NOTÍCIAS
Compartilhe com seus amigos
21/05/2018
SESI finaliza Campus Party com projeto premiado

Professor Rafael Machado com os estudantes da escola SESI Anísio Teixeira, premiados na Campus Future.

Transformar peças de lego em robôs programados, capazes de realizar missões e se livrar de obstáculos, tudo isso incentivando o aprendizado. Foi esta a proposta que durante os quatro dias da Campus Party transformou a robótica educacional em uma das principais atrações da área gratuita do evento, a Open Campus. As atividades de robótica educacional foram patrocinadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), que também participou da formatura de 100 estudantes do Programa Ford de Educação para Jovens, do qual é parceiro, bem como comemorou a classificação de dois estudantes do SESI na Campus Future com o projeto inovador de um Chuveiro Inteligente.

O espaço dedicado à robótica educacional ficou a cargo das escolas SESI Djalma Pessoa, Comendador Bernardo Martins Catharino e Reitor Miguel Calmon, de Salvador, e o Centro Integrado de Atividade SESI-SENAI, de Candeias. Com a participação de alunos e professores, os visitantes da Campus Party puderam experimentar as atividades práticas de montagem e oficinas tecnológicas (OffTecs) e conhecer a construção de robôs com a tecnologia Lego. O público também pode compartilhar a experiência de manipular robôs com controle remoto e conhecer a mesa da temporada 2017/2018 do torneio FIRST® LEGO® League e os projetos elaborados pelos alunos nas escolas SESI.

Estande do SESI permitiu aos visitantes  conhecer um pouco de robótica educacional Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEBEstande do SESI permitiu aos visitantes conhecer a robótica educacional.
Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.


Participar da Campus Party foi uma experiência positiva para os estudantes do SESI Bahia. Bruno Nascimento estava feliz de poder compartilhar com as pessoas seus aprendizados. “É muito bom você mostrar o que aprendeu o ano inteiro nas aulas de robótica e ter este retorno das pessoas, achando legal o que a gente está fazendo”, avalia.

Além das disputas de robôs, os estudantes também levaram para o evento as pesquisas apresentadas no Torneio de Robótica. As soluções desenvolvidas pelos alunos para problemas do dia a dia agradaram os visitantes. Emerson Pinto, de 34 anos, considerou a experiência muito positiva. “Acredito que uma das formas de a gente conseguir melhorar o país é investir em educação e a proposta que estou vendo aqui, a dedicação dos alunos mostra que se consegue resultados. Isso prova que investimento correto no lugar certo traz os resultados que a sociedade merece”, arrematou.

FORMATURA

Na abertura do evento, dia 17.05, o SESI participou da formatura dos 100 alunos do Programa Ford de Educação para Jovens – 75 do Ensino Médio e 25 do Ensino Fundamental. Promovido pelo Ford Fund – braço filantrópico da Ford Motor Company – o programa é realizado em parceria com o SESI e as secretarias de Educação do estado e do município. Participaram da solenidade o diretor de Comunicação da Ford América do Sul, Fernão Silveira, o secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, Rodrigo Ita. Representando o SESI Bahia, estiveram presentes o superintendente Armando Neto e a gerente de educação Cléssia Lobo.

Formatura da 3ê turma do Ford Educação Fotoi Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEBFormatura da 3ª turma do Ford Educação.
Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB


Foi a formatura da terceira turma do Programa de Educação para Jovens da Ford, que é realizado pela Ford em parceria com o SESI e o SENAI. Durante a cerimônia, os oradores da programa, um de ensino médio e outra de ensino fundamental 2, destacaram a importância do programa para a carreira deles e a amplitude de visão quanto às oportunidades profissionais.

Dos 100 jovens que se formaram, 75 são alunos do ensino médio da rede pública da cidade de Camaçari e 25 do ensino fundamental 2. Para os alunos do ensino médio, o programa ofereceu a oportunidade de participar de uma trilha de desenvolvimento com competências voltadas ao mercado de trabalho, além de curso de qualificação profissional.

Já para os demais jovens do ensino fundamental 2, foi realizada uma trilha com base na robótica da Lego Educacional, com a realização final de uma competição entre as equipes. O desafio do grupo era propor solução para a mobilidade na cidade. Durante o processo a metodologia utilizada favoreceu o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, pensamento criativo, solução de problemas, além do foco em raciocínio lógico e matemática, necessários ao desenvolvimento da programação da robótica.

“Educação é um dos pilares do programa de Responsabilidade Social da Ford. Comemorar a finalização da terceira edição desse projeto, na Campus Party, é algo muito importante para nós. É celebrar uma iniciativa que oferece oportunidades e abre novos caminhos para os jovens das redes estadual e municipal de ensino”, afirmou Fernão Silveira, diretor de Comunicação da Ford América do Sul, durante a solenidade de graduação.

Criada em outubro de 2015, a iniciativa já beneficiou 300 estudantes em três edições. Entre eles está Marcus Vinícius Barbosa Santos, 17 anos, formando do Ensino Médio, que participou da qualificação profissional na área de Auxiliar Administrativo. “O curso foi incrível, desde a parte comportamental até a mais técnica. Achei muito interessante todos os processos administrativos e como esses princípios podem ser usados no dia a dia, de modo que possamos aproveitar o tempo de forma mais eficiente”, disse o estudante, que também ficou muito interessado pelos processos de melhoria contínua apresentados durante o Programa.


CAMPUS FUTURE

Na Campus Future o grande destaque foram os estudantes Gabriel Almeida e Rodrigo Lima, do 3° Ano do Ensino Médio, da Escola Sesi Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista, que obtiveram o 3° Lugar no Edital de Inovação Produtiva. Orientados pelo professor de robótica Rafael Machado Almeida, eles desenvolveram o projeto "Chuveiro Inteligente" que propõe redução de consumo de água e energia elétrica. Trata-se de um projeto que funciona com um circuito eletrônico, que, uma vez acionado, corta a ligação de água. De forma geral, o sistema é ligado com a saboneteira e, ao retirar o sabonete da saboneteira, o sistema trava o chuveiro e a água é cortada. O sistema é bastante útil para cidades que fazem racionamento ou para pessoas que pensam em economizar água.

Foram avaliados os itens Tecnologia, Criatividade, Inovação e Impacto Social, sendo que nos quesitos inovação e impacto social, o projeto obteve avaliação máxima pelos curadores.

“Todo o corpo técnico, administrativo e especialmente a equipe da área de Educação da Unidade do SESI em Vitória da Conquista sentem-se honrados pela participação brilhante na Campus Party Bahia 2018”, destacou o gerente da unidade, Fabrício Vieira. “Esta é uma pequena, mas significativa amostra do que é possível produzir com dedicação e paixão“, acrescentou.

Confira todas as fotos clicando AQUI.

Com informações da Ascom/Ford.