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19/03/2019
4 Projetos de 3 escolas da Rede SESI de Educação são finalistas na FEBRACE 2019, maior evento de Ciência e Engenharia do país.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo (USP) uma grande mostra de projetos. A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Durante todo o ano são desenvolvidas ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país.

Este ano, oito alunos da Rede SESI de Educação vão participar como finalistas do evento que acontece nos dias 19, 20 e 21 de março em São Paulo, apresentando quatro projetos. O que pode leva-los a participar da Feira Internacional nos Estados Unidos.

Escola SESI Adonias Filho (Ilhéus)

Projeto: Alternativa sustentável e terapêutica para comunidades ribeirinhas de Ilhéus-BA  (Microbiologia)

Área: Microbiologia

Estudantes: Pedro Henrique Ribas Zeferino e Sarah Maria Anjos dos Santos

Professora Orientadora: Susy Ferraz de Oliveira

O projeto partiu da necessidade de melhorar a qualidade do rio Cachoeira, o qual é poluído e vem sendo utilizado pelas comunidades ribeirinhas de Ilhéus-BA. Para tanto, utilizou-se a semente da planta Moringa oleífera Lam., conhecida como árvore milagrosa devido às suas diversas propriedades. As sementes da moringa possuem potencial coagulante, bem como antibacteriano. Sendo assim, além de utilizar as sementes para melhorar o aspecto físico (turbidez) da água do rio, foi usada também as folhas como fitoterápico (potencial antibacteriano), frente as bactérias presentes nas amostras do curso de água. Além do mais, vale salientar que essas comunidades possuem baixo poder aquisitivo e não têm acesso a água tratada. Portanto, com o intuito de ajudar essa população que utiliza a água do rio, mesmo sendo imprópria para consumo, desenvolveu-se o estudo a fim de trazer uma solução simples e de baixo custo àqueles que não têm recursos. 

Escola SESI Anísio Teixeira (Vitória da Conquista)

Projeto: Sistema autônomo de economia hídrica aplicado ao chuveiro doméstico

Estudantes: Leandro de Almeida Moreira e Rodrigo de Lima Azeredo

Professora Orientadora: Arlene Rocha Simões

A água é um recurso natural e necessário para vida do ser humano. Porém, uma vez que tal recurso não é usado de forma sustentável, ela acaba se tornando escassa. Nesse viés, o Brasil encara o desafio da falta de água em muitas regiões do país, como no sudoeste da Bahia, onde está localizada a cidade de Vitória da Conquista. Esta seca é provocada pela falta de chuva na região e também por causa do grande desperdício, gerando uma redução no volume da água armazenada nas barragens. Em consequência disso, todo ano a cidade passa por um racionamento. Por esta causa, é importante desenvolver sistemas e métodos que possam economizar o consumo hídrico. Em razão disso, foram feitas revisões literárias em artigos científicos e de engenharia para a contextualização social e ambiental, além da elaboração do protótipo e da prática. Nesse contexto, percebeu-se que em uma residência há um alto gasto de água e o chuveiro é um dos principais responsáveis. Isso ocorre, pois, a pessoa, ao se ensaboar, não desliga o registro. Assim, foi construído um projeto, que objetiva reduzir o desperdício do recurso no banho. Logo, desenvolveu-se um sistema que corta a circulação de água do chuveiro quando retirado o sabonete da saboneteira. Após a sua aplicação, percebeu-se que no consumo foi reduzido e o tempo no banho decresceu. O sistema foi aplicado em uma residência durante 1 dia e, assim, foi possível estimar que em um mês ele economizaria 3.610 litros mensais, em relação aos 8976 litros anteriores.

Escola SESI Djalma Pessoa (Piatã)

Projeto: SEUINFORME

Área: Ciências da Computação

Estudantes: Patrick Guilherme da Silva e Davi Rocha Macedo Sousa

Professor Orientador: Misael Cruz dos Santos

A ineficiência de modelos comunicativos impressos para prover a comunicação da escola para com estudantes e responsáveis causa impactos negativos para todos os envolvidos no processo. Esta ineficácia traz consequências refletidas em perda e distorções das informações transmitida, além de produzir distanciamento dos estudantes, já que os meios de comunicação se modernizaram. O SEUINFORME é um sistema informatizado que permite as instituições de ensino veicular seus informativos com as entidades de interesse de forma mais acessível e prática por meio em um website, e aos estudantes e responsáveis destes, captarem os informativos escolares de forma rápida através de um aplicativo mobile, também permitindo uma comunicação síncrona dos estudantes com a instituição. Através do aplicativo os alunos também podem efetuarem sua reserva na biblioteca para turno oposto.

Projeto: Representatividade dos super-heróis africanos: decolonizando os personagens da Marvel Comics e DC

Área: Educação

Estudantes: Larissa Pereira Almeida e Juan Oliveira de Freitas

Professor Orientador: Elbert Reis Borges

Professora Coorientadora: Loraine Dias da Cruz

O projeto tem como objeto de pesquisa e análise as histórias em quadrinhos. Através de uma contextualização histórica, o artigo contesta a falta de representatividade de heróis africanos livres de estereótipos nas editoras quadrinistas mais famosas do mundo, a DC Comics e Marvel Comics, e propõe, por meio da apresentação de heróis de HQs nigerianos, representantes fidedignos da cultura africana, o conhecimento e identificação com esses retratos que resgatam grande parte das nossas raízes culturais. Contando com fase experimental por intermédio de entrevistas no âmbito escolar, o projeto coletou opiniões de estudantes do 1º e 3º série do Ensino Médio da Escola Sesi Djalma Pessoa no ano de 2018, estudando suas perspectivas antes e após conhecerem os heróis africanos. 

Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.