28/11/2022
SESI Itapagipe é premiada pelo projeto Guia da Cidadania

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou da premiação promovida pelo TRE-BA. Fotos: Gilberto Silva/Coperphoto/Sistema FIEB.

Na última sexta-feira (25), a Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, em Itapagipe, foi uma das premiadas do Guia da Cidadania nas Escolas, projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que incentiva o engajamento da juventude em ações cidadãs. A premiação aconteceu durante o I Fórum de Cidadania Política, em Salvador, conduzido pelo presidente do TRE-BA e diretor da EJE/BA, desembargador Roberto Maynard Frank, e teve como destaque a palestra magna proferida pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia do TRE-BA, o evento, que teve como tema principal o futuro da Democracia no Brasil, concedeu o prêmio para as escolas municipais Nossa Senhora da Paz, Nova Sussuarana, Manoel Henrique da Silva Barradas, para o Centro Educacional Crer & Ser e para a Escola SESI Itapagipe. No SESI, foi reconhecido o plano de aulas do projeto "Eleições, é eu com isso?" das professoras Andreia Sanches da Encarnação Serra (Geografia), Jaciara Ferreira dos Santos (Filosofia) e Iracema Seabra Guimarães (História), da equipe de Ciências Humanas do Ensino Médio.

Alunos do SESI Itapagipe foram à premiação e participaram de atividades no TRE-BA.

Realizado com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, de 14 a 16 anos, o projeto teve como objetivos: Promover o protagonismo juvenil a partir da participação política, estimular o senso crítico; Promover o debate e a reflexão sobre a democracia; Aprender noções básicas para identificar conteúdo falsos ou deslocados e impedir sua disseminação das fake news. Por meio da parceria da Escola com o TRE, além de conhecer as urnas eletrônicas, os estudantes também tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra sobre o tema “O Eleitor do Futuro”.

De acordo com a diretora da Escola SESI Itapagipe, Carla Prado, a culminância do trabalho foi um debate realizado entre os dias 11 e 15 de julho, com a apresentação das propostas elaboradas pelos estudantes para as áreas de saúde, educação, segurança, entre outros. "O exercício da cidadania é uma pauta que precisa estar presente no ambiente escolar. Com este projeto, os estudantes tiveram a oportunidade refletir sobre o papel de cada cidadão, estimulando o aprimoramento do senso crítico e a importância da democracia", afirmou.