28/06/2021
Equipe baiana premiada no Torneio SESI de Robótica vai para competição internacional em 2022

A equipe SwordFish, composta por alunos da Escola SESI Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista (BA), ficou em 2º lugar na F1 in School, uma das competições da final nacional do Torneio SESI de Robótica, cuja premiação foi realizada neste sábado (26), on-line, pelo canal do YouTube SouRobotica. Com esta colocação no ranking os estudantes garantiram participação na edição internacional do desafio, que está previsto para acontecer em 2022, na Austrália. Conheça todos os premiados aqui.

"A gente não esperava, o coração está a mil. Demos o nosso melhor”, celebrou o estudante Gabriel de Paula, representante da SwordFish. Na mesma modalidade, que teve 31 grupos e 161 participantes na final, a equipe de Conquista também levou o Prêmio Escrutínio, e uma segunda equipe baiana, a Seven Speed, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, em Salvador (BA), ficou em primeiro na categoria “Identidade Visual”.  Também se classificou para a final a Star Racing, da Escola SESI José de Carvalho, Feira de Santana.

Ao todo, a Bahia levou à competição nacional sete times: as três já citadas, além da HYDRA, da Escola SESI Djalma Pessoa, e XMACHINE, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, em Salvador, na modalidade Fist Tech Challenge (FTC), e MIDAS, da Escola SESI João Ubaldo Ribeiro, em Luís Eduardo Magalhães, e Black Gold (apadrinhado), de Candeias, na modalidade First Lego League (FLL).

Esta foi a terceira edição do Torneio SESI de Robótica, o maior do país. A competição consolida o Serviço Social da Indústria (SESI) como pioneiro na utilização da robótica educacional de forma metodológica, visando o desenvolvimento de diversas competências técnicas e sociais. Neste ano, a edição ocorreu de 100 % de maneira remota.

Jornada - Para se qualificarem para o torneio nacional, as equipes passaram pelas competições regionais, que, neste ano, ocorreram entre abril e maio. Foram 2.582 estudantes – sendo 1376 meninos e 1206 meninas (47%) – de 424 equipes.

Garantiram vaga para o torneio nacional, em junho, 72 equipes com 442 jovens, sendo 214 meninos e 228 meninas (51,5%).  A Bahia “levou” uma delegação de 43 alunos e nove técnicos. Entre as 72 equipes classificadas, 56 equipes são de escolas SESI; nove de escolas privadas; duas de escolas públicas; quatro equipes de garagem; e uma de ONG.