08/10/2019
Zayed de Sustentabilidade: A Escola SESI Bahia é a única instituição do Brasil selecionada para a premiação.

Prêmio Zayed de Sustentabilidade vai anunciar em janeiro os 10 melhores projetos de inovação sustentáveis desenvolvidos por estudantes do ensino médio.

A Escola SESI Djalma Pessoa, de Salvador, é uma das 30 finalistas do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, que vai premiar os 10 melhores projetos de inovação sustentáveis, desenvolvidos por estudantes do ensino médio. A Escola SESI Bahia é a única instituição do Brasil selecionada para a premiação, escolhida entre os três melhores projetos de cada continente, que terá também representantes da Colômbia e do México. A proposta da premiação é reconhecer tecnologias e soluções pioneiras que podem mudar o mundo, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2030.

O anúncio dos finalistas ocorreu nesta segunda-feira, 7/10, após a reunião do Júri do Prêmio, composto por 12 membros, que inclui ex-chefes de estado do México e da Islândia, o ex-primeiro ministro da República da Coréia, ministros e representantes dos Emirados Árabes Unidos e empresários de renome internacional.

Cada projeto vencedor, nas categorias Saúde, Alimentação, Energia e Água, recebe US$ 600 mil. Já na categoria Global High Schools (Escolas Secundárias Globais), na qual o SESI Bahia está concorrendo, são seis vencedores, representando seis regiões do mundo, e cada projeto receberá até US$ 100 mil para investir no projeto apresentado à premiação.

Bioplástico desenvolvido no laboratório da escola Foto: Lúcio Távora/Coperphoto/Sistema FIEB

A proposta do SESI contempla os projetos da linha de pesquisa Linha Verde, desenvolvidos pelo programa de Iniciação Científica da Escola Djalma Pessoa e que já teve diversas iniciativas premiadas em feiras de ciência nacionais e internacionais, a exemplo da telha ecológica, da pesquisa com bioalgas, do bioplástico e do uso da casca de laranja como catalisador para a indústria de fármacos.

Cultivo de bioalgas: pesquisa desenvolvida pelos alunos da Escola SESI Djalma Pessoa Foto: Fernando Vivas/Sistema FIEB

A gerente de educação do SESI Bahia, Cléssia Lobo, recebeu com alegria o anúncio da escolha da escola. Ela explicou que a proposta apresentada ao Prêmio Zayed de Sustentabilidade vai contribuir para “impulsionar ainda mais o trabalho de iniciação científica na escola e tornar o SESI uma referência na formação de estudantes e capacitação de professores nesta área”.

O resultado da premiação será conhecido no dia 13 de janeiro de 2020. A premiação já teve 76 vencedores desde 2008, quando foi criado. Este ano, em seu décimo segundo ciclo anual de premiação, o Prêmio recebeu um recorde de 2.373 inscrições de 129 países.