20/08/2018
Escola SESI Anísio Teixeira reuniu 31 escolas na 2ª Feira Tecnológica

Com a participação de 31 instituições de ensino médio, técnico e superior de Vitória da Conquista, o Serviço Social da Indústria (SESI) realizou nos dias 17 e 18 de agosto, a 2ª Feira Tecnológica da Escola SESI Anísio Teixeira. A feira aconteceu na Escola SESI Anísio Teixeira e recebeu em torno de mil visitantes e apresentou mais de 60 projetos científicos de diversas instituições.

Experimento apresentado na 2ª Feira Tecnológica de Vitória da Conquista.

“Atingimos um público maior na edição deste ano e tivemos uma participação mais abrangente de instituições de educação, que compreenderam a importância deste evento para estimular o gosto pela ciência e pela tecnologia”, destacou Aparecida Moreira, diretora da Escola SESI Anísio Teixeira e gerente de Educação do SESI em Vitória da Conquista. Diante do sucesso da iniciativa a expectativa é que a Feira ganhe uma terceira edição em 2019.

O evento foi encerrado com a premiação dos projetos que mais se destacaram, selecionados por uma comissão de professores que visitou cada stand das equipes inscritas no evento (ver lista abaixo).

PROJETOS
Para o professor de robótica educacional da Escola SESI, Rafael Machado, e coordenador da Feira Tecnológica, a proposta do evento foi estimular os estudantes a desenvolverem inovações para melhorar a sociedade. “Este ano, o nível dos trabalhos apresentados foi muito elevado, tanto por parte dos alunos do SESI, que apresentaram cerca de 30 projetos, quanto por parte dos alunos das outras instituições participantes”, conta Rafael.

Entre os projetos dos estudantes do SESI destacaram-se o estacionamento inteligente – que permite identificar vagas disponíveis em estacionamentos e sua localização –; o carrinho de supermercado inteligente – que soma as compras antes de a pessoa chegar ao caixa –; e o chuveiro inteligente – que desliga a água quando o sabonete é retirado da saboneteira, gerando economia de água e energia.

A programação começou na sexta-feira com a realização de oficinas e palestras. A Casa do Arduíno promoveu uma das oficinas. O Centro Juvenil de Vitória da Conquista ensinou como produzir história em quadrinhos. Na programação, palestra sobre Teoria da Relatividade com o professor Miguel Levi.

A proposta do evento foi promover o intercâmbio entre os estudantes e apresentar a produção científica das escolas de ensino médio e técnico e de universidades. Participaram instituições como Uesb, Ifba, Centro Juvenil, CETEPs, dentre outros.

COMPETIÇÕES
Como robótica é uma das disciplinas que integra a grade curricular do SESI, a Feira de Tecnologia não poderia deixar de incluir competições de robôs na programação. Assim, os estudantes presentes participaram de um amistoso, antecipando a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece no início do mês de setembro em Salvador. Aconteceram também disputas de Sumô e Follow Line com robôs.

Projetos premiados na 2ª Feira Tecnológica Escola SESI Anísio Teixeira

1º lugar
Escola SESI Anísio Teixeira - Sistema para instalar nos hidrômetros das residências.
Ssensor magnético que serve para avisar a ocorrência de vazamento na rede doméstica.

2º lugar
Centro Juvenil Vitória da Conquista - Projeto Autorama
Pista de autorama na qual os carrinhos são movidos a partir da energia produzida em bicicletas ergométricas.

3º lugar
SESI - Projeto Pack Juice
Solução para distribuição de refrigerante em locais públicos: após colocar dinheiro na máquina ela libera refrigerante de acordo com o valor que foi pago.

4º lugar
Cetep (Rede Estadual) - Bengala sensorial para cegos, adaptada com um sensor de distância que vibra diante da aproximação de obstáculos.

Confira AQUI fotos do evento.

Foto: Mario Bitencourt/Coperphoto/Sistema FIEB