02/08/2018
Temporada 2018/2019 do Torneio SESI de Robótica abre inscrições
Começou oficialmente a nova temporada do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. O lançamento mundial do novo desafio, Into Orbit (Em órbita), foi realizado nesta quarta-feira (1º). No Brasil, o Serviço Social da Indústria (SESI) abriu a temporada com um evento para alunos e professores no teatro do SESI de São José dos Campos (SP). A cidade é o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial da América Latina.

O desafio para estudantes de 9 a 16 anos é pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Para a gerente de Projetos Educacionais do SESI, Bárbara Trajano, é esperado que eles desenvolvam projetos e explorem soluções inovadoras. “As equipes vão utilizar conhecimentos, principalmente das áreas de ciências exatas e biológicas. Os alunos devem explorar temas como foguetes, satélites, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma  viagem espacial e o quanto os astronautas são expostos a situações de estresse”, diz. Além do lançamento da nova temporada em São José dos Campos, outras cidades também vão ter eventos especiais sobre o desafio Into Orbit.

VALENDO! – Desafio lançado, agora é hora de montar as equipes. As inscrições para os torneios regionais também foram abertas nesta quarta-feira (1). Os times, de escolas públicas e particulares, devem se inscrever até o dia 31 de agosto na página do Torneio SESI de Robótica. As equipes podem ter de 2 a 10 estudantes, além de dois técnicos (um sendo suplente). Veja também o calendário das etapas regionais.

O estudante Mateus Rosa, 15 anos, do SESI de Americana (SP), é um dos integrantes da equipe Red Rabbit, que venceu o mundial de robótica nos Estados Unidos este ano. Ele diz que agora o grande desafio para todas as equipes é como se aproximar do espaço. “Desde criança já tenho curiosidade sobre o espaço e esta temporada me agrada muito. Sou curioso com tudo lá fora e imagino que vamos aprender muitas coisas novas. Tem o desafio de viver no espaço, muitas pessoas se sentem sozinhas nestas viagens espaciais longas, o que fazer com os resíduos e as questões da alimentação. Agora é ir fundo nas pesquisas”, finaliza.

Para o supervisor de Ciência e Tecnologia do SESI de São Paulo, Ivanei  Nunes, o tema vai superar expectativas porque muita coisa está acontecendo no espaço. “Há a exploração por empresas privadas, a descoberta de água em Marte, um conjunto muito favorável para que esta temporada seja fantástica. Sem falar na surpresa que os alunos nos trazem sempre com projetos magníficos, com ideias que nem imaginávamos que poderiam atingir um nível tão alto”, afirma.

TEMPORADA IN TO ORBIT - EVENTOS NOS ESTADOS
DATA LOCAL
11/08 Porto Alegre
18/08 Salvador
22/08 Contagem (MG)
01/09 Brasília
05/10 Goiânia
18/10 Rio do Sul (SC)
19/10 Curitiba
29/10 Recife
30/10 São Gonçalo do Amarante (RN)
31/10 Manaus

O QUE É O TORNEIO  - O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

Criado em 1998 pela FIRST - uma organização não governamental - em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o SESI é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional). Mais de 17 mil alunos brasileiros já participaram da disputa.

AS TAREFAS - Em cada torneio, os estudantes precisam realizar quatro tarefas. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para realizar as tarefas, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução.

Na última temporada, 83 equipes participaram da etapa nacional, em Curitiba.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação.

Conta pontos ainda o Projeto de Pesquisa com uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. A solução é apresentada para os outros competidores e o público visitante nos torneios, e será avaliada pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe.

QUEM PODE PARTICIPAR? - A competição é voltada para estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas ou particulares. Grupos de amigos também podem montar seus times, são as chamadas equipes de "garagem". Primeiro as equipes se inscrevem para a fase regional. Os melhores times desta etapa, garantem vaga na disputa nacional.

ROBÓTICA EM SALA DE AULA - O SESI adota a robótica educacional em sala de aula desde 2006. Atualmente, todas as 459 escolas do SESI que atuam com ensino fundamental e médio do país ofertam a robótica. São quase 190 mil alunos.

O projeto #SEMPRESESISENAI conversou com o técnico da Red Rabbit, Denis Santana. A equipe foi a grande campeã do World Festival, o maior torneio de robótica do mundo, agora em 2018. Vamos ver?

Por Sirlei Pires, de São José dos Campos
Fotos: Diego Campos e José Paulo Lacerda