22/08/2019
Competidores de todo o estado participam neste final de semana da OBR-BA, em Salvador
A Bahia sedia neste final de semana, dias 24 e 25.8, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que vai reunir mais de 800 competidores de toda a Bahia em Salvador. Ao todo são 128 equipes inscritas, 53 delas do interior. A OBR-BA terá representantes de 20 municípios baianos, incluindo os Salvador e Região Metropolitana.
Entre as representações do interior que participam da competição de robôs, a maior delegação vem do sudoeste, em especial das cidades de Vitória da Conquista e Jequié, que irão trazer para Salvador 18 equipes. A região oeste vem na sequência com o maior número de equipes: 11 (Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa); seguida da região norte, com 9 participantes das cidades de Feira de Santana, Seabra e Senhor do Bomfim.
A OBR-Ba é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI) que participa do evento com 18 equipes das escolas da rede na capital e interior. As atividades vão ser concentradas no estacionamento “i”, a partir das 8 horas deste sábado. As disputas de robôs prosseguem até o domingo, às 16 horas, quando serão conhecidas as equipes selecionadas para a etapa nacional da OBR. A programação é aberta ao público e gratuita.

Além das competições das equipes, formadas por estudantes de escolas públicas, particulares e técnicas da Bahia, os visitantes poderão fazer uma imersão no universo da robótica e conhecer outras experiências nesta área desenvolvidas na Bahia.

ATRAÇÕES
Entre as atrações, destinadas a crianças, jovens e adultos apaixonados por robótica, destaca-se a participação da equipe baiana SEVENSPEED, campeã nacional de Fórmula 1 nas Escolas, que irá representar o Brasil na competição internacional, em novembro, nos Emirados Árabes. Os estudantes, que fazem parte da Liga Robótica SESI, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, construíram o carrinho de corrida mais rápido do Brasil e agora vão tentar repetir o feito, em novembro, em Abu Dhabi.

MODALIDADES
Os visitantes também vão conhecer outras modalidades de robótica, nos estandes montados no local. São elas a First Lego League (FLL), a First Tech Challenge e o ZCoding. Toda a programação é acessível a crianças a partir dos 8 anos de idade.

DESAFIO CIDADES C.R.I.A.T.I.V.A.S
Durante a OBR-BA, estudantes de cinco escolas do SESI Bahia e das redes públicas estadual e federal de ensino médio e técnico vão participar do Desafio Cidades C.R.I.A.T.I.V.A.S - Tecnologia para o Bem de Todos. Eles vão apresentar projetos de pesquisa que propõem soluções para a cidade Salvador, utilizando a robótica como suporte tecnológico. As propostas serão submetidas a um júri técnico e popular e os projetos vencedores serão apresentados durante o Agenda Bahia, iniciativa realizada pelo Jornal Correio e que tem a parceria do SESI, SENAI, SENAI Cimatec e Federação das Indústrias do Estado da Bahia.
Participam do desafio equipes destas escolas:
Escola Mestre Paulo dos Anjos (Estadual)
Centro Juvenil de Ciência e Cultura (Estadual)
Instituto Federal da Bahia - IFBA (Federal)
Escola SESI Candeias
Escola SESI reitor Miguel Calmon