20/08/2018
A ciência comprovou: Qualidade de ensino internacional é na Escola SESI.

A Escola SESI acredita no potencial dos seus alunos. E eles não param de surpreender. Os três estudantes da Escola SESI Djalma Pessoa - Marcos Felipe Pereira, João Vitor Oliveira e Gabriel Negrão Morais participaram da maior feira pré-universitária do mundo , da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF) , Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2018.

Gabriel Negrão conquistou o 3º lugar na premiação Prêmios Especiais da Spectroscopy Society of Pittsburgh e recebeu a menção honrosa da American Chemical Society, com o projeto de um catalisador desenvolvido a partir da casca de laranja. Os alunos Marcos Pereira e João Vitor também se destacaram na feira, com o seu trabalho de microalgas que fazem uma concentração de CO₂ no ambiente.

Fernando Moutinho, coordenador do Programa de Iniciação Científica Júnior na  Rede SESI da Bahia, e os alunos Marcos Pereira, Gabriel Negrão e João Vitor Oliveira.

Marcos e João Vitor para uma microalga que reduz a concentração de CO no ambiente e que o indivíduo pode ser observado na indústria de sabões. Já Gabriel se separa da indústria de produtores de sucos, da qual faz parte o líder mundial, desenvolveu um catalisador de origem natural que pode ser visto na indústria farmacêutica.

Os senhores do projeto desenvolvem a pesquisa em Química Verde, sob orientação do professor Fernando Moutinho, que coordena o Programa de Iniciação Científica Júnior na Rede SESI da Bahia.

Fernando Moutinho, coordenador do Programa de Iniciação Científica Júnior na Rede SESI da Bahia, João Vitor Oliveira, Gabriel Negrão e Marcos Felipe Pereira.

Na Intel ISEF, os estudantes de 81 países e territórios foram incentivados a desenvolver projetos inovadores nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, ea explorar soluções que melhoram a qualidade de vida em suas localidades e em todo o mundo. Nas cerimônias de premiação da Intel ISEF, intituladas “Cerimônia de Premiação Especial” e “Grande Cerimônia de Premiação”, os médicos conquistaram 10 prêmios e 3 menções honrosas.

A nova geração de inovadores competiu por mais de cinco milhões de dólares em prêmios e foram julgados pela sua capacidade criativa e pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada em seus projetos. Nossos jovens cientistas fazem parte da delegação brasileira, composta por 25 estudantes que apresentaram, ao todo, 18 projetos: nove foram selecionados na 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, realizada em São Paulo, e apresentados por 14 estudantes, e os demais projetos foram selecionados na MOSTRATEC, realizada em Novo Hamburgo – RS, da autoria de outros 11 estudantes.

Delegação Brasileira, feita por 25 estudantes, na Intel ISEF. Foto: Flickr FEBRACE

Para receber os ganhos, a organização contou com uma estrutura que envolveu mais de 1.000 pessoas, promoveu e analisou para julgar os melhores projetos. Faça sua seleção de corpo de formadores de vários programas de renome internacional, todos com a titulação de PhD ou equivalente, receba eventos de premiação, inclusive faça o Prêmio Nobel. É uma competição baseada no talento e na qualidade dos projetos e pesquisas por estudantes de todo o mundo que não está relacionada com o ensino superior. O principal objetivo é apresentar as conquistas que os jovens realizam nas Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Parte da Delegação Brasileira com Martin Chalfie, vencedor do Prêmio Nobel de Química 2008. Foto: Flickr FEBRACE.

A feira, realizada desde 1950 como  Sociedade de Ciência e a  Fundação Pública e da Intel, foi criada para a criação de um programa de pesquisa. Neste ano, a Intel ISEF foi em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, EUA, e reuniu 1.800 estudantes de 81 países e territórios.

Por:  SESI Bahia e Febrace