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01/11/2022
Alunos do SESI premiados em mostra de Ciência e Tecnologia

Oito projetos de iniciação científica foram finalistas da Mostratec, realizada de 25 a 27.10.

Estudantes do Programa de Iniciação Científica da Escola SESI apresentaram oito projetos na 37ª Mostratec.
Foto: Divulgação SESI

Estudantes do Programa de Iniciação Científica da Escola SESI conquistaram sete prêmios na 37ª Mostra de Ciência e Tecnologia – Mostratec, incluindo vaga para um evento científico nos Estados Unidos. Considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, a Mostratec 2022 reuniu mais de 600 projetos de oito países e 21 estados brasileiros, em Novo Hamburgo (RS), entre os dias 25 e 27 de outubro.

Oito projetos de estudantes da Escola SESI, nas áreas de Ciências Animais e de Plantas, História e Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Química e Bioquímica, foram finalistas na mostra científica e seis deles ganharam destaque no evento. “O resultado da nossa participação na Mostratec 2022, com sete premiações, mostra a robustez do nosso Programa de Iniciação Científica. Pelo terceiro ano consecutivo conquistamos uma vaga para a ISEF, a maior feira de ciência e engenharia pré-universitária do mundo”, comemora o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho.

Com o projeto de pesquisa APPANC: Desenvolvimento de um aplicativo para divulgação científica das PANCs, a estudante da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Heloisa Serra Rodrigues de Souza, ficou em terceiro lugar na área de Ciências Animais e de Plantas e ganhou, ainda, o Prêmio Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia, o que garantiu sua participação na International Science Engineering Fair – ISEF, que, em 2023, será realizada em Dallas, Estados Unidos.

“Me senti muito feliz e grata pelo reconhecimento do meu projeto, que é resultado de todo esforço de trabalho de pesquisa na iniciação científica. Agora vou me empenhar para conseguir adicionar linguagem de programação no aplicativo e disponibilizá-lo em lojas de aplicativos para facilitar o acesso das pessoas, cumprindo assim com um dos objetivos do projeto, que é promover a divulgação científica das plantas alimentícias não convencionais”, comenta a estudante.

Também na área de Ciências Animais e de Plantas, o estudante Felipe Sacramento, da Escola SESI Djalma Pessoa, ficou em primeiro lugar da categoria com o estudo Avaliação da atividade tensoativa, larvicida e antibacteriana dos extratos vegetais da folha do Araçazeiro Psidium guineense Sw. no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti em recipientes de água parada.  Com o resultado, ele se credenciou para a Taiwan International Science Fair, em Taiwan.

Alunas da mesma escola, Beatriz Belo Santos e Bruna Batista Santos participaram da Mostratec com a pesquisa Acesso e permanência no ensino superior no Brasil: o discurso veiculado pela grande mídia no caso de Matheus Araújo Moreira. Elas ficaram em primeiro lugar na categoria História e Ciências Sociais e se credenciaram para a Feria Científica y Tecnológica de Capiatá (Fecientcap), no Paraguai.

Outros dois projetos da Escola SESI Djalma Pessoa se destacaram na Mostratec 2022. Na área de Química e Bioquímica, com o estudo Crescendo na Seca: potencializando nutrientes em sementes de rúcula, os alunos Victor Pereira Ribeiro e América Ellen Teodozio Souzaforam vencedores do Prêmio Casio e ganharam uma calculadora científica.

Na categoria História e Ciências, o projeto Dos amigos às patroas: uma análise do Brasil contemporâneo a partir da música sertaneja, desenvolvido pelas alunas Natália Coelho de Jesus e Maria Isabel Medeiros Soares, levou o prêmio Destaque Popular Mostratec.

Já a pesquisa CultivaTec: sistema de estufa automatizado para produção e cultivo de produtos orgânicos, dos estudantes da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, Laryssa Fortuna Nogueira, Nathály Santos de Carvalho e Daniel Alexis Melo Bezerra da Silva, ficou em quarto lugar na categoria Ciências Ambientais.

Também foram finalistas da 37ª Mostratec os projetos Planta faz isso? O podcast como ferramenta de divulgação científica, dos alunos Talita Silva, Julia Barreto e Rodrigo Brito da Escola SESI Reitor Miguel Calmon e o projeto Alelopatia dos extratos aquosos de Mentha piperita e Ocimun basilicum na germinação e crescimento de plânturas de Capsicum annuum, desenvolvido pelos estudantes João Vitor Lemos e Juan Costa, da Escola SESI Anísio Teixeira (Vitória da Conquista).

Iniciação científica

O estímulo à pesquisa científica é um diferencial do ensino das escolas da Rede SESI Bahia de Educação, que busca incentivar a vocação científica e despertar os potenciais talentos de estudantes pesquisadores. Atualmente cerca de 1.100 estudantes, de escolas da capital e interior, estão inscritos no programa de Iniciação Científica da Rede SESI Bahia de Educação. No total, são 74 grupos de pesquisa ativos, que contemplam as quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza, engenharia e matemática, ciências humanas e linguagens.