NOTÍCIAS
Compartilhe com seus amigos
03/09/2018
Olimpíada abre a temporada de Robótica na Bahia

Está aberta a temporada de robôs do SESI Bahia em 2018. No próximo sábado, dia 8 de setembro, das 8h às 20h, na Arena Fonte Nova, acontece a competição regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). São 134 robôs de várias cidades baianas que vão simular o resgate, em um ambiente hostil, de vítimas de uma tragédia.

 

 

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), por meio da Rede SESI de Educação, elegeu a robótica educacional como ferramenta de estímulo ao gosto pela ciência e tecnologia e é o principal operador de competições de robôs da Bahia. Além da OBR, realiza o Torneio Internacional SESI First® LEGO® League, que reúne anualmente equipes do Norte e Nordeste na seletiva nacional que antecede a disputa mundial de robôs, que ocorre em vários países.

A proposta da OBR é que os equipamentos construídos pelas equipes de estudantes devem ser completamente autônomos e sejam capazes de realizar resgates sem interferência humana. O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares, representados por redutores de velocidade; transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha); desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampas) para conseguir salvar as vítimas (bolas de isopor revestidas de papel alumínio ou pintadas de preto), transportando-as para uma região segura (área de resgate) onde os humanos poderão assumir os cuidados.

As equipes serão compostas por equipes de dois a quatro estudantes, além de um professor e um técnico. A competição é dividida em três níveis: do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, o nível 1, para estudantes do 1º ao 8º ano e o nível 2, para 8º e 9º anos.


Torneio SESI prorroga inscrições

O Torneio SESI de Robótica First® LEGO® League, também acontecerá na Arena Fonte Nova, em novembro deste ano. Quem deseja participar, a boa notícia é que as inscrições foram prorrogadas até 30 de setembro.