04/03/2021
Alunos do Programa de Iniciação Científica SESI Bahia estão entre os finalistas da FEBRACE 2021

Quatro projetos desenvolvidos por estudantes da Rede SESI Bahia de Educação foram selecionados como finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do País, a feira é promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).  Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, a feira será realizada em formato virtual, entre os dias 15 e 27 de março.

Os projetos dos estudantes da Rede SESI Bahia de Educação são nas áreas de humanas, agronomia e bioquímica, desenvolvidos no programa de Iniciação Científica, em escolas de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista. “A participação na FEBRACE é resultado do trabalho consistente que a Rede SESI desenvolve em iniciação científica. Nossos estudantes são estimulados a pesquisar soluções para desafios de problemas do cotidiano”, destaca o coordenador do Programa de Iniciação Científica na instituição, Fernando Moutinho.

Um dos diferenciais do ensino das escolas da Rede SESI Bahia de Educação, o programa de Iniciação Científica tem viabilizado a participação dos estudantes em eventos e feiras científicos, que, por sua vez, garantem a inclusão dos estudantes em programas de iniciação científica dos órgãos oficiais de fomento com a concessão de bolsas de incentivo.

Em 2020, a Rede SESI Bahia de Educação, através de um edital interno, concedeu 50 bolsas de pesquisa a alunos do ensino médio que fazem parte do programa de Iniciação Científica, com o objetivo de incentivar a vocação científica e despertar os potenciais talentos de estudantes pesquisadores.

Atualmente, o programa de Iniciação Científica da Rede SESI Bahia de Educação conta com quase 500 estudantes inscritos em escolas da capital e do interior. No total, são 39 grupos de pesquisa ativos, que contemplam quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, engenharia e matemática, e linguagens.

Conheça os projetos da Rede SESI Bahia de Educação que participam da 19ª FEBRACE:

Escola SESI Ignez Pitta de Almeida - Barreiras

Projeto: PASTILHA FILTRANTE DE MORINGA OLEÍFERA - Confira vídeo sobre o projeto.

Estudantes: Ana Luiza Nogueira Oshiro, Maria Eduarda Prates Brandão, Sarah Fernandes de Oliveira

Profa. Orientadora: Solange Dourado da Silva

Profa. Coorientadora: Felina Kelly Marques Bulhões

Área: BIOQUÍMICA

Escola SESI Djalma Pessoa - Salvador

Projeto: MANIFESTO DAS PRETAS: UMA ÓTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO ESTIGMA RACISTA E MACHISTA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO)  - Confira vídeo sobre o projeto.

Estudantes: Lorena Xavier Silveira Bispo, Bianca Xavier Ramos de Oliveira, Jamily Samara Jesus Aleluia

Profa. Orientadora: Fabiane Lima Santos

Área: HUMANAS

Projeto: TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA AUMENTO GERMINATIVO E POTENCIALIZAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM CULTURAS DE COENTRO A PARTIR DA BIOMASSA DE DUNALIELLA SALINA INCORPORADA AO BIOFILME POLIMÉRICO - Confira vídeo sobre o projeto.

Estudantes: Yasmin Barreto Teles Fonseca, Nicole Melo de Almeida

Prof. Orientador: Fernando Leal Barreiros Moutinho

Profa. Coorientadora: Jamile da Cruz Caldas

SESI Piatã - Escola Djalma Pessoa (SALVADOR)