09/04/2021
Governador Rui Costa visita escola do SESI e fala em parceria inovadora

O governador Rui Costa visitou, na manhã desta sexta-feira (9), as instalações da Escola SESI Retiro. Acompanhado do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, Rui conheceu a estrutura e as metodologias praticadas na rede de ensino do Serviço Social da Indústria na Bahia. Na ocasião, o governador anunciou que o estado pretende construir uma escola em parceria com o SESI.

O governador testou o equipamento utilizado pelos alunos em uma das provas do campeonato de robótica. Foto: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB.

“Nós desapropriamos um terreno que era da antiga OI, no Cabula, de 90 mil metros quadrados, onde nós vamos implantar essa escola. Queremos utilizar várias metodologias, inclusive avançando na formação profissional e nesses cursos à distância, principalmente para jovens que já estão fora do período curricular do nível médio e que querem recuperar o tempo perdido para voltar a estudar”, afirmou.

De acordo com o superintendente do SESI-BA, Armando Neto, a parceria envolve outras ações: Projetos de iniciação científica para alunos do Ensino Médio, Robótica educacional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O SESI também já tem uma experiência  muito boa nesses eixos e a ideia é contribuir com o estado para esse grande desafio, que é ofertar um número maior de vagas na educação de jovens e adultos”. Participaram também da visita o presidente da FIEB, Ricardo Alban, e a gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo.

Segundo o governador, a proposta é discutir uma parceria de integração, de conteúdo, de metodologia e também incorporar várias das escolas da Rede Estadual a essas metodologias. Durante a visita, Rui conversou com os gestores da instituição, conheceu os laboratórios de química, biologia, além de projetos desenvolvidos na unidade. Ele também participou de aulas virtuais de química, matemática e conversou com estudantes.

*Com informações de Raul Rodrigues/Ascom Governo da Bahia.