Quatro projetos desenvolvidos por estudantes da Rede SESI Bahia de Educação foram selecionados como finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do País, a feira é promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, a feira será realizada em formato virtual, entre os dias 15 e 27 de março.
Os projetos dos estudantes da Rede SESI Bahia de Educação são nas áreas de humanas, agronomia e bioquímica, desenvolvidos no programa de Iniciação Científica, em escolas de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista. “A participação na FEBRACE é resultado do trabalho consistente que a Rede SESI desenvolve em iniciação científica. Nossos estudantes são estimulados a pesquisar soluções para desafios de problemas do cotidiano”, destaca o coordenador do Programa de Iniciação Científica na instituição, Fernando Moutinho.
Um dos diferenciais do ensino das escolas da Rede SESI Bahia de Educação, o programa de Iniciação Científica tem viabilizado a participação dos estudantes em eventos e feiras científicos, que, por sua vez, garantem a inclusão dos estudantes em programas de iniciação científica dos órgãos oficiais de fomento com a concessão de bolsas de incentivo.
Em 2020, a Rede SESI Bahia de Educação, através de um edital interno, concedeu 50 bolsas de pesquisa a alunos do ensino médio que fazem parte do programa de Iniciação Científica, com o objetivo de incentivar a vocação científica e despertar os potenciais talentos de estudantes pesquisadores.
Atualmente, o programa de Iniciação Científica da Rede SESI Bahia de Educação conta com quase 500 estudantes inscritos em escolas da capital e do interior. No total, são 39 grupos de pesquisa ativos, que contemplam quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, engenharia e matemática, e linguagens.
Conheça os projetos da Rede SESI Bahia de Educação que participam da 19ª FEBRACE:
Escola SESI Ignez Pitta de Almeida - Barreiras
Projeto: PASTILHA FILTRANTE DE MORINGA OLEÍFERA - Confira vídeo sobre o projeto.
Estudantes: Ana Luiza Nogueira Oshiro, Maria Eduarda Prates Brandão, Sarah Fernandes de Oliveira
Profa. Orientadora: Solange Dourado da Silva
Profa. Coorientadora: Felina Kelly Marques Bulhões
Área: BIOQUÍMICA
Escola SESI Djalma Pessoa - Salvador
Projeto: MANIFESTO DAS PRETAS: UMA ÓTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO ESTIGMA RACISTA E MACHISTA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO) - Confira vídeo sobre o projeto.
Estudantes: Lorena Xavier Silveira Bispo, Bianca Xavier Ramos de Oliveira, Jamily Samara Jesus Aleluia
Profa. Orientadora: Fabiane Lima Santos
Área: HUMANAS
Projeto: TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA AUMENTO GERMINATIVO E POTENCIALIZAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM CULTURAS DE COENTRO A PARTIR DA BIOMASSA DE DUNALIELLA SALINA INCORPORADA AO BIOFILME POLIMÉRICO - Confira vídeo sobre o projeto.
Estudantes: Yasmin Barreto Teles Fonseca, Nicole Melo de Almeida
Prof. Orientador: Fernando Leal Barreiros Moutinho
Profa. Coorientadora: Jamile da Cruz Caldas
SESI Piatã - Escola Djalma Pessoa (SALVADOR)
Área: AGRONOMIA
Escola SESI Anísio Teixeira - Vitória da Conquista
Projeto: TIO SAM E MOVIMENTO ESTUDANTIL NA BAHIA: EXPLORANDO AS CORRESPONDÊNCIAS SECRETAS ENVIADAS AO DEPARTAMENTO DE ESTADO DOS ESTADOS UNIDOS (1967-1968)
Estudante: Sara Soares Torres
Prof. Orientador: José Pacheco dos Santos Júnior
Área: HUMANAS