10/09/2019
Alunos da Escola SESI Adonias Filho ganham medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

As estudantes Juliana Carla Santos da Silva e Marcelo Pires, da Escola SESI Adonias Filho, localizada na Região Sul da Bahia, conquistaram medalha de prata na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A olimpíada foi disputada por 800 mil estudantes de 18 mil escolas de todo o país do ensino fundamental e médio. Os estudantes classificados representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olímpiada da Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2020.

A prova foi aplicada no dia 17 de maio em todo o território nacional, e foi dividida em quatro níveis (três para o ensino fundamental e uma para o ensino médio). A prova continha dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.

Os alunos da Escola SESI Adonias Filho que participaram da seleção foram orientados pelos professores de Física, Marcelo O’Donnell Krause e Henrique Silva Leal. Na categoria de Ensino Médio, os dois premiados tiveram média acima de 8,0. Os demais participantes foram contemplados com o certificado de participação.

A aluna Juliana Carla Santos da Silva, do 3º ano do ensino médio, revela que sempre gostou de participar de concursos e olimpíadas e que se sente imensamente feliz por mais um prêmio obtido durante a sua trajetória escolar na Escola SESI Adonias Filho. “Ao entrar na Escola SESI, tive oportunidade de participar de vários projetos, dentre eles, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Como medalhista de prata, ainda estou no processo de seleção para participar das olimpíadas internacionais. E tem sido uma experiência incrível, que me mostrou uma nova paixão: o cosmos”.

Para o aluno do segundo ano, Marcelo Pires, que sempre foi encantado com a imensidão do Universo, “essa paixão aliada às oportunidades de aprendizado que a Escola SESI me ofereceu, resultaram na conquista da medalha de prata”.

O professor e mestre em Física, Marcelo Krause, considera de suma importância a aplicação da prova como um agente motivador do conhecimento interdisciplinar externo aos eventos da escola. “O aluno deve ter conhecimento da amplitude do seu aprendizado”, declara.

“Temos a honra de ter nossos dois alunos Juliana e Marcelo como destaques nessas olimpíadas. Este é o resultado que nos recompensa pelas atividades desenvolvidas ao longo do ano em Física e Astronomia no ambiente escolar”, afirmou o também professor de Física, Henrique Leal.