Recentemente, nossos alunos receberam papéis de carta para escrever mensagens positivas, que serão depositadas em uma caixa de correio disponível na biblioteca.
Essas mensagens serão posteriormente entregues aos destinatários, promovendo um ambiente mais acolhedor e conectado dentro da escola.
Esta atividade faz parte do projeto “Pipocando Artes em Todas as Partes”, cuja finalidade é fortalecer os vínculos afetivos entre os alunos. A ação foi conduzida pela bibliotecária e pela psicopedagoga, abrangendo todos os segmentos da escola.
Através deste gesto simples, buscamos fomentar a comunicação positiva e o apoio mútuo, incentivando os alunos a expressarem pensamentos e sentimentos que promovem a empatia e a solidariedade. Esta iniciativa visa criar um ambiente escolar mais harmonioso e estimular o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e construtivas.
Estamos entusiasmados com os resultados esperados e acreditamos que essa prática contribuirá significativamente para o fortalecimento da comunidade escolar.
A apresentação oficial do time de Handebol Feminino Sub-18 da Escola SESI Maria Odília Teixeira nos Jogos da Rede Privada (JRP) ressalta a importância do esporte na formação dos nossos alunos.
O esporte desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral dos jovens, promovendo não apenas a saúde física e mental, mas também a disciplina e o trabalho em equipe. Além disso, fortalece valores essenciais como respeito, cooperação e resiliência.
Estamos entusiasmados com o desempenho do nosso time e acreditamos que a participação em eventos como o JRP contribui significativamente para o crescimento e sucesso de nossos alunos, dentro e fora das quadras.
O time de Baleado Feminino Sub-13 da Escola SESI Maria Odília Teixeira fez sua estreia nos Jogos da Rede Particular (JRP) com uma performance notável, conquistando o segundo lugar na competição.
A estudante Gabriella Carvalho Gomes se destacou ao ser eleita a melhor atleta em quadra, evidenciando seu talento e dedicação ao esporte.
Estamos extremamente orgulhosos das conquistas da equipe e do reconhecimento individual de Gabriella, e agradecemos pelo esforço e comprometimento de todas as atletas.
Antes da tão aguardada viagem para Salvador, onde os alunos da Escola SESI Maria Odília Teixeira participarão dos Jogos Escolares de 2024, foi realizada uma atividade preparatória muito especial: a arrumação da "mala coletiva".
A Semana do Estudante, realizada de 12 a 17 de agosto, ofereceu uma série de atividades recreativas, intervalos culturais e lanches coletivos.
Essas iniciativas desempenharam um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, ao promover o desenvolvimento de habilidades sociais como cooperação, empatia e trabalho em equipe.
Além de enriquecer a comunicação e estimular a criatividade, as atividades contribuíram significativamente para o bem-estar emocional dos estudantes. O evento fortaleceu o senso de comunidade e incentivou a interação positiva entre os colegas, criando um ambiente escolar mais integrado e acolhedor.
O trabalho realizado com as turmas do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, bem como da 1ª série do Ensino Médio, teve como foco o sistema locomotor, sob a coordenação da professora Ana Paula.
Este projeto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3 da ONU, que enfatiza a importância de garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as idades. Dentro desse contexto, o corpo humano e, especificamente, o sistema locomotor desempenham papéis essenciais na manutenção da saúde e na melhoria da qualidade de vida.
Para assegurar o bom funcionamento do sistema locomotor, é fundamental adotar práticas de saúde preventiva, como a realização de exercícios físicos regulares, a manutenção de uma dieta equilibrada e a busca por cuidados médicos adequados. Exercícios físicos são especialmente importantes para fortalecer músculos e ossos, e conhecer a estrutura óssea é uma parte crucial do desenvolvimento de hábitos saudáveis.
No dia 8 de agosto, a Escola SESI Maria Odília Teixeira realizou a segunda formação para Líderes de Turma com o tema "Resolução de Conflitos". A formação foi conduzida pela advogada e mediadora familiar Carla Costa, que também é estudante de Psicologia.
Durante o encontro, Carla abordou conceitos essenciais como a mediação e a ideia de que o conflito pode ter aspectos positivos. A sessão foi dinâmica e interativa, proporcionando aos líderes de turma a oportunidade de discutir e compartilhar experiências de conflitos vivenciados em sala de aula. A abordagem prática e envolvente ajudou os participantes a desenvolver habilidades valiosas para a resolução eficaz de conflitos.
No dia 3 de julho, realizamos o evento “Altos Papos” com o tema Cyberbullying: Uso Consciente das Redes Sociais.
Contamos com a participação de especialistas convidados:
Durante o evento, foram abordadas questões cruciais sobre a implicação jurídica do cyberbullying, as punições legais envolvidas e a importância da responsabilidade no uso das redes sociais.
A atividade foi direcionada para as turmas do Ensino Fundamental (anos finais) e da 1ª série do Ensino Médio. A mediação foi realizada pela bibliotecária Adriane Baleiro, juntamente com a psicopedagoga Lourdiane Muniz, proporcionando uma discussão enriquecedora e relevante para todos os participantes.
O retorno das aulas no segundo trimestre simboliza um recomeço vibrante para nossos alunos, trazendo consigo a promessa de novas descobertas e enriquecedores aprendizados.
Este momento marca não apenas o reencontro com amigos e professores, mas também a renovação do ambiente escolar com uma energia contagiante e um entusiasmo revigorado.
À medida que as disciplinas retomam seu ritmo, surgem novas oportunidades para consolidar conhecimentos e aprimorar habilidades. Este trimestre é uma chance de avançar nos estudos, explorar novas áreas do saber e fortalecer as competências já adquiridas.
Que este segundo trimestre seja um período de grandes conquistas e significativo crescimento para todos. Que cada dia de aula traga consigo novos desafios e oportunidades de aprendizado, e que todos continuem a se inspirar e se motivar mutuamente. Estamos ansiosos para ver o progresso e o sucesso de nossos alunos à medida que avançam nesta jornada educacional.
A escola SESI Maria Odília Teixeira realizou no dia 18 de junho uma Roda de Conversa para os alunos do 8° ano Ensino Fundamental anos finais, com a temática O combate ao bullying dentro das escolas.
Nosso convidado foi o Professor e Acadêmico de Psicologia Estevon Gean Ferrari que também é Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico da Educação dos Anos Finais da Secretaria de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas- BA.
Estevon abordou para os alunos os efeitos de que o bullying pode causar na vida das pessoas tanto no sentido físico como emocional e quais ações preventivas devem ser tomadas para reduzir a violência nas escolas. Enfatizou que a escola é um ambiente que deve trazer coisas boas aos alunos e que todos devem respeitar as diferenças de cada um.
O momento foi muito instrutivo e aconteceu na biblioteca da escola mediado pela bibliotecária Adriane Baleiro junto com a Psicopedagoga Lourdiane Muniz.
Gravação do videocast com o tema "Identidades: Ser ou Não Ser, Eis a Questão", onde foi amplamente discutido como se manifesta a individualidade das pessoas em suas diversas interações sociais e como essas interações moldam ou reforçam a percepção do "eu" no mundo.
A atividade “Mão na Massa” ofereceu aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (anos finais) uma experiência prática e enriquecedora na escrita em tabuleta de argila, permitindo-lhes vivenciar uma forma antiga de comunicação utilizada pelos povos da antiguidade.
Durante a vivência, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar e experimentar a escrita cuneiforme, uma das formas mais antigas de escrita que utilizava marcas impressas em tabuletas de argila. Essa prática proporcionou aos alunos uma imersão direta na história e na cultura dos povos antigos, permitindo-lhes compreender melhor como esses povos registravam informações e comunicavam-se.
A atividade foi conduzida pelo professor Danilo Ribeiro Patez, que guiou os alunos no processo de moldagem e gravação das tabuletas, promovendo um aprendizado ativo e envolvente. Os estudantes puderam manipular a argila, criar seus próprios símbolos e entender a importância dessa técnica na preservação e transmissão de conhecimentos ao longo da história.
Ao final da atividade, os alunos não apenas desenvolveram uma compreensão mais profunda sobre a escrita antiga, mas também participaram de um processo criativo que uniu história e prática. Esta experiência ofereceu uma visão única sobre as formas primitivas de comunicação, enriquecendo seu conhecimento sobre as origens da escrita e a evolução das formas de registro ao longo dos milênios.
Os estudantes da Escola Maria Odília Teixeira realizaram uma inspiradora releitura de obras de arte.
Reinterpretar uma obra de arte envolve criar uma nova peça que ressignifica ou presta homenagem a uma obra anterior. Trata-se de uma nova criação artística que se baseia em uma referência existente, mas com o toque pessoal e a visão única do artista contemporâneo. Essa prática não se configura como cópia ou falsificação, mas como uma expressão original de novas ideias.
Ao reinterpretar obras clássicas e contemporâneas, os jovens artistas ampliam a relevância dessas criações, tornando-as acessíveis a novas gerações e públicos diversos. Além disso, a releitura estimula a criatividade e a inovação, incentivando os estudantes a explorar novas formas de expressão e a experimentar com técnicas e estilos.
Os trabalhos foram realizados com alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e da 1ª série do Ensino Médio, sob a orientação da professora Thaina Souza. Essa atividade proporcionou uma rica experiência educacional e artística para todos os participantes.
A produção de moléculas químicas, abordando detalhadamente suas especificidades, propriedades físicas e químicas, bem como sua vasta aplicação em múltiplas esferas do cotidiano, foi realizada de forma dinâmica, interativa e prática.
Produção de imagens fotográficas com perspectiva forçada enfatizando a autonomia dos alunos e desenvolvendo possibilidades de se enxergarem.
No dia 30 de janeiro de 2024, um marco histórico foi estabelecido em Teixeira de Freitas, Bahia, com a inauguração da SESI Maria Odília Teixeira. Esta escola, que agora faz parte da respeitada Rede SESI de Educação na Bahia, é a 12ª a abrir suas portas, trazendo consigo a promessa de excelência acadêmica e inovação educacional.
As expectativas eram elevadas no primeiro dia de aula, e a comunidade escolar não foi decepcionada. O ambiente estava vibrante com a energia positiva dos alunos, professores e pais, todos ansiosos para embarcar nesta nova jornada de conhecimento.
A manhã começou com uma calorosa recepção aos novos alunos, que foram saudados pela equipe pedagógica e pela coordenação da escola. Uma apresentação envolvente deu início ao que se revelaria um ano repleto de aprendizado e crescimento pessoal.
A SESI Maria Odília Teixeira destaca-se não apenas pela qualidade do ensino, mas também por sua abordagem inovadora e seus projetos educacionais transformadores. Durante a apresentação, a equipe compartilhou detalhes sobre as metodologias de ensino, ressaltando o compromisso com a formação integral dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI.
Mas não foi apenas sobre palestras e apresentações formais. A escola entende a importância de equilibrar aprendizado e diversão, e isso ficou evidente durante toda a manhã. Os alunos foram surpreendidos com uma atmosfera descontraída, embalada por músicas animadas de um DJ que garantiram um ambiente festivo. Carrinhos de pipoca e algodão doce espalharam ainda mais alegria entre os presentes, criando memórias inesquecíveis para os alunos em seu primeiro dia na SESI Maria Odília Teixeira.
A comunidade educacional expressou votos de um ano repleto de entusiasmo, descobertas e conquistas. Que a SESI Maria Odília Teixeira seja um espaço onde os estudantes floresçam intelectualmente, desenvolvam habilidades essenciais e cultivem amizades duradouras.
Que 2024 seja um ano marcado por sucessos e realizações na SESI Maria Odília Teixeira, contribuindo para o crescimento educacional e cultural de Teixeira de Freitas.