15/10/2019
Um professor campeão: Robson Nunes vai representar o Brasil em Abu Dhabi

Robson Nunes é professor de biologia e técnico da equipe Sevenspeed, campeã nacional do F1 In Schools

Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Ele faz parte de um time de 19 professores que, além de aplicar metodologias e orientar estudos, ensinam meninos e meninas de 9 a 19 anos a competir de forma saudável nos eventos de robótica que o SESI promove ao longo do ano. Mas há um detalhe: em março deste ano ele voltou do Festival SESI de Robótica do Rio de Janeiro trazendo para casa a equipe campeã nacional de uma nova modalidade de competição: a Fórmula1 In Schools. Foram três meses para conduzir à vitória a equipe formada por seis estudantes da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, localizada no bairro do Retiro, em Salvador, onde ensina.

Como conseguiu, em pleno verão baiano – pois foi entre dezembro e fevereiro que todo o processo de criação e preparação da equipe Sevenspeed aconteceu –, segurar estes jovens com idades entre 16 e 18 anos dentro da escola? E se levarmos em conta que estes meninos tiveram que lidar com disciplinas complexas, como engenharia automotiva, aerodinâmica, empreendedorismo, design, o desafio parece ainda maior. Mas isso é assunto para outra reportagem. Aqui, vamos falar do professor Robson Nunes.

“Cresci, ouvindo meu avô falar para todo mundo que a filha dele era professora e que isso era a coisa que mais ele tinha orgulho na vida. Somos três irmãos, três professores, fruto da influência de uma mãe, que trabalhava três turnos para nos dar educação de qualidade.  Não tínhamos uma casa boa e não tínhamos presentes caros, nem viajávamos para os mesmos lugares que os colegas de classe, mas tínhamos a consciência de que deveríamos estudar, pois a melhoria só viria através da educação”, fala Robson, que não mede o orgulho de ser Professor, com “P” maiúsculo mesmo.

Seus alunos, e, em especial, a turma da Sevenspeed, que agora está desafiada a fazer mais um vez bonito em Abu Dhabi, no mês de novembro, são uma projeção daquilo que Robson sempre sonhou e apostou na vida. “Quando vejo esses meninos, revejo minha história e me emociono, pois sei que estão em processo de transformação e que são exemplos a serem seguidos. Quando escolho um estudante para compor um time, eu procuro um estudante para quem a Robótica faça diferença, que melhore algum aspecto social ou cognitivo, por exemplo”, revela, mostrando como tem transformado a vida de tanta gente.

Professor Robson comemora conquista da equipe Sevespeed no F1 Ins Schools Brasil Foto: SESI Ba

RECONHECIMENTO

O retorno vem sob a forma de depoimentos cheios de sinceridade, como o desta mensagem que a Sevenspeed postou no dia 14 de julho, no Facebook, quando Robson fez aniversário: “O dia de hoje é especial para todos da nossa escuderia. A nossa história de cumplicidade começou há 6 anos, quando demos início a uma jornada de trabalho, amizade e cumplicidade dentro dos laboratórios de tecnologia do nosso colégio – e se hoje conseguimos colher os frutos desse trabalho, é graças a um homem: Robson Nunes. O homem que disse que o nosso sonho não poderia acabar, não poderia parar. Ele, que hoje é o nosso mentor, desempenha há tempos um papel que perpassa de professor a pai, melhor amigo, protetor. Por vezes se desdobrou para nos ajudar e por vezes mostrou que a pedagogia vai além da sala de aula. Binho, agradecemos por tudo e por tanto. Obrigado por topar as nossas loucuras e por acreditar que somos maiores do que imaginamos. Feliz aniversário. O sonho nunca irá acabar”.

Coordenadora pedagógica da escola SESI do Retiro, Fernanda Melo, faz um perfil generoso do colega.  “Robson tem uma história muito linda no SESI. Nunca deixou de ajudar os outros, não sabia nada de robótica e quando uma técnica pediu o apoio, ele topou ser trainee da equipe Tecnomaníacos”, conta Fernanda. Como também é um inventor nas horas vagas, segundo Fernanda, Robson traz a inovação no DNA e por isso está sempre disposto a cooperar. “Por isso os alunos se desenvolvem muito com ele, que está sempre aprendendo enquanto ensina”.

Para esta matéria, Robson contou toda a sua trajetória, os cursos que fez, sua formação universitária iniciada em São Paulo e a pós-graduação em gestão que está fazendo no momento e que tem ajudado a liderar os meninos rumo a conquistas cada vez maiores. Poderia deixar uma página inteira com o currículo de Robson, mas o fato é que os depoimentos falam mais alto.