21/07/2023
Estudantes da Escola SESI apresentam projeto de iniciação científica no Festival do Chocolate

Alunos da Escola SESI Adonias Filho, em Ilhéus, desenvolveram fertilizante a partir das cascas de caranguejo.

Quem visitou a 30ª edição do Chocolat Festival, em Ilhéus, na noite de abertura do evento, teve a oportunidade de conhecer um fertilizante natural produzido a partir da casca do caranguejo-uçá, bastante consumido na região sul do estado. Trata-se de um projeto de pesquisa desenvolvido pelos estudantes Giovanna Souza Viana, João Vitor Oliveira Gomes e Yasmim Santos Santana, da Escola Sesi Adonias Filho.

Os jovens apresentaram o projeto de pesquisa Ferticagem: uma proposta sustentável e econômica, que faz parte do Programa de Iniciação Científica da Rede SESI Bahia de Educação ao governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, e ao secretário de de Agricultura e Pesca de Ilhéus, Hermano Fahning, que participaram da abertura do evento.

“Foi muito bom apresentar o Ferticagem no festival. Esse é um projeto muito importante para a nossa região, nessa questão da agricultura familiar. A reação das pessoas foi de surpresa, por não imaginar que a casca do caranguejo poderia ser fertilizante”, conta João Vitor Gomes.

Essa foi a segunda vez que os estudantes apresentaram o projeto no Chocolat Festival. “Foi muito proveitoso, pois tivemos contato com responsáveis de órgãos de agricultura familiar e então a gente vai conseguir expandir a nossa pesquisa. Também tivemos a oportunidade de trocar conhecimento com pessoas de diferentes áreas e essa troca de conhecimento vai contribuir para que a gente aprimore o nosso projeto”, avalia Giovanna Viana.

Projeto premiado

O Ferticagem foi um dos cinco projetos desenvolvidos por estudantes da Escola SESI que foram premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo, em março deste ano. Considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do Brasil, a feira é promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Giovanna Souza Viana, João Vitor Oliveira Gomes e Yasmim Santos Santana ficaram em 3° lugar em Ciências Exatas e da Terra e também conquistaram credencial para participar da Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia, da escola estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (MOCITEPIAL), em Arapiraca.