI, Katia Wojtysiak, fez o seguinte relato sobre a participação dos nossos estudantes “A equipe marcou presença, contribuindo de forma significativa com posturas, argumentos e discursos que possibilitaram novas reflexões sobre o tema Meio Ambiente: o direito à vida por inteiro.
Nos dias 20, 21 e 23 de maio, realizamos a primeira edição do Festival de Street Dance de nossa escola. Parte do projeto Intervalo Cultural, o objetivo desse evento é proporcionar integração entre a comunidade escolar, bem como incentivar os alunos a desenvolverem suas aptidões artísticas, por meio de uma competição saudável.
O evento contou com a participação de 10 alunos na categoria solo e com 6 equipes na categoria grupo, que apresentaram o estilo Dança de Rua e suas variantes com empenho.
Os vencedores levaram vale-compras de uma livraria local.
O projeto movimentou a intervalo e resultou no engajamento de nossos alunos. Pela torcida e comemoração que fizeram parte da primeira edição do festival, pode se preparar, que a próxima edição promete!
A Jornada de Formação Pedagógico-Administrativa do primeiro semestre de 2019 da Escola SESI Djalma Pessoa envolveu todos os profissionais da Unidade.
A temática abordou Currículo e Cultura de Inovação com foco nas práticas exitosas da Escola como uma ponte de implementação do Novo Ensino Médio.
Os temas propostos decorrem da agenda estratégica do SESI Bahia para redesenhar os Projetos de: Formação Docente 4.0; Implementação do Novo Ensino e da cultura do currículo Intercultural/Multilingual favorecendo a fluência em uma segunda língua; Implementação das metodologias ativas com uso das ferramentas da abordagem Steam (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para propiciar caminhos mais atrativos para o Novo Ensino Médio); Implementação das plataformas digitais para otimizar as aprendizagens dos estudantes.
Aconteceu no último dia 22 o 9º Encontro de Jovens Cientista da UFBA, que contou com a participação e premiações conquistadas pela Escola SESI Djalma Pessoa.
Das sete premiações para Ensino médio (nas categorias Gabinete científico e apresentação oral) a Escola SESI Djalma Pessoa levou cinco!
Apresentação Oral:
3º colocado: Os Produtos Naturais e os Biopesticidas: Perspectivas e Potencialidades para Minimizar o uso de Agrotóxicos. Autores/as: Giovanna Santos Silva, Lucas Yuri Bispo Pinto, Maria Paula Cavalcanti de Faria. Orientadora: Karole Pereira Silva. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.
2º colocado: Investigação da Lucina Pectinata como Bioadsorvente do Corante Azul de Metileno. Autores: Breno Marques de Araújo, Lílian Fonseca dos Santos Divino, Rainete Sampaio Correia. Orientador: Uilliam Carvalho Oliveira. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.
Gabinete Científico:
Menção Honrosa: Tintura Vegetal como Alternativa para Amenizar a queda Capilar e Preservação da Autoestima em Pacientes Quimioterápicos. Autores: Jamille Limados Santos, Taís Correia dos Santos. Orientador/a: Loraine Dias da Cruz, Maurício Souza Bandeira. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.
3º colocado: do Mar a Terra: Utilização do Sargassum C. Agardh como Biorregulador e adubo para Canteiros Urbanos. Autores: João Pedro Ferraro Reis Fernandes, Moacir Francisco Guimarães Lopes. Orientadores: Maurício Souza Bandeira, Marcelo Barroso Barreto. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.
1º colocado: Estudo da Atividade Hipoglicemiante com base no Itoextrato produzido a partir de Bauhinia Forficatalinke Cecropia Pachystachya Trécul Autores: Letícia Santos Batista Martins, Thiago da Mata Barreto. Orientadores: Marcelo Barroso Barreto, Maurício de Souza Bandeira. Instituição: Escola SESI Djalma Pessoa, Salvador, Bahia.
Olá! Seja bem-vindo(a) ao blog da Escola SESI Djalma Pessoa. Por aqui iremos realizar postagens sobre nossa escola, nossos alunos e as atividades desenvolvidas no ambiente escolar.
Esperamos que você acompanhe a nossa rotina e compartilhe as nossas postagens. Fique de olho aqui para conferir todas as novidades da escola. :)